Material para pesca às douradas

canas e carretos adquiridos em conjunto
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material para pesca às douradas"
na nova versão do site.

antoniosimoes
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 29, 2010 11:16 pm

Material para pesca às douradas

Mensagem por antoniosimoes »

Boa tarde amigos.
Gostaria de colocar algumas questões relacionadas com a pesca às douradas, uma vez que estou a iniciar o surfcasting e não tenho experiencia neste campo.
No passado domingo estive nas "VACAS" em Aveiro e deixei escapar umas 5 ou 6 que me pareceram bem jeitosas. Penso que o problema estaria nos anzois e no fio que utili~zo nos tensos, uma vez que o peixe ferrava e antes de eu lhe poder deitar a luva eles rebentavam com tudo. Obrigado pela vossa ajuda. Abraços. Toni
cisa
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

Re: Material para pesca às douradas

Mensagem por cisa »

:olaaa: boa noite antónio
ora como sabemos as douradas sao peixe de uma grande luta e força bocal
com os dentes consegue partir um anzól de 1mm
ora como nao exemplificaste-te com o material usado vou sugerir algo como
fio de carrete 0.40mm para douradas com um estralho cerca de 70 cm de fluocarbono
com no minimo 0.28mm podes mesmo usar o 0.35 fluó caso as aguas se encontrem um pouco escuras
ora o anzól é que está o mistério ,tens que usar para que o peixe nao leve a melhor ,pelo menos um anzol 3x maior
que o que usas para o sargo ´podes pensar como é possivél tamanho grande assim apanhar algo ,mas se o anzol estiver
coberto de isco nao se vê ,e quando elas lá vao que é com ganancia nao vao pensar que uma armadinha está lá á sua espera
e se tens assim tanta picada de dourada grande como dizes nao despredices
boa noite espero ter esclarecido um pouco as tuas duvidas
continuação é o que isso quér
boa sorte
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Material para pesca às douradas

Mensagem por Paulo »

Boas António.

Não conheço o pesqueiro em questão "ao vivo", mas pelos relatos e fotos que vi, não podemos considerar um pesqueiro de surfcasting.

Surfcasting realmente é pesca ao fundo, mas é pesca ao fundo na rebentação, nas praias. E nessa pesca quando estamos à dourada o material é / tem de ser bastante mais leve que o indicado pelo cisa.

Para teres uma idea em fundos de areia pesco com:

Fio 0,22 no carreto com baixada de choque 0.22 - 0,45.

Estralhos 0,25 ao 0.35 conforme o mar. Anzóis nº1 ao 3/0.

Agora provavelmente o material indicado pelo cisa é o mais correcto para pescar ao fundo (não surfcasting) esse local.
dave_pescador
Mensagens: 292
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Re: Material para pesca às douradas

Mensagem por dave_pescador »

Pesca as douradas aqui por Aveiro tem de ser com material a bruta, e linhas xpto caras é so deitar dinheiro ao vento, porque a quantidade de pedra estraga-as todas, eu uso uma linha no carreto 0.40mm e estralho 0.35mm, anzol consoante as douradas que tiverem a sair mas nunca um anzol muito pequeno, um nº1 para maior, depois quando estão mesmo a sair douradas nada como ter a cana na mão para sentir melhor o peixe porque a dourada e muito discreta a comer e so se sente uns toques muito pequenos na ponta da cana. :fishcool:
fazpaginas
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 01, 2009 11:37 am

Re: Material para pesca às douradas

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes

Pelo que tenho percorrido ao longo da minha vida de pescador, tenho um pouco de experiência da maioria das pescas. A Dourada para mim, assim como a enchova, são peixes de uma força sem igual.
Ainda hoje às douradas, deixei fugir 3 de muito bom peso, uma das quais fez uma coisas, que nunca me tinha acontecido, partiu-me o fio a estalo, levou leou levou e eu sem saber tinha o fio do carreto empeçado, normalmente, e assim prendeu e partiu era um bicho enorme, foi-se, mas acabei por apanhar ainda 8 douradas não muito grandes, 3 de aproximadamente 2 Kg, 3 de 1 Kg, uma de 600gr e outra de 500gr, mais uns sargos e robalos, foi uma boa pescaria e tinha barcos a rodear-me e só eu é que trincava os bichos grandes, porquê? Sempre gostei e gosto de estralhos super-finos, estava a pescar com 0.28 Falcon, mas para a próxima passo para um pouco acima 0,32 e o anzol que tinha à mão não era o melhor número 3, carbono, para mim os melhores anzois, para esta pesca eram um pouco pequenos, mas, na minha óptica, um peixe bem ferrado, e bem trabalhado, chega quase sempre a "terra".

Linhas grossas não profito muito.

Um Abraço
Responder