carreto para surfcasting?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"carreto para surfcasting?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por tiagopacheco »

Como nao consigo editar aqui fica o post anterior completo :

Vamos lá ver se a gente se entende :join:

Vou falar do que sei sobre este assunto... ou seja o que quis dizer com o que falei anteriormente...
Não falo no teu caso especifico, mas a maior parte da malta tem um entendimento errado desta questão, por falta de informação...

A Tubertini, a Vega, a Barros, a NBS, Colmic, etc etc NÃO FAZEM CARRETOS, não têm fábricas. O Custo de fabricar um carreto novo é imenso, em termos de moldes, por isso as marcas mais pequenas ( Excepção para Shimano , Ryobi, Daiwa ), compram carretos, seja numa pequena fábrica na China, seja a marcas como a Ryobi, como bem falaste acerca da Tubertini.

A Ryobi é uma marca com 60 ou 70 anos, é uma marca enorme respeitada no japão, e como bem falaste em 2000 foram adquiridos os direitos por uma firma de nome JOHSHUYA, mas isto não invalida que todas as peças sejam manufacturas com a qualidade e principios Ryobi certo? Dai que no meu entender Ryobi ou JOHSHUYA, não interessam para a questão do que estamos a falar, pois tenho a certeza que um carreto JOHSHUYA é um carreto Ryobi.

ISto é muito simples, ler as publicidades que vêm nos carretos e ler tudo à letra
como diz aqui http://pesca-companhia.com/pt/spinning- ... -8000.html , a evolução natural da estreita colaboração técnica entre a Tubertini e a Ryobi. Então e a estreita colaboração entre a Ryobi e a Vega? Entre a Ryobi e a Barros, e entre a Ryobi e a Colmic?

Era aqui que eu queria chegar ... Não é como falas de clones, etc ... Há mais carretos Ryobi no mercado. Era a isso que me referia... Tens o Vega Insignia que é Ryobi, e mais alguns ... Podemos dizer que nasceram da mais estreita colaboração entre a Vega e a Ryobi ? Ou entre a Colmic e a Ryobi? Claro que não ...

Como alguem que está no ramo a 30 anos , me disse uma vez durante um almoço " A Ryobi é uma marca muito consagrada no Japão, não só em artigos de pesca, e Como marca quer ser reconhecida como Ryobi apenas no Japão, sendo que internacionalmente seria vendida através de outra marca". Como a tubertini, que referiste e bem bladerunner...

Agora as coisas mudaram, e já aparecem carretos RYOBI cá... com a marca Ryobi, mas também já os vendem com outras marcas... daí eu ter referido que acho um exagero, pessoalmente dizer que os carretos nascem da colaboração especial entre x e y, uma vez que os carretos são x e vendidos com a marca y... só isso. quem desenvolveu por exemplo o AP Power, se foi a Ryobi só, se foi a Tubertini só, se o carreto nasceu da ideia de quem, isso nao sei dizer, nao tenho dados concretos nem para afirmar se foram os 2, ou 1 só...

Era só ai que queria chegar, e não foi de todo o meu objectivo ofender-te ou dizer que nao percebes nada disto... ou do tema em questão...
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por dpeneireiro »

Ó Tiago (se me permites que te trate assim) eu não levei nada a mal.
É como dizes, de ano para ano o material muda e algumas coisas perdem qualidade, de forma a que com a fama adquirida anteriormente ganharem mais lucros, coisa que condeno.
Eu achei foi a tua resposta inicial um pouco ambigua e se era sobre o material ou sobre a publicidade.
Sobre a publicidade, está tudo dito vale o que vale e eu quando for grande e me calhar o millions vou fabricar fio 0.20 que vai aguentar 50Kg :118: . :dificil:
Mas se o "Não vão por ai" era pelo material, gostaria de saber o porquê: se o Triton realmente é fraquito para o que custa, ou foi "piorado" em 2013, ou a concorrência alavancou algum produto)... gostaria de saber eu e certamente muitos outros e por isso pedi os "esclarecimentos". Agora já sei, que segundo a opinião de alguém que considero pessoa "de confiança" pela ajuda desiteressada e muito pertinente que dá aqui no forúm o de 2013 é um pouco pior. Uma só opinião não muda o que penso mas faz-me ir pesquisar um pouco mais e muda o discurso, agora em vez de dizer: "Ah e tal o triton é uma grande máquina", digo:"Pá, olha o Triton é muito bem falado e considerava-o uma grande máquina, mas há pessoal que acha a versão de 2013 mais fraquita. Esta de 2013 não conheço, mas a anterior era para mim um dos melhores carretos no seu segmento".

