Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores.."
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por atsimoes »

O n/comportamento como pescadores e o dos peixes é influenciado por diversos factores, que todos sabemos sobejamente que vão desde o clima,temperatura da agua, luminosidade, salinidade da agua,pressões atmosféricas, tonalidade,correntes marinhas, estações do ano, fases lunares, movimentações de areia, grau de zooplancton na agua versus cadeia alimentar, mas.. . o que me despertou comentar este tema tão sensivel é de que só no ano de 2228 terei novamente as festas do nosso Senhor de Matosinhos nesta data de 13 de Maio de 2008 e com ela por tradição as suas violentas nortadas ou noroestes que durarão segundo a tradição de 3 , 6 ou 9 dias consecutivos... Afinal a tradição ainda é o que é, mas porque isto acontece???
Afinal como pescadores e os peixes também estamos dependentes da graciosidade lunar (o inicio da primavera coincidir com uma lua cheia logo a seguir ) e logo os ventos se anteciparem um mês mais cedo( por norma as nortadas são em junho)

Todos os ventos fortes são geralmente maus sobretudo quando se orientam perpendicularmente no sentido da costa, como a n/costa tem diferentes ventos em função, das n/ zonas geograficas, torna-se dificil harmonizar, as diferentes opiniões, de todos os n/pescadores desportivos, e como no País temos a costa ocidental e a costa sul do barlavento e sotavento algarvio, apenas poderemos comentar que qualquer pescador é capaz de dizer que pescou com qualquer vento um peixe...., é verdade tambem os pesquei, mas apenas existem dois ventos que pelos anos em que pesco acabei por desistir de ir ao mar...E isto pode não se aplicar aos pescadores de barras, marinas ou portos, assim como estes ventos podem influenciar uma ou mais espécies e não influenciar outras, pelo que não há verdades absolutas na pesca, pelo que qualquer pescador de costa compreenderá e lerá este tema se o achar de interessante e discutivel se se adaptar ás suas caracteristicas locais fisicas e tipo de pesca praticada e espécie a capturar.
Como só capturo robalos, alguns sargos ocasionalmente, afirmarei que estes são os ventos bons, médios e mediocres para a espécie que apanho na minha zona em costa aberta sujeita aos ventos predominantes, que se aplicarão tanto para pesca com buldo ao corrico, ao fundo e boia.

Os ventos maus :

O vento de oeste, quando sopra na n/cara de frente, traz sempre baixas pressões dos Açores, traz aguaceiros e vento frio, a agua esbranquece, e o mar parece que fica vazio de vida marinha. Nesta posição sopra horas não ultrapassando um dia inteiro, por norma irá rondar a noroeste para limpar a superficie frontal. A presença de peixe nestas situações diferirá de zona, pois no norte de Espanha, com maior quantidade de peixe, já efectuei boas capturas em determinados pesqueiros onde a posição deste vento ajuda o mar a trabalhar, onde por norma o mar com outros ventos de outros quadrantes não ajuda nada.

O vento de noroeste, este terrivel vento que encarniça o mar , turvando-o dias seguidos, com fortes rajadas, levantando o mar, escurecendo-o, arrancando os limos, arrefecendo as aguas, impraticavel para qualquer tipo de pesca.
A partir de Maio , por vezes em fundões abrigados, com esta carneirada no mar, mesmo em aguas tapadas e barrentas de dia, surtem alguns cardumes de sarguetas juvenis, douradas e robalotes, mas as condições são péssimas para se aguentar estes ventos fortes a moderados horas seguidas, pelo que o prazer de pescar é sofrivel.

A seguir temos todos os ventos bons ,menos bons e asim assim, vou começar por desfazer alguns mitos:

Vento de leste " Nem caça Nem pesque"

Para quem vai passar o dia á praia, durante o dia , ou o pescador domingueiro, apanhar com um vento destes," é dar banho á minhoca", conforme se diz na giria popular, porque alisa o mar tornando-o transparente, vendo-se o fundo, excelente para quem mergulha.
Mas de noite a conversa é outra, este vento ajuda os corricadores a lançar mais longe, na crista das vagas que se dobram sobre si mesmas, torcendo-as, alisando-as e a agua com
com uma noite escura a ajudar, está no ponto de transparencia, ideal para os robalos atacarem as amostras, a vida animal acorda, tornando o mar novamente num caldeirão cheio de vida!!
De realçar que nas mudanças de equinócio, o vento leste de outono e inverno, não clareia a agua , mas a turva. Esta maxima é de aproveitar, pois se o mar tem força, o vento leste ajuda a acalmá-lo, e podemos aproveitar para pescar de dia e de noite, conforme a disponibilidade de cada um e preferencia e método de pesca.

