Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores.."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por pedrolourenco79 »

wildcat Escreveu:Recentemente comprei um barco, pelo que nos tempos vindouros a minha pesca vai ser embarcada ao largo.
Amigo wildcat, olhe que o simoes ja começa a dar cartas na pesca embarcada tambem :mrgreen: :wink:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por Paulo »

António, Alexandre e restantes leitores.

Penso que estamos sempre a tempo para mudar de atitude. E se esta mudança, for uma mudança positiva, tanto melhor.

Sou ainda um "miúdo" comparado com muitos de vós. Muitos de nós (eu inclusive) quando começámos nestas andanças da pesca o normal era querermos esconder, não partilhar os segredos, os pesqueiros, os conhecimentos que íamos adquirindo. Sei que infelizmente por vezes somos obrigados a fazê-lo por boas razões, para proteger os locais de pesca dos abusos, porque infelizmente estes ainda são uma realidade. Infelizmente muitos pescadores ainda vêem a pesca apenas pelo acto de capturar peixe, capturar quanto mais melhor, e capturar não interessando a que preço.

Mas depois, por uns pagam os outros. Se ao passarmos os conhecimentos formos e podermos mudar atitudes. Se ao passarmos os conhecimentos acabarmos com os abusos (alguns deles existem porque ninguém chamou à atenção para eles). Se ao passarmos os conhecimentos criarmos pescadores mais responsáveis, penso que vale a pena correr o risco de um ou dois aproveitarem os ensinamentos de uma forma errada.

Por muito que aprendamos sozinhos e à nossa custa, certamente uma grande parte do ensinamento foi conseguido "à custa" da passagem de conhecimentos por parte de outros pescadores mais experientes. Penso que é nossa responsabilidade continuarmos a passar esses ensinamentos, que nos passaram sem pedir nada em troca. Não me vejo com o direito de "esconder" o que me passaram, se tivessem feito isso comigo, certamente saberia menos. Não é por dizer que utilizo a montagem X, que gosto de pescar assim ou assado, desta forma ou daquela, com o mar neste ou naquele estado, que vou ficar mais pobre, que vou apanhar menos peixe. Certamente uns seguirão os meus conselhos, outros utilizarão esses conselhos para misturar com outros conselhos diferentes e com isso tirar novas ideias, que poderão (e deverão) mais tarde partilhar. Outros seguirão outros caminhos, outras vertentes. Seja qual for o caminho, mais pescadores evoluíram, e com eles a própria pesca como um todo. Logo ficámos todos mais ricos.

Além disso devemos aproveitar também para dizer que, respeitem os tamanhos mínimos, sejam pescadores responsáveis, não deixem lixo nos pesqueiros, não mandem lixo para o mar, se não querem o peixe para comer, devolvam-no com vida e em condições, etc, etc. Que certamente ficaremos mais ricos, mais ricos em todos os aspectos.

Somos animais sociais, vivemos em sociedade, não faz sentido que um dos desportos que permite um dos melhores contactos possíveis com a natureza, seja um acto solitário. Poderemos o fazer, mas certamente com amigos o momento ganha mais valor.
Todos os pescadores têm os seus ídolos. Na pesca o normal é admirarmos os pescadores que apanham peixe, os que o fazem com alguma regularidade, os que apanham exemplares acima da média, os pescadores que têm conhecimentos acima da média acerca de material e técnicas de pesca. Todos nós tendemos a seguir as formas de actuar desses pescadores. Por isso compete a esses pescadores fazer a passagem, a passagem dos conhecimentos, mas também a passagem da forma correcta de estar na pesca, a única forma que permitirá que exista peixe em quantidade e qualidade para as gerações futuras. Ou seja a realização de uma pesca cada vez mais responsável.

Por isso admiro grandemente o António, porque passa a mensagem correcta, passa a informação e os seus conhecimentos, como ninguém. Mas, além de passar os conhecimentos de uma forma humilde e sem pedir nada em troca, passa a mensagem correcta.

Em resumo, a pesca é muito mais do que apanhar peixe.

Acho piada, a maioria das pessoas, às quais digo que sou pescador, diz-me:

"Não sei como consegue..."

"Como tem paciência para estar ali à espera do peixe..."

E outras frases do género.... Não percebem, claro, não são pescadores. Tal como aqueles "pescadores" que apenas vão para apanhar peixe, não desfrutam do momento, da envolvente, só querem é quantidade no bornal, não são verdadeiros pescadores, são mais apanhadores de peixe. Mas atenção, não digo isto de uma forma depreciativa, eu próprio já fui um apanhador de peixe, a maioria quando começa, começa por sê-lo. Vamos apenas para apanhar peixe. Depois podemos evoluir, mudar. Eu mudei, comecei a sentir as coisas de outra forma. E porquê? Porque tive quem me fizesse ver que a pesca não é só apanhar peixe. Que na pesca pode e deve haver partilha. Que na pesca pode e deve haver passagem de ensinamentos. Não uma passagem, tipo obrigação, tens de fazer assim como eu faço, mas uma passagem despreocupada, eu faço assim, se quiseres fazer como eu, é assim. Aquele outro faz daquela outra forma e têm bons resultados também, escolhe, experimenta, toma as bases, evolui. Mas atenção sê sempre um pescador responsável.

