Robalos , a verdade dos peixes.

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Robalos , a verdade dos peixes."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por dejesus »

Ola´,há muito que ouço falar ,que os robalos não saem,,vêlos sim ,mas tira-los nada. Para já não me admira nada , devido á maneira que normalmente o pescador tenta apanhá-los,no corrico com bóia de superficie , ou chumbadinha no fundo ,sem saber, DO QUÊ nem COMO andam atrás ,praticamente vão-se fazer umas horas a dar á manivela do carreto , lançando na maioria das vezes coisas horriveis (que é o mesmo que chamar burros aos robalos , coisa que eles não são , pois quando um pescador tira p. ex. 5 robalos , ficam lá no min. uns 20 e o pescador pensa que os foddd.... todos erradamente) e pronto vem-se para casa com uma data de invenções na cabeça para justificar o acontecido. Vou tomar como ex. robalos que pesquei este ano e como tenho os tenho pescado . Em fevereiro dei com muitos robalos num dia que fui engodar com sardinha e pescar á bóia com cana de 50 gr. de ação max. , mas não pegavam á bóia nem na sardinha , logo por conta de experiências vividas ,tiro a bóia ,e meto chumbinho de 2 gr. direto no fio com lâminas em tira de cavala passadas no anzol e atadas no fio , trouxe muitos robalos ... o que o pescador não entende , é que muitas das vezes os robalos encostam , não para comer sardinha , mas sim para atacar os peixinhos(bogas , tainhas , salemas etc) ,que estão a comer o engodo , e prova disso é que ao abri-los em casa não tinham sardinha , mas sim muitos peixinhos . Dias depois voltei e as coisas já tinham mudado , pois encostaram ao engodo , peixes de rei adultos , meti camaroeiro aos pés e apanhei uma dúzia deles e tirei robalos com eles , apesar de já não ser como da ultima vez , pois não toleravam o peso do chumbito lançei sem bóia nem chumbito , só com peixe de rei , (pois a ação da cana permite-me fazê-lo) ,pesquei no recuo da onda , e quando o peixe de rei subia , eu fazia ligeiro tremedouro e tinha ataques dos robalos . Em casa ao abri-los vi que não tinham sardinha nenhuma e tinham era peixes de rei dentro. Mais tarde dei com uma situação diferente , na água ligeiramente mexida vi que estava lá o mexão ,saquei da caixa das plumas e meti uma pluma que construí á uns anos e costuma funcionar bem ,e tirei muitos robalos nesse dia , ao chegar a casa vi que não tinham sardinha lá dentro , mas sim "bolas" de mexão (tamanho tangerina) . agora , o que é que isto tem a ver com o que se faz na procura do robalo ? A meu ver nada . Isto quer dizer que é preciso saber O QUÊ , para depois fazer COMO . A pesca de um modo geral para mim é 70% de observação e 30% de técnica , e há colegas que ficam admirados de eu ir ao mar ás vezes horas e não pescar ... é que a pesca começa aí...na observação ...depois vem a técnica !Não sei como há pessoas que da falésia dizem , está bom , está mau , eu para ver o mar tenho que ir ao pé da água e ver o que por lá está , certa altura , cheguei á beira da água e vi as mouras todas a seco na areia , apanhei algumas,e tirei muitos robalos e douradas em linha solta devido á observação , não cá de cima da barreira , mas da praia , sempre com o objetivo de PESCAR CORRETO . Podemos concluir que procurar robalos tem muito que se lhe diga ,mas quem trabalhar essa ginástica mental da observação, aliada a uns anos de experiências vividas, é certo que chega mais rápido ao que eu chamo A VERDADE DOS PEIXES! Boas pescas!
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por dord »

JJ dos Robalos :D

Obrigado pelas dicas, não há como a experiencias vividas!! :fixe:
De fato partilho da opinião que a observação/interpretação é dos “truques” com maís sucesso e ainda não custa €€.

Tenho que perguntar, está chateado?

Cumprimentos,
PedroA
Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por dejesus »

dord Escreveu:JJ dos Robalos :D

Obrigado pelas dicas, não há como a experiencias vividas!! :fixe:
De fato partilho da opinião que a observação/interpretação é dos “truques” com maís sucesso e ainda não custa €€.

Tenho que perguntar, está chateado?

Cumprimentos,
PedroA
Olá , chateado de quê? Ainda bem que gosta ! Boas pescas. :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por NelsonP »

Bem visto. Mas é preciso saber interpretar essas coisas todas. A observação e a experiência fazem a diferença. Há conhecimentos que devem passar para os mais novos :join: :join: Eu estou sempre disponivel para aprender :join:
Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por dejesus »

NelsonP Escreveu:Bem visto. Mas é preciso saber interpretar essas coisas todas. A observação e a experiência fazem a diferença. Há conhecimentos que devem passar para os mais novos :join: :join: Eu estou sempre disponivel para aprender :join:
Ok, cá nos vamos falando ... 8) 8)
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por dord »

dejesus Escreveu:
dord Escreveu:JJ dos Robalos :D

Obrigado pelas dicas, não há como a experiencias vividas!! :fixe:
De fato partilho da opinião que a observação/interpretação é dos “truques” com maís sucesso e ainda não custa €€.

Tenho que perguntar, está chateado?

Cumprimentos,
PedroA
Olá , chateado de quê? Ainda bem que gosta ! Boas pescas. :fixe:

Senti um frenesim enquanto li o seu post, deixe lá, devo ser eu que sou demasiado sensível. :join:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por Trophy_Master »

A observaçao é um factor principal
Texto muito bom, muito a aprender do texto
obrigado pela partilha
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Robalos , a verdade dos peixes.

Mensagem por Abel_Sousa »

Boas
No seguimento do tema, e como sou mesmo iniciante na pesca, pergunto.
Qual o tipo de mar q devemos procurar para a pesca ao robalo?
As zonas a explorar para esta altura do ano, serão os areais ou zonas de pedra, ou um misto?
Realmente acho importantíssimo a arte de observar, pois com uma boa observação faz toda a diferença entre uma boa pescaria ou uma boa grade...
Agora para um iniciante, torna-se um pouco difícil, chegar a uma praia e saber ler o mar e todo o ambiente q o rodeia.
É certo q só com longos anos de experiência, podemos ter uma boa interpretação do que esta à nossa frente.
Mas, temos q começar por algum lado. Por isso gostaria de ter uma luzes de como começar a fazer uma correcta observação do mar, dos ventos, do tempo, se de dia ou noite, luas, etc...
A pesca é mesmo uma arte maravilhosa...
Obrigado e um abraço para todos.
Responder