Como infelizmente o meu emprego não é de tester de material de pesca (isso é que era porreiro) nem tenho conhecimentos (amigos) suficientes para experimentar muito material diversificado, limito-me a falar do que vejo, sinto e ouço e avalio as coisas e formo opinião mediante todos esses pressupostos. Às vezes posso ter avaliado mal e estar enganado, e dai ter pedido para esclareceres o assunto.
Se dizes que a Banax baixou a qualidade deste acessório em particular, apesar de ser a primeira vez que ouço isso e não estar ciente desse promenor, eu acredito e já vou pesquisar sobre isso. Até porque como disse, aconselhei-o a algumas pessoas e tenho um amigo interessado em comprar um e não quero mesmo que ele se sinta "enganado".
Este forúm serve para isso mesmo: troca de experiencias e opiniões, e é onde bebo muita informação. Eu quando compro alguma coisa vejo o que me parece bom e pesquiso um pouco, se continuo com dúvidas pergunto por aqui. Quando comprei um carreto, tinha um em mente e mudei de ideias por causa dos conselhos aqui do forum... todos me falavam bem de um especifico, fui analisar, vê-lo mecher-lhe e vi que realmente era melhor e valia o esforço da diferença monetária... não estou nada arrependido. Pena é não estar já estragado com uso intensissimo que era sinal que ia à beira mar muito mais vezes do que vou :join: .
Da mesma forma quando tento ajudar alguém posso ter uma impressão errada e agradeço se me corrigirem.

Bom, vamos mas é à pesca que o fim de semana está á porta :fixe: ...
:fishcool:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Os "clones" de que falo são fabricados na China por esta empresa WEIHAI RYOBI INTERNATIONAL TRADING CO., LTD. Mais uma com acordo de empresa da JOHSHUYA, desde 2008, o que lhe permite fabricar e vender material ryobi para todo o mundo, com excepção do Japão.

Por isso vemos muitos produtos "clonados" vendidos pela Vega, Barros, etc.

Com já foi dito, a engenharia é ryobi, mas a colaboração entre empresas vai desde o design, a engenharia, o desenvolvimento, etc, etc. E isso é feito entre estas duas empresas.

Abraço
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por tiagopacheco »

Eu as vezes não me explico bem por palavras, e depois geram-se maus entendimentos dai este post... Mas a Ryobi em Portugal é vendida por todos os agentes Cormoura.

Dou-vos um exemplo que mostra bem uma parte do que se tá a passar na industria nacional e que quanto a mim mostra uma falta de ética por parte da empresa que fabricou estes carretos e os vendeu... E este exemplo vai ao encontro do que eu quis dizer, ou melhor explica melhor o que quis dizer ...

Por norma, uma empresa que faça um carreto X, devia vende-lo apenas a uma marca dum País... isto é uma questão ética simples...

Agora vejam estes carretos :

VEGA CAMARO 6000
Imagem

HART Custom XS6500
Imagem

Colmic Typhon
Imagem

Barros / Trabucco Exceed Spin
Imagem

Ryobi ( Representada pela Cormoura em MORA2013 )
Imagem

Agora vamos ao explicar :

Imaginem que a marca X em relação a um destes carretos diz "o novo carreto bla bla nasce de um conceito novo que bla bla bla bla" ...
Ora será mesmo um conceito novo? Ou é um conceito que mais 4 marcas pelo menos têm do mesmo fabricante? Será que podemos dizer que o carreto X, Y, ou Z, nasce duma parceria imaginemos entre a Ryobi e a Vega, ou entre a Ryobi e a Colmic, ou entre a Ryobi e a Hart ou entre a Ryobi e a Barros? Era só aqui que queria chegar... Acho que é uma linha muito estreita, podermos falar em se o carreto X ou Y é responsabilidade de marca tal....

Por exemplo penso que neste caso concreto até a Trabucco foi a 1ª a apresentar este carreto

Como conclusão e acerca dos carretos mencionados, são todos iguais com preços semelhantes com a excepção do barros, que é bem mais caro... O Colmic é o mais barato , mas só tras uma bobine, o Hart é quase ao mesmo preço do Colmic, o Vega é mais caro 20€ mas trás mais uma bobine...