Deixo-vos uma frase que o José Afonso me disse no dia em que o conheci pessoalmente:

Um verdadeiro pescador, não gosta de pescar sozinho. :wink:
Avatar do Utilizador
alexgui
Mensagens: 46
Registado: domingo out 29, 2006 6:23 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por alexgui »

Estes são os ventos da mudança. =D> =D> =D>
Que esta nortada fresca de juventude e de alteração de mentalidades nos traga um futuro mais risonho.
Não quero, nem posso perder a fé no futuro.
Um bem haja
Guilherme Alexandre
Avatar do Utilizador
domcunha
Mensagens: 159
Registado: domingo jul 01, 2007 12:37 am

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por domcunha »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Caro Paulo (Boss)
Cada vez me surpreendo mais, cada vez fico mais "agarrado" ao Sitio do pescador, pois mesmo que não seja intenção, comparo este site a outros que por aí andam. Este é uma escola, uma escola de formação, que prima pela mudança de mentalidades. Cada vez e muito gradualmente fui-me desligando de outros sites que regularmente visitava, agora cada vez que abro o computador já faço praticamente do "Sitio do pescador" a minha pagina inicial, já nem passo os olhos por outros lados. A razão é simples. Penso que neste site e não sei a razão, nem importa, juntaram-se os grandes Mestres, aqueles que nós sabemos quem são, e que desta maneira vão formando as pessoas, não só na arte da pesca, mas ajudam ao seu desenvolvimento social, intlectual, e a formarem a juventude que começa agora a pescar assim como os que como eu já temos uma certa idade, a encarar a ver e a corrigir a própria forma de estar.
Uma vez mais a todos estes Grandes MESTRES, o meu obrigado.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por aranha »

=D> =D> =D> =D> concordo 100% =D> =D> =D>

ainda agora cheguei da pesca... apanhei um polvo assado no forno que estava uma maravilha :lol: :lol: :lol:na companhia do bufa, miguel, tiano, manel e pedrito :wink:
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por tomachado »

Meus caros companheiros de luta, de doença, de vício, de desporto ou do que cada um lhe quiser chamar, é desta forma que entendo a pesca de há muitos anos para cá, e, embora note com alguma frequência que ainda há muitos pseudo-pescadores (lambões) como lhes costumo chamar, que só pensam em encher o saco não importa como, registo com enorme satisfação que de algum modo as coisas estão a evoluir no bom sentido, e acredito piamente que esta mudança não se deve às isecráveis leis que que regem esta modalidade, mas sim aos ensinamentos de pessoas que sem outro interesse que não o de partilha sincera e despretenciosa, vão passando a mensagem que ser pescador é muito mais do que a captura de peixe a qualquer preço, e que a amizade que se semeia e se colhe entre os pescadores dignos desse nome, não tem preço e que nos dias que correm é cada vez mais escassa, devido à loucura em que o mundo está mergulhado pensando apenas na fortuna, ainda que para isso se tenham que sacrificar as gerações vindouras e até o próprio planeta. Muito me apraz registar que cada vez mais se discutem neste forum temas que realmente interessam, muito embora de quando em vez se descambe para discussões menos nobres, o saldo é muitíssimo positivo. Ultimamente tenho atravessado uma fase menos boa na minha vida devido a factos vários que não vale a pena mencionar, mas as coisas estão de novo a entrar no bom caminho e doravante, vou ser mais participativo do que tenho sido nos últimos tempos.
Quero mais uma vez e se me é permitido em nome de todos os foristas, agradecer sinceramente e sem desprimor para nenhum dos restantes, ao mestre António Simões que se destaca pela sua filosofia, e que tantas lições nos tem deixado sem que para issso peça nada em troca. Termino enviando um grande abraço a todos, e ao contrário do que é habitual, não vou desejar boas pescarias mas sim, boas e sinceras amizades. :-({|=
Última edição por tomachado em domingo mai 18, 2008 10:25 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por Carpa Real »

Muito bem Paulo, =D> =D> =D> ainda bem que tambem faço parte desse clube ainda hoje fiz 24 carpas e todinhas para o seu habitat, deixei o pesqueiro limpinho tal como estava e ainda estive acompanhar um miudo que devia ter uns 11 anos e coloquei o meu material nas suas mãos e passados 30 min. já parecia que pescava á anos, como não tinha vícios foi só aceitar as minhas dicas constantes. Fiz isto porque o Pai sendo pescador (...) só berrava e a cada berro cada asneira que o filho fazia. Despedi-me do miudo deixe-lhe algumas montagens e outras coisas e ao Pai apenas disse, continuação dum bom dia de pesca (...)

Assim passei uma manhã e parte da tarde e não vim feliz pela pescaria mas sim, porque aquele jovem transbordava de alegria e foi um dia que tenho a certeza que ele se vai recordar por muito tempo e a sua alegria tambem foi a minha...

Um Abraço
Carpa Real
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por aranha »

=D> =D> =D>
Responder