Iscar e picada do ouriço-do-mar

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iscar e picada do ouriço-do-mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
paulo robalo
Mensagens: 187
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Re: Iscar e picada do ouriço-do-mar

Mensagem por paulo robalo »

Ramiro Escreveu:
paulo robalo Escreveu: No meu entender não é proibido pescar com o Ouriço-do-mar porque a lei diz sim
Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais, desde que não sejam constituídos por ovas de peixe.
Então assim sendo, o nosso amigo Ouriço-do-Mar é um animal marinho e mas não da Família dos peixes mas da família dos Cidaridae.
O meu entendimento é o mesmo. :fixe:
Apenas levantei a lebre porque às vezes, por esse país fora, acontecem situações de má aplicação da lei, umas vezes por ser mal entendida e outras por estar defeituosamente redigida. E talvez a alguém tenha sucedido uma dessas situações.
Boas Ramiro,

Infelizmente o que diz é verdade, cada cabeça sua sentença. :grrr2:
O grande problema aqui é de quem faz a interpretação da lei quando a vai aplicar.
Por isso já algum tempo digo que devíamos ter mais informação das leis pelas autoridades competentes, ex. os locais proibidos à Pesca Lúdica deveriam estar sinalizados e meus amigos o que é isto do Comandante do Porto X ou Y acordou mal disposto e catrapus, agora é proibido pescar daqui ali…….. :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:

Como é? Agora pago uma licença de Pesca e cada vez que leio Editais tenho menos locais para Pescar. :hellllp:

Um Abraço

Paulo Moreira

:fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Iscar e picada do ouriço-do-mar

Mensagem por TALIBAN »

Relativamente às iscadas com ouriço nunca as fiz, mas já estive numa embarcada, em que fizeram uma mistura de ovas de ouriço, com o camarão, mas ainda com casca e não surtiu o efeito que eles desejavam.
Por isso, gostava que me esclarecessem sobre este assunto e se resulta a mistura das ovas com os camarões, mas sim descacados.
Desde ja agradeço os possíveis esclarecimentos.
TALIBAN
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Iscar e picada do ouriço-do-mar

Mensagem por morcom »

Ovas de ouriço é um dos meus iscos preferidos, apesar de nunca de dar bem com as chuchas, costumo apesar de ser dificil, iscar apenas as ovas presas por um fio elastico bastante fino. De inicio é dificil, mas como apenas uso este isco na pesca á cagadinha ele não se desfaz muito e como vou iscando sempre por cima do que sobra da ultima iscada, ela vai ganhando consistência.
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Iscar e picada do ouriço-do-mar

Mensagem por morcom »

Na apanha do ouriço apesar de na baixa-mar conhecer sitios com bastantes, nem sempre a maré permite, por isso sempre que vou fazer caça submarina nunca perco a oportunidade para trazer uma sacada deles, já que há sitios em que as pedras estão completamente cobertas deles e grandes, nem sei até que ponto os ouriços não serão uma praga já que naqueles locais não cresce mais nada. Por falar em praga, como ao apanhar-los em mergulho não tenho muita sensiblidade aos agarrar-los, mesmo com luvas fico cheio de espetos dos ouriços cravados nas mãos, até entre as unhas. Os espetos são dificeis de tirar e infecionam bastante por isso deixo uma dica que é tirar-los na maré vaza, ao que parece saiem melhor :fixe: .
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Iscar e picada do ouriço-do-mar

Mensagem por Ramiro »

PedrasSalgadas Escreveu:Boas Paulo

Já agora só uma dúvida, qd dizes
paulo robalo Escreveu:Depois de colhidos os Ouriços-do-Mar, retirar a boca situada na parte debaixo do ouriço e enterrar a pouca profundidade na areia seca da praia(ou ter um recipiente em casa com areia da praia). - No dia seguinte os ouriços já estão prontos para serem partidos, suas ovas ficam muito mais duras para serem utilizadas como isca.
é para deixar os ouriços semi enterrados na areia de um dia para o outro ou só até tomarem areia no interior. Continuação :fixe:

Ab
Manel

____________________________________________
O hábito faz o monge ………… o Sítio faz o pescador!
O Manel (mea culpa) ficou a enxugar à espera de uma resposta. Deixam-se na areia para endurecer a carne (e ovas) facilitando depois a iscagem (ficam mais encortiçadas). Na altura não respondi porque já algures em tempos passados se fez aqui no Sítio uma explicação desta técnica, e a tendência é sempre supor que o pessoal está ao corrente das "modas". Sorry :oops: .
:join:
motinha
Mensagens: 82
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Re: Iscar e picada do ouriço-do-mar

Mensagem por motinha »

MORCOM,
Deves andar sempre de faca, pressumo, usa-a. Retiras os ouriços com a faca e depois fica mais facil.
:fixe: Podes fazer uma especie de alicate para o efeito, nos chineses vendem umas pinchas para a salada, em plastico, que serve muito bem.
Já pensaram que ao engodarem com o ouriço desfeito podem estar a introduzir uma colonia estranha no local? Com menos predadores que o desejavel? :hummm:
Responder