Shimano Aero technium XT 10000

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Shimano Aero technium XT 10000"
na nova versão do site.

edu73
Mensagens: 76
Registado: segunda set 13, 2010 10:18 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por edu73 »

soutelo Escreveu:
Comporta50 Escreveu:
soutelo Escreveu: Boas,
Linha a mais não!Linha com muita memória também penso que não! O diâmetro é 0.35.
Abraço
Penso que essa linha também não é rija. Será que foi devidamente bobinada? Com o devido aperto?
Se a bobina não tem nylon a mais, se não tem muita memória, um fio 0,35 não deveria desenrolar assim...
É fazer como diz o ffgsoares (passar a linha sem abrir a asa de cesto, alivia-se o drag de forma que a linha corra com pouca pressão)

Outra hipótese: Lança directo do fio do carreto ou tem algum chicote com mais diâmetro? Neste caso até pode ser a causa (mediante a qualidade da linha que e a quandidade que tiver)

Ab
Boa noite,

A linha tem a sua rigidez! Sim foi devidamente como já fiz para todos os carretos que anteriormente enchi de linha. Sempre com o devido aperto pois faço sempre como ensinaram na loja onde costumava ir.Eu costumo passar a linha sem abrir a asa do cesto, não utilizo é o drag para isso, mas sim o botão usado para a mane te poder andar nos dois sentidos. Não uso chicotes, mas nunca tive problema com isso, todos os carretos que tenho não levam shock leader e nenhum deles deu este problema. A linha não posso dizer muito pois é a primeira vez que a uso, para já estou satisfeito e não acredito que seja problema da mesma. Em relação a quantidade levou os 300m penso que seja isto que a bobine indica, por isso também penso não ser esse o problema. Sei que os últimos metros que ficam na bobine não ficam totalmente "justos" a bobine.
Com tempo eu vou apanhar o possível erro que esta a acontecer. Desde já agradeço a sua ajuda.

Abraço.

ja suspeitava disso que tu viravas o botao para pores o fio pelos passadores,o xt e macio e assimque tu lhe das folga ele roda logo e o fio passa para baixo ,nao acontece so no xt usa o drag e nao des muita fçlga :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
Voltando ao inicio do tópico, se o fio dentro da bobine já esta muito torcido e encaracola assim que das um pouco de folga na linha, experimenta o seguinte.
Com um colega na praia, passa a linha nos passadores e entrega a ponta solta da linha ao colega, abre a asa de cesto e começa a caminhar ate desenrolar o fio todo (ou então pede ao colega para ser ele a andar....ehehe) quando tiveres tudo desbobinado ele solta o fio e tu com os dedos exerces alguma resistência no fio enquanto vais bobinando.
O fio como trás a ponta solta sem chumbadas ou destorcedores, elementos que causam sempre alguma resistência, vai perdendo alguns jeitos.
Quanto mais repetires o processo mais destorcido o fio vai ficando.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por ffgsoares »

Embora dê um bocado de trabalho é uma boa ideia ó Beto, para aqueles fios mais duros e com alguma memória, que costumam encaracolar é um bom método de o destorcer, e ainda se faz algum exercício :hahaha:

Boas pescarias :fixe:
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por soutelo »

Joao Rodrigues Escreveu:Bom dia.
Eu tenho no carreto 0,35 e depois termino com +/-15mts com 0,45.
Com chumbadas a partir das 100g partia os fios todos (experimentei algumas marcas diferentes e éra igual)

Shockleaders não são mito.....tem tudo a ver com a forma como se lança!!!

Se o lancamento for feito com a chumbada a cerca de 3,5mts da ponteira da cana, o lancamento faz tipo pendulo e quando se larga o dedo do fio para ele correr, a chumbada está quase ao nivel das nossas cabeças e só ai é que se dá o esticão final.
Neste caso até um 0,35 bom aguenta.

Se lancares tambem à mesma distancia da ponteira da cana, mas se começares logo a "esticar" o lancamento, só mesmo um 0,40 ou mais é qe aguenta.

