cana boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"cana boia"
na nova versão do site.

luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

cana boia

Mensagem por luipeq II »

Vou comprar uma cana de bóia. Qual o comprimento ideal e o peso?

Estou a ver a vega salt master de 5 m e 368 gramas (a vega cayenne de 4,20 m pesa 434 gr) e parece-me pesada... por outro lado a vega bulfight de 4 m pesa 225 gramas, o que já me parece um peso mais aceitável para sucessivos lançamentos...

o que me podem aconselhar?
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: cana boia

Mensagem por sz5qbj »

Alirio....

A minha especialidade não é a pesca á boia, mas o comprimento da cana tem a ver com o pesqueiro que irás.

Na minha humilde experiencia nesta modalidade, as mais versáteis são as que se encontram entre os 5m e os 6m.

A minha tem 5m, e tenho-me me dado bem com ela em todos os paredões, pontões e falesias por onde já andei com ela, menos que 5m e não pescava em metade deles.

Atenção tb à acção da cana, 10g-80g permite-te lançar boias dentro destes limites assim como o peso que aguentam a levantar em seco. A minha diz que aguenta 3.5kg hehehe mas o maximo que puxei de uma altura de 7m foi um sargo com 1.2kg xD

Espera que alguém mais expert na matéria se expresse :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: cana boia

Mensagem por Panca »

luipeq II Escreveu:Vou comprar uma cana de bóia. Qual o comprimento ideal e o peso?

Estou a ver a vega salt master de 5 m e 368 gramas (a vega cayenne de 4,20 m pesa 434 gr) e parece-me pesada... por outro lado a vega bulfight de 4 m pesa 225 gramas, o que já me parece um peso mais aceitável para sucessivos lançamentos...

o que me podem aconselhar?
Companheiro para o povo boieiro te poder ajudar tens de dizer onde vais pescar, molhes???, altura?? etc... :fixe:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: cana boia

Mensagem por luipeq II »

Panca Escreveu:
luipeq II Escreveu:Vou comprar uma cana de bóia. Qual o comprimento ideal e o peso?

Estou a ver a vega salt master de 5 m e 368 gramas (a vega cayenne de 4,20 m pesa 434 gr) e parece-me pesada... por outro lado a vega bulfight de 4 m pesa 225 gramas, o que já me parece um peso mais aceitável para sucessivos lançamentos...

o que me podem aconselhar?
Companheiro para o povo boieiro te poder ajudar tens de dizer onde vais pescar, molhes???, altura?? etc... :fixe:
Bom... onde vou pescar?

Molhes, pontões, rocha, aí a uns 3/4 metros da água. Serve esta informaçao? Não sei que mais dizer...

mas o objectivo será comprar uma cana barata (até 50/60€) e um carreto um pouco melhor, pois este terá de servir tambem para a barros Stout de 2,70 m que tambem pretendo comprar (o comprimento da cana de spinning é outra dúvida... pretendo usar as duas +/- dos mesmos locais).
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: cana boia

Mensagem por FILIPEPC »

Se o pesqueiro é baixo os 5 mt. chegam desde que seja de fácil acesso e não tenhas demasiados obstáculos a tua frente. Os 6 mt. são mais polivalentes, mas pesam mais no corpo. Só tu podes saber onde pescas e ver bem o comprimento que precisas.
No spinning é melhor comprares de 3 mt. ou 3.3 mt. a menos que pesques sempre em praia.
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: cana boia

Mensagem por luipeq II »

FILIPEPC Escreveu:Se o pesqueiro é baixo os 5 mt. chegam desde que seja de fácil acesso e não tenhas demasiados obstáculos a tua frente. Os 6 mt. são mais polivalentes, mas pesam mais no corpo. Só tu podes saber onde pescas e ver bem o comprimento que precisas.
No spinning é melhor comprares de 3 mt. ou 3.3 mt. a menos que pesques sempre em praia.
qual a importância do comprimento da cana na pesca? No caso, na bóia?

É que as de 4 m são bem mais leves que as outras... A bulfight de 4 m pesa 225 gramas, a 5 metros 355 gr, a salt master de 5,5 m pesa 368 gramas, juntando o peso do carreto...
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: cana boia

Mensagem por Panca »

luipeq II Escreveu:
FILIPEPC Escreveu:Se o pesqueiro é baixo os 5 mt. chegam desde que seja de fácil acesso e não tenhas demasiados obstáculos a tua frente. Os 6 mt. são mais polivalentes, mas pesam mais no corpo. Só tu podes saber onde pescas e ver bem o comprimento que precisas.
No spinning é melhor comprares de 3 mt. ou 3.3 mt. a menos que pesques sempre em praia.
qual a importância do comprimento da cana na pesca? No caso, na bóia?

É que as de 4 m são bem mais leves que as outras... A bulfight de 4 m pesa 225 gramas, a 5 metros 355 gr, a salt master de 5,5 m pesa 368 gramas, juntando o peso do carreto...
Companheiro vens pescar aqui para o molhe sul na Povoa e depois vez se com uma cana de 4m te safas mesmo com a mare em cima, percebes se tiveres muitas pedras na frente e altura, dai a importância do comprimento da cana :fixe: agora se onde pescas esta na linha do mar e não tens nada á frente ok :pay:
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: cana boia

Mensagem por luipeq II »

Destas canas, qual a melhor pelo preço delas?

Vega Salt Master 5,5 m, 368 gr - 65€

Vega Bulfight 5 m, 355 gr - 56€

Nesta ordem de preços haverá alguma cana melhor?

Agradeço as ajudas...
Responder