Entram tainhas, desaparecem os sargos

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Entram tainhas, desaparecem os sargos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por rasta »

ja fiz grandes pescarias aos sargos no meio das tainhas :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Os robalos têm sim a mania de se misturar com as taínhas mas não os grandes , daquilo que me
pude aperceber serão animais sensívelmente do mesmo tamanho , e penso que o fazem
principalmente para comer os pedaços maiores da sardinha mal moída que ficam no engodo !!
Quanto aos sargos todos sabemos que são animais territoriais que poderão atacar outros peixes
para defender o seu alimento , os espanhóis «spinnam» ao sargo com bastante sucesso e chegaram
à conclusão que eles atacam a amostra não por alimento mas para afastar o intruso !!
Não me parece no entanto que um ou dois sargos consigam afastar um cardume de taínhas !!
Também não concordo com a ideia de TAÍNHAS AO DE CIMA , SARGOS NO FUNDO !!
Já capturei sargos junto à pedra aos dois metros de profundidade em pesqueiros com mais de
quatro metros , e vê-se frequentemente pessoal a capturar taínhas ao surfcasting !!
A taínha vem ao de cima quando anda à «babugem» , e as maiores andam sempre um pouco mais
abaixo (quando me acontece dou mais um metro de linha) mas em águas paradas também se
alimentam dos sedimentos depositados no fundo , apenas são mais difíceis de capturar porque não
se vêm os «toques» e só nos apercebemos que elas lá andam quando a bóia começa a «deitar» na
água , mas com alguma paciência ferram-se algumas bem grandes !!
Atenção , não desdenhem , uma taínha ao forno PODE SURPREENDER MUITA GENTE !!
Quanto a mim , na minha modesta opinião , independentemente da profundidade a que se pesque
a melhor opção para «tentar» escolher as capturas será SEMPRE o isco utilizado !!

FIQUEM TODOS BEM !! :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por fdp »

Editei para apagar mais um duplcado !! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
CASEBLOCK
Mensagens: 94
Registado: quarta out 13, 2010 6:16 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por CASEBLOCK »

fdp Escreveu:BOAS PESSOAL !! :fixe:
Os robalos têm sim a mania de se misturar com as taínhas mas não os grandes , daquilo que me
pude aperceber serão animais sensívelmente do mesmo tamanho , e penso que o fazem
principalmente para comer os pedaços maiores da sardinha mal moída que ficam no engodo !!
Quanto aos sargos todos sabemos que são animais territoriais que poderão atacar outros peixes
para defender o seu alimento , os espanhóis «spinnam» ao sargo com bastante sucesso e chegaram
à conclusão que eles atacam a amostra não por alimento mas para afastar o intruso !!
Não me parece no entanto que um ou dois sargos consigam afastar um cardume de taínhas !!
Também não concordo com a ideia de TAÍNHAS AO DE CIMA , SARGOS NO FUNDO !!
Já capturei sargos junto à pedra aos dois metros de profundidade em pesqueiros com mais de
quatro metros , e vê-se frequentemente pessoal a capturar taínhas ao surfcasting !!
A taínha vem ao de cima quando anda à «babugem» , e as maiores andam sempre um pouco mais
abaixo (quando me acontece dou mais um metro de linha) mas em águas paradas também se
alimentam dos sedimentos depositados no fundo , apenas são mais difíceis de capturar porque não
se vêm os «toques» e só nos apercebemos que elas lá andam quando a bóia começa a «deitar» na
água , mas com alguma paciência ferram-se algumas bem grandes !!
Atenção , não desdenhem , uma taínha ao forno PODE SURPREENDER MUITA GENTE !!
Quanto a mim , na minha modesta opinião , independentemente da profundidade a que se pesque
a melhor opção para «tentar» escolher as capturas será SEMPRE o isco utilizado !!

FIQUEM TODOS BEM !! :fixe:
Totalmente de acordo... :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por tiagopacheco »

fdp Escreveu: Atenção , não desdenhem , uma taínha ao forno PODE SURPREENDER MUITA GENTE !!
Quanto a mim , na minha modesta opinião , independentemente da profundidade a que se pesque
a melhor opção para «tentar» escolher as capturas será SEMPRE o isco utilizado !!

FIQUEM TODOS BEM !! :fixe:
Eu não concordo...
Pescam-se tainhas ao surfcasting "normal" mas não são assim tão comuns quanto isso...