Não sou nenhum expert, mas acho que tem tudo a ver com o pescador em si.

Gostava de ouvir a opinião de outros :fixe:
Boa noite,

Joao como já disse anteriormente com estas medidas nunca tive problemas, e gostos não se discutem, portanto depende de cada pescador e do gosto de cada um, já vi pescadores a usar shock leader como outros a não o utilizar! Os meus lançamentos tanto faço com o peso a altura do carreto, como com ele na areia, mas é como digo depende de cada um.

Abraço e obrigado pela partilha.
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por soutelo »

joaonumberone Escreveu:O 0,35 é bem forte e é capaz de não precisar de chicote, eu por acaso uso mas por outros motivos.
Boa noite,

João em breve vou meter aqui um filme para acreditarem que não uso shock leader, nestas medidas claro, e que não existe "tiro aos pratos" como podem pensar, pelo menos no meu caso.
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por soutelo »

FILIPEPC Escreveu:Apenas vou dar a minha opinião, nada mais.
Não concordo que seja um mito. Eu não consigo pescar com menos de 0,35 directo, e mesmo 0,35 me parte por vezes. Não dá. Se usar uma chumbada de 150/160 gramas e fizer um lançamento lateral é quase certo que me vai partir com diametros abaixo.
Agora se fizer lançamentos fracos, e com chumbadas muito leves, aí sim, os diametros mais baixos podem servir.
Tudo tem a ver com um conjunto de factores, onde está incluído:
- Qualidade da linha.
- Diametro da linha VS chumbada usada.
- Tipo de lançamento.
- Condições climatéricas do dia( se estiver muito vento, é outro factor a ter em conta).
- E claro nós próprios e a nossa forma de aplicar a força.
Boa noite,

Filipe eu também não sou de pescar com linhas abaixo de 0.30, apenas o faço para a pesca de rio ou quando a resistência da linha vs capacidade da mesma me satisfazem. Concordo contigo, é perfeitamente normal que ao fazeres um lançamento lateral ou então de rotação a força exercida na linha seja muito superior a um dito lançamento normal. Em relação ao factor de lançamentos fracos e chumbadas não acredito que possas ir por ai, vou dar um caso que se passou comigo, no ultimo Verão usei uma linha da Cormoura de diâmetro 0.20 e a mesma nem com 50g aguentava sem o shock leader nem com lançamentos sem exercer força nenhuma na cana.
Em relação aos factores concordo plenamente tirando o das condições climatéricas, mas isto é o que eu penso claro.

Abraço e obrigado pela tua opinião.
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por soutelo »

ffgsoares Escreveu:Quanto ao enrolar da linha no carreto no acto de montar o material, ó Soutelo faz lá como eu digo e depois conta aí á malta ok, mas tu dizes que por veses a linha também se enrola no carreto quando vais puxar as pescas, isso é que já é um problema diferente, esse carreto não usa aquela protecção por baixo da bobine como os Ultegras ? ... mas por agora vê como corre essa operação.

Um abraço :fixe:
Soares mal vá eu comunico o resultado. Sim o carreto tem a mesma proteção dos Ultegras.
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por soutelo »

edu73 Escreveu:boas eu no meu at xt tenho numa bobine o,35 e na outra 0,28 quando pesco aqui no tejo com alguma corrente uso baixadas de o0,45 trabbuco t force e as chumbadas sao entre 150 a 180g e a esticar bem e raramente sai 1 tiro ,ja me aconteceu mas foi partir o destorcedor ou nalgumas chumbadas m,ais velhas partir a argola mas o fio nao, so quando a mare esta mais vazia e ha rocha e o fio roça mas mesmo assim raramente :fixe:
Boa noite,

edu vejo que também não usas chicote e não tens problemas com isso :fixe:. Pois a pouco tempo usei os destorcedores da nbs e não aconselho a ninguém partem todos, até que já informei o dono da loja onde costumo comprar material para ter cuidado com aquele produto, uma pescaria e ficam todos enferrujados e tudo.

Abraço
Responder