canas para pesca embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"canas para pesca embarcada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

canas para pesca embarcada

Mensagem por CANIVETE »

Quase sempre o começo parte do convite de familiares ou amigos,depois o fascinio do mar aliado há perspectiva da captura do peixe,gere uma adrenalina que nos tira o sono e começa a dar os primeiros passos.
Começam as demárches sobre canas,á partida as mais baratas(tem o seu mercado),depois porque o amigo x ou y tem determinado tipo de canas,procura-se dentro desse ambito.
Nada mais errado,primeiro recorrer e recolher a informação de pescadores tecnicamente bons e conhecedores dos materiais em causa.Uma cana pode ser boa para x e não ser y ou seja eu posso adaptar-me a um tipo de cana e os meus amigos a outras.
Hoje em dia temos quatro tipos de canas:

PARABÓLICAS
Canas que, quando trazemos um peixe para cima, a curvatura vai do início da vara ao final (ponteira). Essa curvatura é mais ou menos acentuada consoante a espessura de cada elemento.
Canas adequadas aos menos experientes, pois ‘permitem’ certos erros aquando do trabalhar de melhores exemplares.

SEMI-PARABÓLICAS
Sãoquase iguais às anteriores, só que, a sua curvatura inicia-se a dois terços da cana, ou do meio para a frente.
Comparando este tipo com o anterior, pode dizer-se que são canas mais potentes na hora da ferragem, mas na hora do tal peixe não permitem tantos erros. São as canas muito usuais nas lojas, aconselhadas a quem já sabe ‘umas coisas’.


PROGRESSIVAS
As da moda, a sua acção não é uniforme e é ditada pelo peixe.
É o peixe que dita a curvatura que a cana terá; quanto maior ou quanto mais forte ele for, mais pronunciada será a
curvatura da cana. Com um peixe menor(como uma safia), estas canas parecem ter acção de ponteira; mas quando enfrentam um exemplar maior (como um pargo), parecem canas semi-parabólicas.
Pescadores mais experimentados conseguem perceber que peixes trazem antes de ele chegar cá acima.

Com estas canas ‘trabalhar’ o peixe requer a afinação do carreto, do que com a cana propriamente dita.
São canas mais direcionadas para a competição e este tipo de acção é mais fácil de encontrar em canas telescópicas que fazem várias medidas, quer entre os 3 e os 4 m

DE ACÇÃO DE PONTEIRA
Estas canas ‘trabalham’ o peixe praticamente na última parte do seu comprimento: nelas trabalha a ponteira e pouco mais! São canas basta rijas que, ao fim do dia em acção de pesca, partem os braços de quem as usa.
Há vantagens e desvantagens. Se as desvantagens estão enumeradas, as grandes vantagens deste tipo de canas são a sua incrível potência e eficácia no acto de ferragem.
Como as canas progressivas, são maioritariamente telescópicas e, também elas, muito utilizadas em competição.
Ao enveredarmos por este tipo de canas deverão ser escolhidas canas leves e robustas com tempo encontramos.
Tentar perceber que tipo de material se adequa mais às nossas preferências.
Temos de ver a cana como uma namorada,aquela,a tal.
Fica um conselho:não vão atrás da cana X só porque temos dois amigos que pescam com essa cana e apanham sempre muito peixe..
nota:tambem muito importante são as ponteiras que acompanham as ditas canas nem sempre são as certas á situações que são autentico lixo isso não invalida a aquisição da tal cana o passo seguinte será adequa-la das ponteiras certas.
Braga ajuda-me antes que o submarino vá ao fundo com tanto trá lá lá

abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por Trophy_Master »

bem ,para alguem como eu que nao pecebe nada de embarcada, fiquei com uma grande idea de canas para, eu dia quando experimentar embarcada, ja tenho uma boa idea de que tipo de cana usar :fixe: :fixe: :fixe:
obrigado
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por joaonumberone »

Digo eu que quem queira fazer 4 ou 5 pescas por ano (ou mais), para inicio não faz mal nenhum comprar uma cana das mais baratas, e parabólicas, que como foi referido são mais dóceis. E digo isto porque eu nunca levo só uma cana porque caso aconteça algo tenho sempre a suplente e não gostaria nada de passar 6 ou 7 horas num barco a ver os outros.
Sendo assim, e retomando, se comprarem uma "baratucha" mais tarde podem comprar outra melhor e ficam com a tal suplente, não comprem é coisas muito pesadonas que não vale a pena e as costas queixam-se.

Quanto ao resto, já experimentei parabólicas, acção de ponteira e progressivas, de facto as progressivas são as melhores e não têm a ver com o gosto pessoal, são mesmo melhores porque ferram o peixe eficazmente e trazem-no para cima com alguma suavidade digamos assim.
Até sei qual é a melhor cana do mercado, mas não digo porque seria injusto para outras marcas também boas :hahaha:
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por mcll »

Manuel Matos, mais um belo texto.
Na minha opinião um dos principais problemas é sabermos distinguir qual é a progressiva, ou a semi parabólica etc. E nas lojas de pesca não sei se os vendedores saberão ou terão paciência para isso.

joaonumberone, gostava mesmo de saber qual a melhor cana do mercado ( para o tico-tico )
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por joaonumberone »

mcll Escreveu:joaonumberone, gostava mesmo de saber qual a melhor cana do mercado ( para o tico-tico )
É capaz de haver mais que uma, eu experimentei poucas, mas mando MP :hahaha: :hahaha:

e não é só para tica tica. :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por Rider »

Bom artigo Manel.
Obrigado pela partilha.
Com estas canas ‘trabalhar’ o peixe requer a afinação do carreto,
Na minha opinião, esta afirmação encaixa em qualquer tipo de cana, penso mesmo que seja obrigatório.
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por malena »

mcll Escreveu:Manuel Matos, mais um belo texto.
Na minha opinião um dos principais problemas é sabermos distinguir qual é a progressiva, ou a semi parabólica etc. E nas lojas de pesca não sei se os vendedores saberão ou terão paciência para isso.

joaonumberone, gostava mesmo de saber qual a melhor cana do mercado ( para o tico-tico )
É impossivel alguém responder-lhe a esta questão porque depende de imensos fatores e, existe sempre, o gosto pessoal.
Por ex, na sua zona (Oeiras) faz-se muito uma pesca à rola no rio. Nesta pesca tem de se usar canas muito parabolicas e macias para amorteçar o roçar da chumbada no fundo; se for uma cana mais dura a pesca anda sempre aos saltos. Eu detesto este tipo de cana mas nesta pesca tenho mesmo de as usar...
Duma forma geralista, quanto maior o peixe alvo mais parabolica; em sentido inverso quanto maior a profundidade mais acção de ponta.
O problema é que a maioria do pessoal não pode ter uma cana para todas as situações; tem de encontrar uma solução intermédia.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por CANIVETE »

Tens razão Zé para qualquer tipo o embraiagem deve estar afinada-



abraço

Manuel Matos
Responder