Manutenção de carretos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manutenção de carretos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por bladerunner »

luipeq II Escreveu:é facil abrir carretos? depois conseguimos fechar sem sobrar peças?
Há quem tenha habilidade e saiba o que está a fazer, o que não é o meu caso, não tenho habilidade e sobram sempre peças, mesmo com o esquema à frente dos olhos. Por isso, deixo a manutenção mais profunda para quem sabe :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por NelsonP »

luipeq II Escreveu:é facil abrir carretos? depois conseguimos fechar sem sobrar peças?
Até um certo ponto qualquer um faz. Isto para fazer a manutenção normal !! Agora ir fazer uma revisão completa ao dito já não é para qualquer um. :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por tiagopacheco »

Eu tenho feito a manutenção aos meus regularmente e não só.
Os carretos não nos podemos esquecer que são mais ou menos como um motor de um carro. Ou seja possuem partes metálicas em fricção, que dependem do estado do óleo para atenuar o desgaste dessas mesmas peças metálicas...

Uma manutenção mais cuidada deve ser feita por vários motivos... Para trocarmos o óleo, para observarmos o desgaste das peças do interior, para podermos "agendar" a sua troca, prevenir a criação de "verdete", limpeza das bobines ( fio e bobine ) etc.. E deve ser feita por alguém com algum "calo" nisto, uma vez que é fácil, perder uma peça, ou montar alguma mal...

Em relação a intervalos não nos podemos esquecer, que por norma, quanto mais caros os carretos, melhores "interiores" têm, ou seja, de melhor qualidade são as suas rodas de coroa, os pinhões, etc... E temos de ver se o carreto apanha água ( mesmo da chuva )etc, uma vez que a água vai fazer com que o óleo fique preto, e perca as suas características. Também é importante mudar o óleo mesmo que não tenha apanhado água, uma vez que o óleo quando é novo , as suas moléculas estão arranjadas de uma maneira, ou seja, "mais juntas" o que permite mais protecção na fricção. Quando o óleo é usado muito tempo, estas ficam mais afastadas, fazendo com que o óleo não proteja tanto as partes metálicas criando mais desgaste...

Algumas fotos...

Revisão completa ao Aerlex.
Imagem

Óleo bastante velho em Tournament Surf 45QD e com água
Imagem

Tournament Surf 45QD depois de limpo
Imagem

Aero Technium Mgs Xsa pronto para a pesca... como novo
Imagem

Estas são das primeiras partes a ficar "picadas" de corrosão... Quanto fizerem a revisão, limpem bem esta parte...
Imagem

Passar a bobine por água ajuda a preservar o fio, e também a bobine... Estas ganham salitre, o que pode resultar em bobines picadas e fios partidos...
Imagem

Para quem não quiser aventurar-se tanto... Podem sempre seguir um plano básico de manutenções...

Passagem por Água doce da Bobine - Todas as Pescas
Passagem de Pincel pelo carreto ( Tirar Areia ) - Todas as Pescas
Lubrificação do Rodizio ( 5 em 5 Pescas )

Em termos da troca de óleo, podem retirar a bobine, o rotor, a tampa lateral, e com um desengordurante ou QD40, e um pincel retirar o óleo velho com muita paciencia e colocar novo, e óleo fininho nos rolamentos.

Eu faço a muda de óleo de 2 em 2 meses +-... E se apanhar água, troco antes claro.

Em termos da massa/óleo, uso uma à base de LITIO e nos rolamentos, óleo fininho tipo das máquinas de costura.. Outra coisa, tenham a noção que perdem a garantia dos carretos ao abrir os mesmos...

E garanto-vos... Ao fim de algumas boas pescas, a diferença é notória, entre um carreto bem estimado e um mal estimado... e se calhar ao fim de 2 ou 3 anos, num shimano ou outro de gama media-baixa, poupamos 30 ou 40€ em peças... portanto...
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por jm_araujo »

Hoje em dia não há desculpa para sobrarem peças. Toda a gente hoje tem máquina fotográfica digital, mais não seja a do telemóvel.
Quando desmonto algo mais complexo ou que não tenho experiência, vou tirando fotos a cada passo. Assim se não puder voltar montar na hora, se não souber onde vai uma peça ou me esquecer da ordem em que desmontei, vou ver às fotos.
Rolamentos também usava óleo fino que lubrifica muito bem mas não faz barreira nenhuma e quando leva com água salgada é logo lavado. Ultimamente tenho tido melhores resultados com um banho de óleo normal onde os rolo até ficarem bem impregnados e depois meto dos dois lados massa consistente de lítio resistente à água (uma da Mobil de cor azul que tenho das mecânicas). Forma uma barreira mais resistente à água salgada. Não fica tão soltos porque o óleo e massa são mais espessos, mas a diferença é pequena e dura muito mais tempo entre lubrificações. Nos rodízios então a diferença surpreendeu-me.
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por pedrodasilva »

Boas, eu também costumo fazer as revisões aos meus carreto e faço 3 vezes por ano e quando comecei usava também o sistema da maquina fotográfica. Eu uso uma massa muito boa que aconselho a todos, visto ser uma massa adequada para agua Salgada que é a mil.com TW25B. Outra coisa que faço é por Retaining Compound nas juntas do carrete e nos parafusos que garante a estanquicidade dos carretos e nos parafusos faz com que as roscas não se desgastem...
Jteodoro
Mensagens: 94
Registado: sexta ago 23, 2013 6:10 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por Jteodoro »

tiagopacheco Escreveu:Eu tenho feito a manutenção aos meus regularmente e não só.
Os carretos não nos podemos esquecer que são mais ou menos como um motor de um carro. Ou seja possuem partes metálicas em fricção, que dependem do estado do óleo para atenuar o desgaste dessas mesmas peças metálicas...

