Iscos Naturais

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iscos Naturais"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
jb
Mensagens: 418
Registado: segunda set 10, 2001 11:00 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por jb »

Tá porreiro pá :D :D :D 8)
Avatar do Utilizador
jcavalheiro
Mensagens: 150
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por jcavalheiro »

Bom artigo e deveras esclarecedor.
Este verão tomei conhecimento da existência e de como se captura uma Minhoca da Areia, foi na praia da Manta Rota, Algarve.
Desconhecia que em plena maré vazia, na zona de escorrência, ai a cerca de 50 cm da areia seca, existia uma Minhoca da Areia com boas caracteristicas para o robalo e os peixes planos, estamos sempre a aprender.
É uma Minhoca da Areia grossa, curta e com um saco de sangue, dá pelo nome de "grilo" ou "fole", este último nome tem origem no tal saco de sangue.
O companheiro pescador que me deu a conhecer era oriundo da zona de Mira, e por lá também existe, assim como na Figueira da Foz e na zona da Lagoa de Sto. André também se apanha.
Será que alguma das Minhocas da Areia que falas no teu artigo é esta?
Fiquem bem
Avatar do Utilizador
BARROSOPESCA
Mensagens: 641
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por BARROSOPESCA »

bom trabalho =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Iscos Naturais

Mensagem por flex »

jcavalheiro Escreveu:Bom artigo e deveras esclarecedor.
Este verão tomei conhecimento da existência e de como se captura uma Minhoca da Areia, foi na praia da Manta Rota, Algarve.
Desconhecia que em plena maré vazia, na zona de escorrência, ai a cerca de 50 cm da areia seca, existia uma Minhoca da Areia com boas caracteristicas para o robalo e os peixes planos, estamos sempre a aprender.
É uma Minhoca da Areia grossa, curta e com um saco de sangue, dá pelo nome de "grilo" ou "fole", este último nome tem origem no tal saco de sangue.
O companheiro pescador que me deu a conhecer era oriundo da zona de Mira, e por lá também existe, assim como na Figueira da Foz e na zona da Lagoa de Sto. André também se apanha.
Será que alguma das Minhocas da Areia que falas no teu artigo é esta?
Fiquem bem
-Penso que o "grilo" não aparece no belissimo artigo do Lostsoul (na zona de Sines tb conhecido por "minhoca de balão")...como dizes apanha-se por vezes na MantaRota (este ano não vi por lá) e é um isco fantástico principalmente para os Linguados e Bailas. Na iscagem é necessário usar anzóis finos visto ser um isco pequeno e relativamente frágil. Eu costumo iscar dois ou trés "grilinhos" sem romper o "saco", ou com anzóis maiores, um bom coreano iscado com agulha onde se amarram com fio elástico duas minhocas junto á ponta do anzol (fica com o aspecto de uma forqueta).
Para uma melhor conservação mergulhar as minhocas em água salgada, esperar um pouco e voltar a retirar...nos dias quentes de verão repetir a operação de 1/2 em 1/2 hora.
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Iscos Naturais

Mensagem por morcom »

Na pesca á cagadinha com o mar calmo utilizo 2 iscos que não foram referidos e com os quais já tive bastantes alegrias: ovas de ouriço e pulgas-do-mar (saltões).
Avatar do Utilizador
jcavalheiro
Mensagens: 150
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por jcavalheiro »

Havia por lá muito, pelo que vi apanhar.
Fiquei também a saber que a sua conservação em frigorifico se deve realizar cum areia húmida, e dura cerca de 8 ou 10 dias.
Também fiquei com a ideia de ser um bom isco pelo peixe que o pescador, que me deu a conhecer este isco, tinha no balde, 2 robalos de bom tamanho.
Fiquem bem
Mamarracho
Mensagens: 7
Registado: domingo mar 25, 2007 10:29 pm

Re: Iscos Naturais

Mensagem por Mamarracho »

Boas, já ouvi falar de quem pesque com minhocas da terra e tenha tido bons resultados, será verdade? :hummm:
karva

Re: Iscos Naturais

Mensagem por karva »

Mamarracho Escreveu:Boas, já ouvi falar de quem pesque com minhocas da terra e tenha tido bons resultados, será verdade? :hummm:
Viva, ter bons resultados na pesca no mar, não é muito dificil, basta eles nesse dia estarem com fome e atacarem tudo o que lhes lembre comida.

Os iscos a utilizar devem sempre obedecer a um principio básico, que é, serem o alimento próprio á espécie que pretendemos capturar e adequado ao tipo de pesca que vamos praticar, para isso devemos ter comhecimento do que é que a espécie pretendida se alimenta e especialmente verificar as características dos pesqueiros, quanto á sua forma, configuração, flora e á sua fauna, etc. Não esquecer que o tipo de alimentação para mesma espécie pode variar em função do alimento disponivel que estiver na zona/pesqueiro.

O uso da minhcoa de terra no mar pode dar eventualmente alguns resultados, numa outra situação de escassez de alimento próprio ou por engano, devido à sua parecença com outros anelideos.

Não é, em minha opinião um isco com credibilidade suficiente, que me possa dar algumas garantias de sucesso. Há certamente outros iscos muito mais adequados ás espécies e ao tipo de pesca que se vai praticar.

Ab
Responder