Devo abrir o SU?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Devo abrir o SU?"
na nova versão do site.

Chuva
Mensagens: 90
Registado: quinta nov 11, 2010 4:18 am

Devo abrir o SU?

Mensagem por Chuva »

Bom dia,

Acabei de chegar de ferias de Portugal. No ultimo dia de pesca tive um azar. Passou uma daquelas lanchas com um condutor que pensa que o mar e' todo dele e arrastou a cana e carreto para a agua. Felizmente a linha partiu e a cana ficou a flutuar na agua a' beirinha. Eu nem sabia que a cana flutuava! O problema e' que o carreto esteve um bom minuto emergido na agua salgada. De imediato lavei com agua doce pois tinha um garrafao comigo. Mal cheguei a Londres colocquei aquele oleozinho que vem com o carreto na porta de manutencao.

O problema e' que tenho medo que por dentro e nao so' ainda haja agua salgada a secar. Eu nunca abri o carreto e tenho medo de o fazer... sobram-me sempre pecas! Acham que nao e' preciso abrir ou devo mandar para a Shimano para manutencao? O carreto tem quase 10 meses e tenho sempre imenso cuidado com ele.

Lembro-me de ter visto um video, acho que em espanhol, de uma pessoa a mudar rolamentos dum shimano mas nao consigo encontrar... alguem sabe deste video?

Obrigado,
Chuva
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por joaonumberone »

Já me aconteceu e mandei desmontar tudo.
Se fosse eu num carreto desses que é bonzinho, mandava desmontar e limpar tudo ao pormenor, mesmo sendo resistente pode ficar danificado e isso é coisa para durar muitos anos.

Por acaso já procurei imagens para ver como se desmonta isso passo a passo mas não encontrei com todos os detalhes.

Cá custa no máximo 10 euros
Chuva
Mensagens: 90
Registado: quinta nov 11, 2010 4:18 am

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por Chuva »

Obrigado Joao,

Pois, concordo plenamente contigo. Prefiro pagar e ter o servico bem feito. Ainda por cima vem a epoca de inverno que e' sempre uma epoca muito mais rigorosa que a do verao. Ele parece estar a rabalhar bem mas tenho meno que as partes onde haja friccao sejam afetadas no futuro por algum residuo de salitre/sal.

O meu dilema e' que tenho de enviar os carreto por correio para fazerem a manutencao, visto que nao tenho nada aqui perto de mim. E mandar isso e fazer o seguro, nao va' os correios desaparecer com a maquina, e' coisa para custar uns bons 30 euros penso eu. Ainda nao me informei bem.

Mas pronto o importante e' saber que tenho mesmo de fazer alguma coisa em relacao ao que aconteceu.

Obrigado mais uma vez.

Abraco,
Chuva
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por tiagopacheco »

Tens de o abrir rapidamente senão ganhas rolamentos novos, e uma grande chatisse...
Chuva
Mensagens: 90
Registado: quinta nov 11, 2010 4:18 am

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por Chuva »

Ja' abri com muito cuidado. Parece estar ok. A massa ainda esta' intacta e so' consigo ver alguns pingos de agua. Devo fazer alguma coisa agora? Nao tenho dessa massa para colocar de novo. Que massa devo comprar? Aplico algum spray? Tenho WD40 e um spray de oleo parecido com o mesmo.

Imagem

Abraco,
Chuva
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por joaonumberone »

Eu nunca os desmontei, mas quanto a mim a ideia é desmontares mesmo tudo e 1º limpares as peças todas com petroleo ou algo assim 2º secar tudo bem sequinho 3º ir montando e colocando a massa 4º apanhar mais uns peixinhos bons.

Atenção que há sitios que é para pôr massa e outros que é para meter óleo.

A massa compra-se nas lojas de pesca, não é preciso meter muita.
Avatar do Utilizador
Nunx
Mensagens: 74
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por Nunx »

Boa foto.
O carreto tem bastante água e não deve ser utilizado assim. Aliás sobre a peça da esquerda, a que faz subir e descer a bobine, vê-se que a massa já está contaminada.
Queres uma sugestão? Não desmontes ainda mais o carreto: arranja 1/2 litro de petróleo, uma vasilha larga e um pincel. Depois de tudo bem pincelado e lavado deixas a secar uns dois ou três dias aberto antes de colocares massa em todas as peças com excepção dos rolamentos que devem lubrificados com óleo fino. O óleo que veio com o carreto serve perfeitamente.
Se não queres chatear-te tens em UK um representante/reparador da Shimano bastante bom e que dá garantia ao equipamento: a Felindre (http://www.shimanofelindre.co.uk/. Inclusivé qualquer peça ou reparação de que venhas a precisar é o indicado, em Portugal nem temos nada assim...
:beer:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Devo abrir o SU?

Mensagem por tiagopacheco »

Ve-se que não está bom amigo

Onde está aquela massa com cor cinzenta, isso quer dizer OLEO + ÁGUA.

O que eu ia dizer te o Nunx já disse e bem...
Responder