O peixe tem várias profundidades onde se anda, as tainhas andam mais acima... os sargos é sabido que andam mais abaixo... Mas muitas vezes capturam-se à boia perto de pedras pois vêm comer, na escoa, e chegam a ficar a sêco agarrados à comida.

Porque achas que carapaus, cavalas, agulhas, tainhas, se pescam ao surfcasting com flutuador e anzol em cima ...
à Boia é igual, têm-se melhor resultados com estralho pelo fundo aos sargos...

Aliás, eu já tive sargos no aquário, tenho uma tainha de momento,e garanto-te que ela passa 90% do tempo à superficie... Quando pescamos à boia, quantas tainhas vemos perto da boia ?? muitas.

Para se apanhar o peixe, conta o isco,e o tipo de montagem especialmente devido a estas diferenças de profundidades a que o peioxe anda ;)
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por tiagopacheco »

Temos que nos lembrar sempre duma coisa...
O PEIXE não se rege pelo telemóvel, pelo computador, pelo bar, pelo carro, pela mulher etc... rege-se pela comida... vive para se alimentar e para procriar lol Portanto anda onde anda a comida, mas isso não invalida que existem peixes de fundo, de meia água, e de superficie...

Quem faz surfcasting mais a sério, sabe da importância das montagens , do tipo, variedade etc para tirar diferentes tipos de peixe... e À boia é igual...

O Problema deste tópico é que muitas vezes à boia o pessoal tem a mania de engodar quando não necessita.
A última vez que fui à boia em 1h fizémos 11 sargos.. e sabem quantas tainhas apareceram? zero. quantas salemas apareceram? zero.
Muitas das vezes os sargos estão lá e a malta estraga o pesqueiro com engodo...
FabioSilva
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 13, 2011 1:02 pm

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por FabioSilva »

tiagopacheco Escreveu:
O Problema deste tópico é que muitas vezes à boia o pessoal tem a mania de engodar quando não necessita.
A última vez que fui à boia em 1h fizémos 11 sargos.. e sabem quantas tainhas apareceram? zero. quantas salemas apareceram? zero.
Muitas das vezes os sargos estão lá e a malta estraga o pesqueiro com engodo...
Boas Camaradass,
Antes de mais obrigado a todos os que responderam ao tópico, também chego a uma pseudo-conclusão (pseudo porque a natureza não é certa), que não tem a haver com estas duas especies o facto de eu nao conseguir resultados. Mas pelas palavras do companheiro, tiagopacheco, engodar mal poderá afastar os sargos, por exemplo, e daí aparecerem as tainhas para comer os restos do engodo. Estou certo? Eu nunca engodo, mas as ultimas vezes que considerei esta hipotese das tainhas e dos sargos, o pesqueiro estava sujo e com starlights ainda com luz no chão do pesqueiro. Pode ter sido ai o problema, um mau engodo do pessoal que esteve lá antes. poderá ter acontecido?

Abraço :olaaa:
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Entram tainhas, desaparecem os sargos

Mensagem por nunopontes »

FabioSilva Escreveu:
tiagopacheco Escreveu:
O Problema deste tópico é que muitas vezes à boia o pessoal tem a mania de engodar quando não necessita.
A última vez que fui à boia em 1h fizémos 11 sargos.. e sabem quantas tainhas apareceram? zero. quantas salemas apareceram? zero.
Muitas das vezes os sargos estão lá e a malta estraga o pesqueiro com engodo...
Boas Camaradass,
Antes de mais obrigado a todos os que responderam ao tópico, também chego a uma pseudo-conclusão (pseudo porque a natureza não é certa), que não tem a haver com estas duas especies o facto de eu nao conseguir resultados. Mas pelas palavras do companheiro, tiagopacheco, engodar mal poderá afastar os sargos, por exemplo, e daí aparecerem as tainhas para comer os restos do engodo. Estou certo? Eu nunca engodo, mas as ultimas vezes que considerei esta hipotese das tainhas e dos sargos, o pesqueiro estava sujo e com starlights ainda com luz no chão do pesqueiro. Pode ter sido ai o problema, um mau engodo do pessoal que esteve lá antes. poderá ter acontecido?

Abraço :olaaa:
Por exemplo pode ser uma das razões :) :fixe: :fixe: :fixe:
Responder