Vento de nordeste : Este vento tem umas caracteristicas especiais, normalmente sopra nos meses de frio, de inverno, geralmente secos, com baixas temperaturas e resistir a este vento de noite na praia, algumas horas fica-se no limite do suportavel, sao ventos trazidos da serra, pelo que pescar de dia com aguas mais tapadas e o sol a aquecer-nos, pode- nos trazer algumas alegrias.

Nortada: vento rijo, se enrigece da parte da tarde, fica descontrolado, prolongando-se durante a noite, por vezes não parando, quando acalma é praticavel a pesca ao fundo.

Norte : Este vento é n/amigo, espera-se pelo cair da noite , a agua está branquinha,o vento vai desaparecendo com o passar das horas, a noite fica mais estrelada, e sao dias assim ideais para qualquer tipo de pesca.

Convem realçar que qualquer vento soprando com rajadas nao são bons para nada, os ventos querem-se fracos e moderados a cair para fracos, nunca o contrario.

Ventos do quadrante sul :

Sao todos geralmente bons , porque aquecem as aguas,limpando-as, trazendo comedoria, faz com que o peixe se aproxime mais da costa, e se for um vento sul fraquinho com um ceu nebulado tanto é bom para de dia como de noite, sendo este vento o ideal para excelentes capturas.Um vento destes que sopra anunciando mudança de tempo , nublando-o com o adiantar das horas é pronuncio de excelentes pescarias

Sul moderado a forte: Nunca gostei deste tipo de vento . Não sei porque razão, mas quando sopra com intensidade clareia a agua de tal forma,amansando-o, que mesmo que vá lá de noite , não sinto vivalma....Uma vez presenciei o comportamento das espécies neste vento quando observei um mergulhador a sair da agua com dificuldade e mar manso na preia mar, afastado da sua viatura mais de 1 km... Trazia uma corda cheia de peixe, sargos imensos e robalos, e para meu espanto quando o indaguei se tinha mergulhado muito fundo na preia mar para os apanhar, este me respondeu que nos cabeços a mais de duzentos mtos da costa , o mar fervilhava de peixe nas pontas ilhadas á superficie(!!) comendo os mexilhões e percebes os sargos , e os robalos rondando em circulo, que jamais mergulhou(!!) apenas atirando á sorte que vinha sempre um peixe(!!). Na zona intermareal ao alcance das nossas canas , não tinha visto um unico peixe .......

Quando ronda a sudoeste , está tudo estragado outra vez , no primeiro dia quando o vento é suportavel, ainda se pesca, com boas capturas depois ao segundo dia e ao terceiro é vendaval com o mar estragado, fica impraticavel esperando-se que a borrasca passe e o mar nos dê aquilo que quiser dar....
Aproveita-se para pôr a escrita em dia, arranjar o material, escrever, e acima de tudo contar que peixes , pesca e pescadores, sofrem do mesmo. A influencia das condições fisicas,gravitacionais nas nossas vidas e comportamentos....


Até que o vento passe.

Um abraço
António Simões
PedrasSalgadas

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por PedrasSalgadas »

Muito bom AtSimões, aliás como é seu timbre. =D> =D> =D> =D>
E são também os ventos que revolvem os fundos, que conduzem uma energia vital para os mares, sem eles decerto que os mares seriam lagos.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
domcunha
Mensagens: 159
Registado: domingo jul 01, 2007 12:37 am

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por domcunha »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Mais um excelente artigo como já vem sendo habito cada vez que descubro um post do amigo atsimões pára logo tudo, sempre com excelente qualidade :!:
Parabéns e obrigado =D> =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por pedrolourenco79 »

=D> =D> =D> =D> =D> Parabens simoes... mais um texto expectacular =D> =D> =D> Mande é o vento embora para dia 1 :wink:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por Ramiro »

Um pequeno compêndio, raras vezes escrito e muitas vezes falado.

Mais uma chamada grates aqui no Sítio, e com a marca inigualável do amigo Simões. =D>
Avatar do Utilizador
paulomarques
Mensagens: 276
Registado: sábado jan 19, 2008 12:43 am

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por paulomarques »

Ramiro Escreveu:Um pequeno compêndio, raras vezes escrito e muitas vezes falado.

Mais uma chamada grates aqui no Sítio, e com a marca inigualável do amigo Simões. =D>
BOAS...

Muito bom ATSIMOES bom relato =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por tomachado »

Parabéns amigo Simões por mais um excelente artigo. Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Os ventos, sua influencia nos peixes e pescadores..

Mensagem por aranha »

excelente, como sempre =D> =D> =D>
Responder