carreto para surfcasting?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"carreto para surfcasting?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
Dos carretos em questão não conheço nenhum, mas posso dizer o meu ponto de vista acerca do assunto ryobi que se esta a falar.
Queria comprar um carreto barato pó meu irmão mais novo se iniciar na embarcada e vi o ryobi arctica 8000 na loja por 120€ e acabei por comprar por 100€ e uma coisa eu tenho a certeza, se fosse exactamente o mesmo carreto mas a dizer Vega ou trabucco, sem saber que era feito pela ryobi, eu não comprava...
Isto porque sei que essas marcas não têm engenharia nem producao para desenvolver carretos e o mais provável era serem fabricados nuns chinocas.
Já a ryobi pelo conhecimento que tenho de outras áreas, como de equipamentos e máquinas para construção de confiança em termos de durabilidade, transmite me confiança.
Sei que por 100€ não pode ser grande máquina mas acredito que vale o dinheiro em termos de qualidade/ preço.
Cump,
Roberto
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por tiagopacheco »

Não deves pensar assim Beto... Eu dantes também pensava assim , mas depois de uma grande reflexão sobre este tema, fiquei a pensar doutra maneira...

Em 1º Lugar, temos de pensar que antes demais, estamos a falar duma empresas Portuguesas, logo ai têm mais problemas que muitas outras no mundo... Tanto em termos financeiros, como de expansão. Também não esquecer que somos um país pequeno, com poucos compradores, a única maneira que uma marca tem de se expandir é vender lá fora, mas se lhes colocarem taxas enormes, torna-se inviável...

Não esquecer, que não se trata de know-how, engenharia, etc .. trata-se de uma questão financeira. Pensa bem, a Vega, e tou a dar só como exemplo esta marca, tem30 anos no mercado, achas que não sabia mandar fazer um carreto de excelência? É claro que sim... que sabe. A questão é que a Shimano, ou a Daiwa, podem investir 1.000.000€ num carreto novo, e sabem que têm logo vendidos à partida umas dezenas de milhares vendidos pelo mundo inteiro. Uma marca Portuguesa, não se pode dar ao luxo dum investimento destes, primeiro sabendo que tem de competir com os Tubarões, e segundo, porque nunca conseguiriam colocar um carreto bom, ao mesmo preço dos das grandes marcas.

Esta é a questão pela qual as marcas não se aventuram na execução de carretos, e se limitam a comprar...

Agora aqui quanto a mim é que está o segredo...
... Infelizmente as marcas nacionais estão como a economia nacional e para mim e é só uma opinião que se calhar muitos partilham , há para todos os gostos, umas vão terminar infelizmente segundo o que se diz ( caso da Hiro ), outras necessitam de um melhor designer, outras tentam apenas manter-se, outras fazem daquilo que têm, o que não têm lol, e quanto a mim nos últimos 3 anos, existiram apenas 2, e volto a referir 2 marcas nacionais a querer andar para a frente... A Yuki, e a Vega. A Yuki embora marca sediada em Espanha é de um Português, portanto conto-a como marca nacional.

Para os mais cépticos, que ainda partilham a da opinião do Beto, de que uma coisa só por dizer Vega ( Ou Nbs, ou Barros etc )não seria boa...etc então devem pensar o mesmo de todas as marcas nacionais... se bem que a Vega é a mais antiga neste momento em Portugal. Eu sei que não é fácil acabar com este estigma, mas de encontro ao que eu disse e embora em 2 vertentes diferentes, a Vega e a Yuki têm tentado fortemente, e quanto a mim têm conseguido acabar com este estigma... A Vega no segmento "doméstico", e a Yuki no desportivo, com a ajuda do Zé Afonso.

Lembrem-se da saudosa Potenza Hybrid, que se dissesse Shimano .... upa upa lol Lembrem-se que e penso que aqui entra o facto de não serem gananciosos, nos carretos e para mim até 60€, os Vegas são claramente as melhores opções de a uns anos para cá... As Cadenzas, referências no segmento mais barato, as Hellion nem é preciso falar... Nas canas de boia, um mega hit de vendas, a Bullfight ... Os carretos LT's para 40€ e 35€ para Spinning e Boia que são dificeis de superar ... Etc Etc Etc

Este ano podemos ver a Evidenza, a Kinetic, as Supercore e as Supercaster ... que há uns anos eram canas que ninguem dizia que seriam de uma marca como a Vega. Neste momento a Vega tem escritórios em Espanha, Portugal,e na China para controlar os seus produtos. Em portugal em termos de assistência e garantias é referência, tendo sempre peças suplentes, trocando partes partidas em garantia 1º, e perguntando depois...

Quanto à Yuki, marca de referência em 2012, e 2013, fruto de certeza de muito trabalhinho entre o Ze Afonso, e a pessoa responsável pela marca, Cana usada pelos melhores do Mundo em Portugal, em Espanha e Reino Unido... Marca que tem tentado a expansão também... Canas soberbas, paus, canas técnicas, a gama tem de tudo, bonitas, e boas...

Será que deviamos dizer "Nao compro aquela X6 porque é Yuki.. vou comprar antes uma Shimano" ... Quem pensar assim perde bastante ...

Acho que o que devemos aqui captar ... é ...

- Uma marca nacional apesar de não fabricar certas coisas, tem profissionais, uns com mais tempo que outros de casa, com mais ou menos experiencia, e éticas diferentes ... E ... Podem ter bons materiais, para isso queiram pagar um pouco mais, querer expandir-se e ter qualidade, ter os contactos certos nas fábricas certas e que queiram servir melhor o cliente, e menos banha da cobra...

E outra coisa Beto, no caso desse carreto , acredita que há carretos "xinocas" por 100€ tão bons ou melhores que esse... Acho que devemos ter um espirito mais aberto, e experimentar sempre as coisas ;)
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por Beto_Manja »

Boas Tiago,

Como disse anteriormente, não conheço nada de carretos...
Por falta de tempo / curiosidade / etc. nunca me deu para andar a pesquisar, experimentar e ler sobre material, daí não conhecer nada do que se fala por aqui, a não ser claro, os que tenho ou que os meus colegas de pesca têm, que basicamente são shimanos e daiwa ( os meus são todos shimano e não troco :dedos2: ).
Partilho a tua opinião no sentido em que devemos apoiar o que é nacional, mas no caso que descreves, também não o é!
Esses vega que são feitos na ryobi não são produto nacional, como defendes e bem, apenas são comercializados pela marca portuguesa, é o mesmo que uma qualquer loja portuguesa que compra produto extrangeiro.
No meu ponto de vista, apenas quis realçar que eu, como muitos outros, compram o que conhecem e se aperecer um carreto exactamente igual mas com "nome" diferente as pessoas optam pela marca que conhecem, mesmo que o preço (a não ser exagerado) seja mais barato.

Cumps,
Roberto
Responder