Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Eu pesco sempre com 2 canas no surfcasting, portanto,em seguimento à minha decisão de adquirir uma cana para complementar o meu pequeno "arsenal" de canas de surfcasting, pedia a vossa opinião sobre as vantagens / desvantagens de ter 2 canas iguais (por ex. 2 SAT BX).

Digo isto porque sempre pesquei com canas diferentes, normalmente uma em acção de pesca mais pesada, com iscos como a sardinha, lingueirão, casulo, etc. para tentar um peixe maior, e uma cana mais "all round" para tentar os diversos. Obviamente que com 2 canas iguais se pode fazer isto. Por isso pergunto, porque razão algumas pessoas gostam de ter canas iguais em acção de pesca e para outras é indiferente?

Agradeço antecipadamente as vossas opiniões.

Ab

Zé Manel
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por tiagopacheco »

Eu gosto de levar 2 canas diferentes. Quando levo 2, porque na maior parte dos casos levo apenas uma cana.

Há canas mais lançadoras ( que nos adaptamos melhor ), há outras que prendem melhor a chumbada ao fundo ... Etc e ter 2 diferentes pode-nos dar vantagens em algumas situações. É lógico que gostava de ter 2 topos de gama e levar sempre as 2, mas isto tá mau para aventuras dessas...
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por Joao Rodrigues »

bladerunner Escreveu:Boas,

Eu pesco sempre com 2 canas no surfcasting, portanto,em seguimento à minha decisão de adquirir uma cana para complementar o meu pequeno "arsenal" de canas de surfcasting, pedia a vossa opinião sobre as vantagens / desvantagens de ter 2 canas iguais (por ex. 2 SAT BX).

Digo isto porque sempre pesquei com canas diferentes, normalmente uma em acção de pesca mais pesada, com iscos como a sardinha, lingueirão, casulo, etc. para tentar um peixe maior, e uma cana mais "all round" para tentar os diversos. Obviamente que com 2 canas iguais se pode fazer isto. Por isso pergunto, porque razão algumas pessoas gostam de ter canas iguais em acção de pesca e para outras é indiferente?

Agradeço antecipadamente as vossas opiniões.

Ab

Zé Manel
Boas
Amigo Zé, eu só uso uma cana, no entanto e pelo que tenho visto, e isto aplica-se em SurfCasting, há quem use 2 canas, uma para lançamentos mais longos e outra para mais perto.
Por vezes pensamos que o peixe anda sempre longe o que não é verdade, pois varias vezes ele está mesmo aos nossos pés a gozar.
Assim temos sempre 2 opções, uma cana robusta com uma boa acção e...lançamento o mais longe possivel!
A outra, sendo um pouco mais ligeira, lançamentos a 30/40 mts.
Obviamente que com 2 cana iguais consegues fazer o mesmo :fixe:
Espero ter ajudado
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por Panca »

Eu por norma só pesco com uma cana por causa da tralha toda que se tem de levar e mais uma cana ficava de todo é que isto ainda não tá 100% mas as 2 canas e como o João diz e bem uma para lançar longe e outra mais perto :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

quanto ao uso de duas canas iguais, se gosta duma cana específica acho que é boa opção! a meu ver tem a vantagem de se aperfeiçoar o lançamento nessa cana. Desvantagens não vejo, a não ser aquele bichinho que todos temos de experimentar coisas novas :join:

Eu por norma uso 3 canas em Surfcasting, para bater o pesqueiro o máximo possível. Duas no que entendo "in loco" por spot promissor ("longa" e curta distância) e a outra com mais liberdade, para pesquisar os arredores. Claro que quando as condições de mar e/ou metereológicas não o permitem é duas ou até só uma cana. :fixe:
Avatar do Utilizador
Jose Aleixo
Mensagens: 52
Registado: quinta set 29, 2011 11:21 am

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por Jose Aleixo »

Boas, eu por norma também uso 2 canas, uma para pescar perto e outra para pescar longe, nunca se sabe onde está o peixe :fixe: :fixe:

Abraços
Aleixo
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por 007kil »

Boas
Eu costumo por norma levar sempre duas canas, no caso de alguma delas ter algum problema, sempre tenho a suplente.
suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Re: Canas iguais na pesca: vantagens/desvantagens

Mensagem por suchi »

boas , eu por norma levo sempre duas canas as vezes três , mas sempre uma mais sensivel do que outra , por exemplo este ano das vezes que fui as douradas até São Jacinto ; e não foram poucas , as douradas andavam a comer de faca e garfo logo uma cana com a ponteira mais dura elas comem o isco e cagam no anzol e um gajo nem as manja , se for uma cana mais sensivel tem mais probabilidades de marcar o peixe .Assim como uma é mais lançadora do que outra .

cumpts

Renato Sá
Responder