Uma manutenção mais cuidada deve ser feita por vários motivos... Para trocarmos o óleo, para observarmos o desgaste das peças do interior, para podermos "agendar" a sua troca, prevenir a criação de "verdete", limpeza das bobines ( fio e bobine ) etc.. E deve ser feita por alguém com algum "calo" nisto, uma vez que é fácil, perder uma peça, ou montar alguma mal...

Em relação a intervalos não nos podemos esquecer, que por norma, quanto mais caros os carretos, melhores "interiores" têm, ou seja, de melhor qualidade são as suas rodas de coroa, os pinhões, etc... E temos de ver se o carreto apanha água ( mesmo da chuva )etc, uma vez que a água vai fazer com que o óleo fique preto, e perca as suas características. Também é importante mudar o óleo mesmo que não tenha apanhado água, uma vez que o óleo quando é novo , as suas moléculas estão arranjadas de uma maneira, ou seja, "mais juntas" o que permite mais protecção na fricção. Quando o óleo é usado muito tempo, estas ficam mais afastadas, fazendo com que o óleo não proteja tanto as partes metálicas criando mais desgaste...

Algumas fotos...

Revisão completa ao Aerlex.
Imagem

Óleo bastante velho em Tournament Surf 45QD e com água
Imagem

Tournament Surf 45QD depois de limpo
Imagem

Aero Technium Mgs Xsa pronto para a pesca... como novo
Imagem

Estas são das primeiras partes a ficar "picadas" de corrosão... Quanto fizerem a revisão, limpem bem esta parte...
Imagem

Passar a bobine por água ajuda a preservar o fio, e também a bobine... Estas ganham salitre, o que pode resultar em bobines picadas e fios partidos...
Imagem

Para quem não quiser aventurar-se tanto... Podem sempre seguir um plano básico de manutenções...

Passagem por Água doce da Bobine - Todas as Pescas
Passagem de Pincel pelo carreto ( Tirar Areia ) - Todas as Pescas
Lubrificação do Rodizio ( 5 em 5 Pescas )

Em termos da troca de óleo, podem retirar a bobine, o rotor, a tampa lateral, e com um desengordurante ou QD40, e um pincel retirar o óleo velho com muita paciencia e colocar novo, e óleo fininho nos rolamentos.

Eu faço a muda de óleo de 2 em 2 meses +-... E se apanhar água, troco antes claro.

Em termos da massa/óleo, uso uma à base de LITIO e nos rolamentos, óleo fininho tipo das máquinas de costura.. Outra coisa, tenham a noção que perdem a garantia dos carretos ao abrir os mesmos...

E garanto-vos... Ao fim de algumas boas pescas, a diferença é notória, entre um carreto bem estimado e um mal estimado... e se calhar ao fim de 2 ou 3 anos, num shimano ou outro de gama media-baixa, poupamos 30 ou 40€ em peças... portanto...

Agora é que me deixas te a pensar, então se o abrir perco a garantia?! Não faz qualquer tipo de sentido haver garantias então, visto que é necessário de tempos a tempos fazer uma manutenção do carreto.
Alexandre Manuel
Mensagens: 82
Registado: quarta mai 25, 2011 11:20 am

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por Alexandre Manuel »

Boas

Tambem faço as manutenções aos carretos, e restante material da pesca, e não venho aqui tirar algum merito aos materiais usados pelos restantes colegas, muito pelo contrário, venho dar uma dica se assim se pode dizer.Á cerca de uns meses descobri um material que utilizo não para fazer qualquer lubrificação interior rolamentos, croas, etc mas sim manivelas e dar alguma estanqueidade.
Esse material é a vaselina liquida e sólida. Uso a liquida tambem nas canas depois de bem lavadas com água doce, seco e embebedo um pano e passo por elas todas, passado umas duas horas passo um pano seco e macio e voila parecem canas novas, mas sem aquela gordura desagradável e que agarra tudo.
A vaselina sólida uso por exemplo para resguardar os rolamentos ou seja, quando limpo os rolamentos mergulhos em oleo muito fino e passados duas horas retiros e esfrego-lhes com vaselina,o que em meu ver tem dado bons resultados pois de manutenção em manutenção verifico que o oleo fino onde estiveram mergulhados mantem as suas caracteristicas.
A razão que me fez utilizar este produto é que é incolor, e a água repele na totalidade.
Desculpem lá este relatório mas foi uma expriência que fiz e parece-me com bons resultados.
Tenho alguns carretos e canas que estão como novos.
A vaselina liquida compro nas farmácias e a solida nas drogarias.

Boas pescarias
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Manutenção de carretos

Mensagem por tiagopacheco »

Sim eu também costumo mergulhar os rolamentos em óleo fininho, aquando de revisões mais profundas...

Em relação a canas, eu costumo lavar com detergente de lavar os carros ( no caso Sonax ), e depois de sêcas, costumo passar um pano com óleo, e passo nos passadores...
Responder