Distinguir peixe de mar do de cativeiro

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Distinguir peixe de mar do de cativeiro"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Panca »

Luis tens sai uma nota 20 :join:

Pá nada contra peixe de aviario :hahaha: :hahaha: ja comi e como sempre que me colocam no prato ou eu coloco seja como for mas que se nota diferença ai nota-se e de que maneira :fixe: :fixe: por acaso tenho a felicidade de comer muito peixe de mar não só o capturado por mim que não é muito mas de muita malta que anda nos barcos e me oferece vai dai ser conhecedor das diferenças se bem que muitas vezes e sem saberes de onde é engana :fixe: :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Josy »

Boas,
Esta tem título : "Ode aos crédulos" :mrgreen:

O companheiro Lmagina fala da legislação e do que deveria ser, eu também gostaria de viver no paraiso, mas aconteçe que todos já todos cá vivemos á uns aninhos neste nosso Portugal e sabemos o que é a legislação, sabemos o que é a fiscalizção e qual o resultado prático de tudo isso. O certo é que nenhum aquacultor está para lhe morram uns 20.000 € euros ou mais de peixe num tanque.

Quanto à fiscalização todos sabemos o que isso é, a prova provada é que mesmo na lotas que, como se sabe, são exclusividade de uma empresa pública todos os dias por este país fora são vendidos exemplares abaixo da medida legal, especialmente robalos e rabetas, já vi caixas e caixas serem vendidas nestas circuntâncias.

Veterinários só vi uma vez na Lota de Sesimbra e literalmente a fingir que via alguma coisa não demorou mais que uns 3 minutos.

Na apanha ouve-se amiude dizer que a policia maritima se cala com umas oferendas de peixe, nunca vi, mas são tantos a dizerem o mesmo que acho dificil haver tanto fumo e nenhum fogo. A isto acresce que toda a gente sabe quem profissionalmente, nas mais diversas zonas do pais pesca de forma ilegal quer pelo local quer por especies abaixo do tamanho, inclusivé com denuncias e o resultado prático é que pouco ou nada lhes aconteçe e continuam na mesma.

Outro exemplo: Quanto a não se poder pescar nos cais, bem.... isso depende, porque pasme-se a marinha portuguesa, passa autorizações a alguns privilegiados para poderem ir pescar nos cais militares.

Então em que é que ficamos? Porque haveria de ser diferente ainda para mais com os aquacultores nacionais?

Não obstante tudo isto sou absolutamente favorável à aquacultura se for na Noruega, na Dinamarca e afins.. Agora aqui legislação não é? Pois pois... :join: Não me mereçe a minima confiança.

Cada um tem direito a ter e expressar a sua opinião, sendo que sou especialmente admirador dos que pensam por si próprio e utilizam um minimo de bom senso.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Amigo Josy, sei que tudo o que diz pode ser verdade e é de desconfiar, no entanto, tenho uma visão diferente neste caso.
Eu não sou fã de aquacultura, mas também acredito que, neste momento, em que essa indústria tem de prosperar para as empresas do ramo garantirem o futuro, não iam deixar que fosse tudo abaixo por provas de contaminação do peixe, ou pior, intoxicações alimentares ou disturbios provocados pela ingestão desses peixes....
Penso que neste momento, esta será uma produção tão credível e fiável, quanto todas as outras em que somos mesmo "obrigados" a consumir, como é o caso da pecuária e aviária.

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Lmagina
Mensagens: 48
Registado: terça set 03, 2013 3:04 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Lmagina »

