Manutenção de carretos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manutenção de carretos"
na nova versão do site.

baeta
Mensagens: 16
Registado: sexta out 26, 2012 2:55 pm

Manutenção de carretos

Mensagem por baeta »

Gostava de saber a vossa opinião sobre o tempo que se deve fazer a manutenção do carreto, isto é quando falo de manutenção , não é aquela simples, limpeza e aplicação de óleo, mas sim a que se tem que desmontar o carreto e lubrificar com massa no interior. É que já ouvi dizer que se o carreto não apresentar barulho ou algum sinal de mau funcionamento não se deve abrir, será'
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por jm_araujo »

É que já ouvi dizer que se o carreto não apresentar barulho ou algum sinal de mau funcionamento não se deve abrir, será'
Não concordo.
1-depende do carreto. Um carreto de fundo usado só em pontões não tem a mesma vida de um carreto de embarcada ou de um carreto de spining nas pedras. E há carretos selados e não selados.
2-depende da vida do carreto: não é a mesma coisa pescar todos os dias que ir uma vez por mês. E se houver um azar e cair à água ou andar a rebolar na areia, não podemos descuidar só porque foi revisto à pouco tempo.
3-um bocado de água dentro do carreto não faz barulho, mas degrada a massa (fica com aspeto leitoso) e perde o poder de lubrificação e até pode começar a corroer as muitas e pequenas peças, algumas de precisão. Quando começam os barulhos pode já ser demasiado tarde.

Ok, muito paleio até agora, mas pouco para responder à pergunta original. No meu caso limpo e lubrifico os meus carretos segundo o meu instinto me aconselha. Se for à água e ficar submergido:abro. Se andou aos tombos na areia seca e vejo areia nos orifícios da manivela ou outros, ou algo arranha depois de uma boa limpeza exterior:abro. Se já não limpo há uns tempos e estou com a sensação que o devia ter feito:abro.

Ao abrires o carreto vês logo se valeu a pena ou não pelo aspeto interior: a massa leitosa ou restos de água ou areia e já valeu a pena. Se estiver limpinho e tudo com bom aspecto, ganhaste experiência e só perdeste um bocado de tempo.
baeta
Mensagens: 16
Registado: sexta out 26, 2012 2:55 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por baeta »

O meu carreto é um Tica Taurus.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por Joao Rodrigues »

baeta Escreveu:O meu carreto é um Tica Taurus.
Tica, Shimano, Banax, Daiwa e afins....neste aspecto são todos iguais!

O conselho que o companheiro "jm_araujo" te deu é um excelente procedimento que se deve fazer.

Eu faço uma embarcada por mês e o uso que dou ao carreto é constante! Está 10h seguidas a trabalhar, por isso, no dia seguinte limpo o gajo exteriormente, ponho oleo no rodizio e pouco mais.
De 3 em 3 meses abro-o e vejo como está o interior....se precisar de alguma coisa, a gente mete :fixe:
baeta
Mensagens: 16
Registado: sexta out 26, 2012 2:55 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por baeta »

Ok, obrigado, vou seguir o teu concelho.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por ffgsoares »

Eu nunca abri os meus carretos, lavo-os, limpo-os por fora, lubrifico pelo bujão e o rodízio, uma passagem geral de spray de silicone e toca a andar mas, qualquer dia têm de ser abertos lavados e massa nova pra dentro.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por NelsonP »

Eu faço a manutenção normal. Agora comecei na fase de abrir os carretos para colocar massa nova mas sem me esticar muito :join: :fixe:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por luipeq II »

é facil abrir carretos? depois conseguimos fechar sem sobrar peças?
Responder