Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Tainhaalgarve »

Boas
Mesmo tendo alguns cuidados com a limpeza e manutenção, de tempos a tempos lá se vai um passador à vida, julgo que algo deve estar errado na manutenção que tenho vindo a fazer, logo decidi criar este tópico para que possamos concentrar aqui toda a vossa experiência de modo a chegarmos a um consenso para uma boa e correcta manutenção.
Vou aqui descrever o modo como costumo fazê-la, depois agradeço que se pronunciem de modo a que possamos afinar eventuais falhas ou melhorias.

- Começo por dar uma chuveirada de água doce sobre toda a cana, passando inicialmente com a mão por toda a cana e pelos passadores
- Logo de seguida com um pano, seco, e tento "esfregar"/limpar toda a cana e principalmente os apoios dos passadores e os aros.
- Já tenho feito também antes de limpar com o pano, escovar bem com uma escova de dentes velha usando algumas vezes até com um pouco de sabonete liquido de lavar as mãos
- Deixo a secar na rua umas horas
- aplico spray de silicone
- deixo secar umas horas e guardo nas bolsas
- Isto tudo quase sempre durante o dia seguinte à noite de pesca

No entanto mesmo assim fica muitas vezes os apoios dos passadores com aquela cor esverdiada que vai deteriorando e mais tarde no metal em volta da porcelana e com o tempo por vezes acabam por partir e terem de ser substituídos.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Caparzo »

Tainhaalgarve Escreveu: - Isto tudo quase sempre durante o dia seguinte à noite de pesca
Esse verdete que aparece nos passadores pode ser a meu ver da accção do sal durante a pesca e entre o fim da pesca e a limpeza. Quanto a limpeza está mais completa que a minha :hahaha: :hahaha:.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Panca »

O teu mal é limpares bem demais :hahaha: :hahaha:

Agora fora de brincadeiras isso tem a ver com a qualidade do material e quando assim é não ha nada a fazer ao trocares os passadores tenta trocar por passadores de qualidade e vais ver que isso acaba :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por tiagopacheco »

O problema dos passadores tem que ver essencialmente com 3 coisas...

- Falta de Qualidade dos Passadores
- Falta de Cuidado
- A maneira como são colocados na cana

A Falta de qualidade ( sem marca ), vai-nos obrigar a manutenções diárias ... senão vão ganhar sempre verdete, ferrugem, ficam picados etc...

Mesmo quando têm qualidade , caso dos FUJI, ou Alps, ou Schassen ( tenho uns na minha Alpha Tackles e são 5 estrelas ), podem ganhar ferrugem.. Normalmente manifesta-se na zona das anilhas, no caso de falta de cuidado, ou então no pé do passador, de dentro para fora... e isto tem a ver com a aplicação... Certas fábricas, gostam de "afiar" os pés dos passadores, e passam com uma lima, tirando camada de protecção e deixando ferro da lima no pé do passador de inox. Este ferro começa a oxidar, e vai aparecer aquela ferrugem, que vemos dentro do enrolamento...
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Tainhaalgarve »

Caparzo Escreveu:
Tainhaalgarve Escreveu: - Isto tudo quase sempre durante o dia seguinte à noite de pesca
Esse verdete que aparece nos passadores pode ser a meu ver da accção do sal durante a pesca e entre o fim da pesca e a limpeza. Quanto a limpeza está mais completa que a minha :hahaha: :hahaha:.
O verdete não surge entre a pesca e a limpeza... :) costumo observar é quando vou novamente à pesca tipo umas semanas depois.
Obrigado pelos vossos comentários...sim noto diferença de entre alguns passadores com o mesmo uso de pesca.
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Rider »

Acho que o que fazes está correcto.
Nada mais podes fazer. Se mesmo assim aparece verdete/ferrugem têm a ver com a fraca qualidade do material.
Há muito boa gente que não faz nem metade do que fazes. :hahaha:

O que faço é mais ou menos o mesmo que tu. :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Joao Rodrigues »

Tambem faço o mesmo....
Agua e depois silicone....deixo secar e passo com um pano seco.

Aconteçe-me o mesmo em alguns passadores mas acho que é pela fraca qualidade deles
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Manutenção das Canas (passadores, porta carretos,...)

Mensagem por Tainhaalgarve »

Joao Rodrigues Escreveu:Tambem faço o mesmo....
Agua e depois silicone....deixo secar e passo com um pano seco.

Aconteçe-me o mesmo em alguns passadores mas acho que é pela fraca qualidade deles
Obrigado a todos pelos comentários.

Pois está aí uma coisa que eu não faço por preguiça "passar um pano seco" no fim e muitas vezes depois de estar aplicado o silicone fico tentado a limpar bem os passadores aproveitando o silicone para remover alguma eventual sujidade...epa mas como quase todos disseram...já muito faço eu :P
Responder