MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Pesqueiro Alto
Mensagens: 16
Registado: domingo dez 15, 2013 11:19 pm

MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL

Mensagem por Pesqueiro Alto »

O carreto de pesca é uma ferramenta mecânica de precisão que, para além de estar sujeito a grandes esforços, é também exposto a condições adversas, pelo que exige uma regular e adequada manutenção.
As linhas que se seguem pretendem desmistificar este tema e possibilitar a troca de opiniões, seguramente didácticas e construtivas, pelo que começo por dizer como faço com os meus.

MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL

Condições requeridas:

Uma bancada bem iluminada; Uma toalha sobre a mesma (serve para base de trabalho, mas também para que as peças não rolem sobre a bancada e acabem por perder-se); Uma chave de fendas adequada aos parafusos do carreto; Uma chave de anel adequada à rosca do rotor; Um alicate de pontas; Um recipiente em alumínio; Gasóleo (o gasóleo é excelente para lavar peças mecânicas e engrenagens); Um pincel; Uma escova de dentes; Panos para limpeza e secagem; Spray de silicone; Lubrificante para carretos ( o WD-40 não é lubrificante).

Manutenção Exterior

No final de uma sessão de pesca passar o carreto por água doce corrente; Se já está seco usar água morna; Se não está seco usar água à temperatura normal; Não usar água em pressão ou em jacto, mas sim em forma de chuveiro; O carreto deve estar sempre na vertical, para que a água não atinja directamente as engrenagens sob a bobine e penetre nos mecanismos internos pelo veio ou pinhão central; Depois de passar a água pelo carreto, retirar a bobine e passa-la novamente por água, desta vez visando apenas a zona onde se encontra o fio alojado até se ter a certeza que esta se encontra bem alagada, depois sacudir, deixar secar a bobine na horizontal, para melhor escoamento da água, e passar-lhe um pano seco; Verificar se a massa existente nas molas e nas peças móveis da bobine necessitam de substituição; Não meter água no interior da embraiagem (Drag), mas lubrifica-la com spray ou óleo fino; Passar um pano humedecido em silicone por todo o corpo externo do carreto.

Manutenção Interior
Parte 1 (Manivela e platina)

Desenroscar a manivela; Desaparafusar os parafusos que seguram a platina; Feito isto o acesso ao interior está feito e é só desmontar as engrenagens manualmente; Recomenda-se atenção para a mola do anti-reverse. Estando o anti-reverse activado esta encontra-se sob pressão e pode soltar-se, pelo que é preferível desactivar o anti-reverse antes de desmontar a platina; Devem tirar-se todas as peças móveis e mete-las dentro de um recipiente submersas em gasóleo e lavar o interior do corpo do carreto com gasóleo, usando para isso um pincel e uma escova de dentes; Fazer o mesmo a todas as peças; O objectivo é retirar todos os vestígios da massa antiga; Feito isso, limpar muito bem tudo com um pano seco; Lubrificar as peças móveis com massa lubrificante e monta-las pela ordem inversa.

Parte 2 (Rotor)

Para se desmontar totalmente esta parte, a Parte 1 tem que estar desmontada, porque o veio da bobine irá sair e é na parte 1 que ele se encontra fixo.
Desaparafusar o parafuso que aprisiona a rosca do rotor (alguns carretos possuem outros não); Com a chave de anel desenroscar a rosca; Retirar o rotor; Por baixo dele está o mecanismo que trabalha em conjunto com a asa de cesto, através de uma mola, e a engrenagem que activa o anti-reverse, também através de uma mola e de uma roda dentada. Isto geralmente está aparafusado por 3 ou 4 parafusos; Desaparafusa-los e retirar o mecanismo em bloco (Se se sentirem confiantes podem desmontar esse mecanismo e ver como é, mas se não se sentirem à vontade não o desmontem, apenas o retirem – por vezes não é necessário proceder a essa desmontagem para retirar o veio); Colocar todas as peças móveis no gasóleo, lavar, secar, limpar, lubrificar e montar pela ordem inversa.
É importante reter a posição das molas e como as mesmas estão montadas em relação às peças móveis.

Parte 3 (Asa de cesto)

Ao desaparafusarem as platinas laterais do rotor, tomem cuidado para que as molas aí existentes não se soltem inesperadamente, pois encontram-se em pressão constante.
A platina do lado do rodízio é a mais importante e forte, porque é a que comanda (compreendam como está montada e fixa antes de a retirarem do local).
No outro lado façam o mesmo.
O procedimento repete-se: colocar as peças móveis no gasóleo, lavar, limpar, secar, lubrificar e montar pela ordem inversa.

Parte 4 (Rodízio)

Esta peça é retirada desaparafusando o único parafuso que a fixa (ali não há molas, mas façam-no com cuidado, pois possui peças pequenas – anilhas e rolamento).
Feito isto, o mesmo processo: lavar, limpar, secar, lubrificar, montar pela ordem inversa.
Na lubrificação do rodízio se deve usar apenas spray lubrificante ou óleo muito fino, do tipo que é usado nas máquinas de costura.

Considerações finais

O importante a reter em todo este processo é que há partes no carreto que trabalham sob pressão de molas, que podem “voar” quando menos se espera, dai ser necessário desmontar tudo com cuidado, calma e método; Não se deve “afogar” as peças em massa lubrificante; Ajuda possuir o esquema do carreto e aconselha-se fotografar as partes antes de se passar à sua desmontagem; O funcionamento e disposição das peças móveis nos carretos de bobine vertical é simples e muito semelhante em todos os modelos.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL

Mensagem por ffgsoares »

Obrigado pelo teu contributo ó companheiro Guilherme, nunca é demais fazermos um tratamento adequado ao nosso material, só quando estamos em acção de pesca é que podemos saborear o facto de termos tudo sempre em ordem e capaz de boas performances.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Pesqueiro Alto
Mensagens: 16
Registado: domingo dez 15, 2013 11:19 pm

Re: MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL

Mensagem por Pesqueiro Alto »

Nunca é demais! :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: MANUTENÇÃO DE CARRETOS DE BOBINE VERTICAL

Mensagem por Josy »

Boas,
Ora ai estão todas as indicações para quem tem tempo poder fazer uma boa manutenção. :join:

Apenas quanto á manutenção exterior:
Não está nada mal visto dantes também fazia mais ou menos isso, mas passei a alterar apenas uma coisa, a não pôr o carreto debaixo do chuveiro tiro a bobine e passo o corpo do carreto com uma esponja embebida em água tépida.
Cumprimentos. :fixe:
Responder