Caro amigo Josy,

compreendo a sua desconfiança e sei o que se passa nas lotas, porque também as frequento muitas e muitas vezes.
Efectivamente passa-se muita coisa esquisita...
No entanto, como deve saber, o peixe de aquicultura não passa nas lotas. É vendido directamente ao vendedor final, normalmente a grandes superfícies (quando o produtor tem capacidade para tal...). Estes compradores exigem atestado sanitário e não é a primeira vez que recorrem a laboratórios para os ter. Laboratórios estes, que são independentes e tanto lhes faz se o resultado é bom ou mau, porque vivem das análises que fazem, independentemente dos seus resultados.
Eu não falo por mero devaneio ou por ser crédulo na legislação. Falo pelo que vejo nas muitas aquiculturas onde me desloco e onde faço análises, tanto das águas como do peixe propriamente dito. Ou seja, não é pelo que me dizem, é pelo que faço. Qualquer produtor que queira lucrar com a aquicultura tem de seguir os mais altos padrões de qualidade, senão, hoje em dia, não tem qualquer hipótese. É uma das áreas em que se pode dizer que, efectivamente, com o tempo melhorou, e que, se o produtor for um curioso qualquer, sem qualquer tipo de conhecimento científico, que queira prevenir ou tratar patologias, o mais certo é ser ele a acabar com a produção toda.
A inspecção nesta área é, quanto a mim, mais rigorosa que em outras, até porque já houve aquiculturas a serem fechadas (e bem!) por más práticas.
Se não quiser perder os tais 20.000 peixes só tem de ter gente que perceba da área e investir, essencialmente, na prevenção. Esta prevenção não assenta em qualquer tipo de fármacos, mas na qualidade da água, aerificação, boas práticas de maneio, higiéne do pessoal, etc etc...
Já agora, muitos dos estudos na área da toxicologia ambiental, nutrição, patologia, etc. feitos em Universidades, Laboratórios Associados, e centros de Investigação são feitos com peixe proveniente de aquicultura ou, muitas vezes até, são realizados os ensaios nas próprias instalações do produtor. Portanto, se um produtor não se importa de fornecer peixe para investigação científica (muita das vezes a custo 0), sabendo que ele vai ser analisado e reanalisado, é porque tem a noção que o seu peixe não apresenta qualquer tipo de perigo para a saúde pública ou que contem quaisquer substâncias proibidas, certo?

Cumprimentos.
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Josy »

Boas,
Caro LMagina, tenho a certeza absoluta que não é verdade , o peixe de aquacultura pode ou não passar pela lota basta que o produtor, neste caso o aquacultor queira pôr umas caixas de peixe à venda na lota e as mesmas vão a leilão fato que já presenciei por diversas vezes. Neste caso as caixas até são de esferovite brancas pelo que tenho visto até agora e claro que é vendido como peixe de aquacultura.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Lmagina
Mensagens: 48
Registado: terça set 03, 2013 3:04 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Lmagina »

Josy Escreveu:Boas,
Caro LMagina, tenho a certeza absoluta que não é verdade , o peixe de aquacultura pode ou não passar pela lota basta que o produtor, neste caso o aquacultor queira pôr umas caixas de peixe à venda na lota e as mesmas vão a leilão fato que já presenciei por diversas vezes. Neste caso as caixas até são de esferovite brancas pelo que tenho visto até agora e claro que é vendido como peixe de aquacultura.
Cumprimentos. :fixe:
Caro Josy,
Se leu bem o que escrevi, apenas os aquicultores que têm produção suficiente para vender directamente a grandes superfícies não passam o peixe pela lota - fazem venda directa. Como diz, e bem, aparece na lota peixe de pequenos produtores, que não têm quantidade para satisfazer certos mercados e precisam de escoar o seu produto. No entanto, esta quantidade é irrisória, mesmo comparando com a pouca produção em Portugal. Muitas destas aquiculturas têm os dias contados, já que nos últimos anos, com o aumento da eletricidade e do preço das rações, não é minimamente lucrativo ter-se uma aquicultura que apenas produza umas caixas de peixe. Ou se tem um volume que permite abastecer mercados, ou, pura e simplesmente, fica-se para trás.
Agora, no que diz sobre a alimentação desses peixes, pode ter a certeza que está errado. Na ração do dia-a-dia, para peixes, não existe qualquer tipo de fármaco, muito menos antibióticos. Quanto muito, além dos compostos alimentícios que a compõem, pode haver carotenoides para conferir cor à carne do peixe. Cá em portugal não são usados em alimentação para peixes de mar (nós gostamos do peixe bem branquinho), mas na Noruega utilizam-se muito para conferir a cor bem vermelha que o salmão necessita de ter para ser exportado, por exemplo, para o Japão. Estes carotenoides são completamente inofensivos para quem os ingere e são os mesmo que utilizam nas aviculturas para dar mais côr aos ovos. :fixe:

Cumprimentos
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Distinguir peixe de mar do de cativeiro

Mensagem por Josy »

Boas,
Ok foi distracção pelos vistos isso da lota, mas, ainda assim, prefiro de longe as galinhas da minha horta :join:
No que refere a peixe, excluindo o fiel amigo, pesco ou compro na lota, ocasionalmente amigos que pescam e dão-me o que é reciproco.
Quanto a certezas só existe uma absoluta mas claro tenho desculpa, neste pais sou bastante Descartiano.

Cumprimentos :fixe:
Responder