Nylon para bobinar carreto de surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nylon para bobinar carreto de surfcasting"
na nova versão do site.

dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Nylon para bobinar carreto de surfcasting

Mensagem por dord »

Olá Josy,

0.28 para os meus pesqueiros era arriscar muito não pelo peixe mas pela pedra :join:

Utilizo a ASSO Ultra 0.40 como chicote no surfcasting há 5 anos e a 0.35 há 1, não percebo muito disto mas podes confiar! Nunca, nunca me partiu! :201:

cumps
PA
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: Nylon para bobinar carreto de surfcasting

Mensagem por malena »

DuarteG Escreveu:
Josy Escreveu:Boas,
Olá Malena ainda não combinamos a tal pescaria. :hummm:
:nono: Da Asso a 3,00 € cada 100 metros achei que era um preço anti-crise e comprei todas que lá havia acho que eram 3 bobines. :mrgreen:
Também porque fiz aquelas experiências meio doidas lá na loja achei que eram resistentes e não teriam muita memória, mas claro teria sido melhor conhecê-la como quem já a utilizou.
Quanto a ser rija, gosto de linhas resistentes acho que é defeito da pesca que normalmente faço, porque não gosto que um peixe me fuja por partir a linha com anzol na boca, fico danado e acho anti-ético.

Como não entendo nada de Surfcasting talvez me pudessem dizer porque é que gostam de linhas mais macias, e quais as vantagens e inconvenientes. Será que não enrolam mais e não são mais difíceis de desembaraçar?

Hoje já pesquei com ela 0.28 e com 10 metros de terminal 0.35 não partiu e não enrolou, até achei estranho pois não estou habituado a pescar com linhas tão finas e também não sei se é duradoura.
Cumprimentos. :fixe:
A vanagem da linha ser mais fina e macia em srfcasting são: Lançamentos mais longos; a linha não sofre tanto o efeito de correntes e o peixe não deve ver a lina, sendo esta ultima relativa. Para o carreto, visto que enrola mais fio do que numa mbarcada, sofre automaticamente mais desgaste, que pode ser aumentado pela linha ser demasiado dura.
Quanto a desvantagens, se o peixe for um bocado maior a linha pode partir, e se estiveres a pescar em zona de rocha não convem te ruma linha muito fina, para o caso de prender.. :fixe:

Isto é o que percebo pelas vezes que vou pescar. Não há nada como ir e perceber as dificuldades da coisa :)
O Asso Ultra a 3€ é um bom preço e é de aproveitar!!!
Quando falo em linhas rijas, nada tem a ver com o fato delas serem resistentes ou não, apesar de, duma maneira geral a rigidez e a resistencia andam quase "sempre" de mão dada, mas isto são outros "quês". O problemas das linhas mais rijas é a memoria e, se queremos efetuar lançamentos longos o que acontece é que o fio sai todo com a "memoria", que cria quando está na bobine. Este efeito vai fazer com que o atrito seja maior.
Se analisar-mos os fios indicados para surfcasting, pelos próprios fabricantes, são todos macios.
Quanto a usar-se 0.35 como sockleader e não partir... isso é ao inicio quando começar a puxar mais um pouco...
O que eu uso e, dentro da mesma marca, é o Asso Ultra mas o Soft; é um fio muito mais macio, durável e muito resistente; isto no carreto. Nos estralhos uso o Sufix Fluorcarbon (é um fio muito bom porque mesmo estando todo enrolado, dá-se uns esticadelas e fica novo) quando o mar enrola muito e o Asso Fluorcasting nas outras situações (é mais resistente que o Sufix mas com mais memória).
Espero ter ajudado.
PS. Quanto à falta de marcação da tal pescaria, tem sido por falta de tempo mas agora estou de férias logo é só combinar.
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Nylon para bobinar carreto de surfcasting

Mensagem por Josy »

Boas,
Obrigado Malena, também entretanto tinha pensado um pouco sobre isso e chegado á ideia que devia ser algo parecido com isso, mas é bom saber de quem tem experiencia, na utilização dessas linhas mais finas de nylon.
Da próxima vez que tiver de bobinar algum carrecto de surfcasting vou tomar atenção nesses conselhos.

Quanto aos flourcarbonos tenho relativo conhecimento, costumo ficar-me pelas linhas da Seaguar geralmente como terminais e dou mais valor á resistência que é o mais relevante para a minha pesca mais comum. Cada vez que chego a casa passo a mão pelos terminais, e sempre que noto algum ponto fraco, não arrisco,vai novo. O mesmo se passa com o spinning.

Pelo que entendi da explicação a rigidez, resistência, macieza e memória são variáveis de um compromisso.

Quanto á pescaria andamos desencontrados pois para mim este é o mês terrivel, só tenho feito uma fugida por semana aos cabeçudos e só da parte da manhã. :hummm:

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Nylon para bobinar carreto de surfcasting

Mensagem por ffgsoares »

Ó Josy, também estou de acordo com o Malena e também já usei o 0,35 no shock leader e ele aguenta uns lançamentos mas depois de algum esforço a linha já deve ter cedido tudo o que pode e rebenta, penso que aquele bocado que suporta todo o esforço do lançamento acaba por esticar e ao fim de meia dúzia de lançamentos vai tudo embora, parecendo pouco mais mas o 0,40 quanto a mim é muito mais fiável e suporta perfeitamente muito mais uso.

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Nylon para bobinar carreto de surfcasting

Mensagem por NelsonP »

Em relação ao chicote 0,35mm acho muito pouco... Não sou grande lançador e o 0.35mm é contar as vezes que o chumbo vai e não volta :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Nylon para bobinar carreto de surfcasting

Mensagem por Josy »

Boas,
O fio do carreto é que é 0,35, ou seja nesse não uso chicote, acho que estou á espera de ver um dia a chumbada voar e desapareçer :lol: , é mais uma experiência já agora a ver até quando é que aguenta depois lá vai o tal chicote de 0,40.
Noutro acho que pus o 0,26 ou 0,28 já nem sei.... esse tem uns 10 metros de chicote 0,40 com o tal nó que o amigo Ramiro usa.
Cumprimentos. :fixe:
Responder