Que espécie é ?

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Que espécie é ?"
na nova versão do site.

andreskim
Mensagens: 3
Registado: quarta dez 19, 2012 10:59 pm

Re: Que espécie é ?

Mensagem por andreskim »

Parecem ser o que na minha zona (sesimbra) chamam de Alcorrazes.

edit: so tinha lido a primeira pagina, e só depois reparei que ja tinham identificado a especie. sorry :P
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Que espécie é ?

Mensagem por Trophy_Master »

Parecem choupas
Avatar do Utilizador
Nuno Carvalho
Mensagens: 365
Registado: quinta ago 04, 2011 12:01 pm

Re: Que espécie é ?

Mensagem por Nuno Carvalho »

A espécie que surge na foto, e sobre a qual recaiem as dúvida, é denominado de "Sargo-Alcorraz".

Na minha zona (margem Sul do Tejo) é muito comum esta espécie de peixe, e é uma espécie que eu apanho com muita frequência (ainda no Domingo foram quase 20 exemplares desses).

O Sargo-alcorraz (Diplodus annularis) é uma espécie de peixe do família Sparidae. Tem 26–50 cm de comprimento e tem o corpo acinzentado com ventre prateado, apresentando uma banda vertical negra sobre o pedúnculo caudal e cinco bandas verticais no dorso.
Habita no litoral, sobre fundos arenosos e rochosos com algas, principalmente em pradarias de plantas marinhas. Alimenta-se de crustáceos, moluscos, equinodermes e hidrozoários.
Reproduz-se entre abril e junho. É hermafrodita, pois os machos podem transformar-se em fêmeas.

Os exemplares de menores dimensões são muito bons fritos com arroz de tomate, e os de maior tamanho são bons grelhados, sendo o sabor muito semelhante ao do sargo da pedra.

Abraço e boas pescarias

Nuno
Responder