Para mim a questão central é que caso os 5 sejam fabricados pela Ryobi, não podemos atribuir que foram colaboração de nenhuma das 4 marcas... foram apenas comprados, e colocados os logos, e ligeiras diferenças...

É lógico que cada marca publicita o carreto como "seu"...
Exemplo a Barros dizia sobre o Exceed "Exceeding your expectations..." Será bem assim? ;)
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por tiagopacheco »

bladerunner Escreveu:Boas,

Os "clones" de que falo são fabricados na China por esta empresa WEIHAI RYOBI INTERNATIONAL TRADING CO., LTD. Mais uma com acordo de empresa da JOHSHUYA, desde 2008, o que lhe permite fabricar e vender material ryobi para todo o mundo, com excepção do Japão.

Por isso vemos muitos produtos "clonados" vendidos pela Vega, Barros, etc.

Com já foi dito, a engenharia é ryobi, mas a colaboração entre empresas vai desde o design, a engenharia, o desenvolvimento, etc, etc. E isso é feito entre estas duas empresas.

Abraço
Este post clarificou o que também tinhas dito , e já percebi melhor o que quiseste dizer e assim concordo plenamente :)
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por tiagopacheco »

dpeneireiro Escreveu:Ó Tiago (se me permites que te trate assim) eu não levei nada a mal.
É como dizes, de ano para ano o material muda e algumas coisas perdem qualidade, de forma a que com a fama adquirida anteriormente ganharem mais lucros, coisa que condeno.
Eu achei foi a tua resposta inicial um pouco ambigua e se era sobre o material ou sobre a publicidade.
Sobre a publicidade, está tudo dito vale o que vale e eu quando for grande e me calhar o millions vou fabricar fio 0.20 que vai aguentar 50Kg :118: . :dificil:

Sem eu querer referir nomes em específico , falo de publicidades com frases como a qualidade é o nosso forte, ou o fio mais forte do mundo, tecnologia e qualidade, etc ... Quando quem pesca, sabe que não é o fio mais forte do mundo, quando a coisa que referem e falam em tecnologia, é uma coisa banal, etc etc etc se é que me entendem...mas é um facto que estas frases feitas vendem, e levam a que muita gente compre os produtos e depois fique desiludida

Mas se o "Não vão por ai" era pelo material, gostaria de saber o porquê: se o Triton realmente é fraquito para o que custa, ou foi "piorado" em 2013, ou a concorrência alavancou algum produto)... gostaria de saber eu e certamente muitos outros e por isso pedi os "esclarecimentos". Agora já sei, que segundo a opinião de alguém que considero pessoa "de confiança" pela ajuda desiteressada e muito pertinente que dá aqui no forúm o de 2013 é um pouco pior. Uma só opinião não muda o que penso mas faz-me ir pesquisar um pouco mais e muda o discurso, agora em vez de dizer: "Ah e tal o triton é uma grande máquina", digo:"Pá, olha o Triton é muito bem falado e considerava-o uma grande máquina, mas há pessoal que acha a versão de 2013 mais fraquita. Esta de 2013 não conheço, mas a anterior era para mim um dos melhores carretos no seu segmento".

Em relação a este assunto, em relação ao Triton não posso falar, mas lembro-me de a uns 2 anos ter experimentado o Stallion, e de ter experimentado em 2013 a versão de 2013, e fiquei com a sensação do antigo ser BEM MELHOR. Em relação ao Poseidon e Triton, penso que haviam aqui posts, em que se punha em causa a qualidade dos mesmos para as versões antigas. Penso que o FilipePC fala disso algures.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por joaonumberone »

epá isso não é novidade nenhuma, vão comprar um carro e depois da marca só tem o "logo", o resto é feito por terceiros, mas mesmo assim dizem ah e tal é um motor X da nossa marca e é muito evoluido e tal, mas é igual á concorrência e muitas vezes de marcas que nem são do grupo.

Mas muitas vezes lá dentro do chassis há coisas diferentes portanto!

Esse Trabucco é bom :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: carreto para surfcasting?

Mensagem por tiagopacheco »

O Trabucco é bom... Mas custa 200 e tal euros ... O Vega é igual por 160€ com 2 bobines ... o Colmic por 130€ apesar de trazer só uma bobine, é ainda melhor que o trabucco que custa 100€ + loooooooooool
Responder