Que bicho é este??

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Avatar do Utilizador
lusitania
Mensagens: 175
Registado: sábado jan 23, 2010 10:17 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por lusitania » sexta fev 05, 2010 12:24 am

-Realmente !!!!!!!!!!!Bicho mais eskesito :hummm:
-ainda nao vi nada parecido aki na zona :no:
-setubal



Avatar do Utilizador
DIDJI
Mensagens: 13
Registado: sexta set 04, 2009 6:58 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por DIDJI » sábado fev 13, 2010 7:46 pm

paulo Escreveu:Talvez seja alguma "coisa" deste género Abalone ou Orelha do mar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Haliotis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haliotis

A concha tem uns orifícios de lado?
Ainda não te tinha respondido pois não tinha visto os sites que mencionaste. :grrr2: A concha não era redonda e não tinha orificios de lado [-X ,a parte de baixo era parecida com
um caracol,na parte superior e em toda a volta tinha a pele parecida com uma estrela do mar. :humm.Era de forma oval com cerca de 12 a 15 cm.A concha também tinha cor de madre-perola.Poderá ser da mesma familia :huuum: :huuum:

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por Paulo » segunda fev 15, 2010 12:04 pm

DIDJI Escreveu:
paulo Escreveu:Talvez seja alguma "coisa" deste género Abalone ou Orelha do mar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Haliotis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haliotis

A concha tem uns orifícios de lado?
Ainda não te tinha respondido pois não tinha visto os sites que mencionaste. :grrr2: A concha não era redonda e não tinha orificios de lado [-X ,a parte de baixo era parecida com
um caracol,na parte superior e em toda a volta tinha a pele parecida com uma estrela do mar. :humm.Era de forma oval com cerca de 12 a 15 cm.A concha também tinha cor de madre-perola.Poderá ser da mesma familia :huuum: :huuum:
Não sei João, mas ao ver o teu filme lembrei-me logo destes animais.

Se reparares há vários diferentes, mas penso que como característica comum têm esses orifícios na concha. Por isso se não tinha talvez seja um animal de outro género. :hummm:

Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por drpauloalmeida » terça out 12, 2010 4:43 pm

boas, o tópico é um pouco antigo mas visto não terem respondido com certezas, mando também uma posta.

Eu penso que se trate de um pepino-do-mar, esse esta um pouco mal tratado, mas se tiver crescido numa zona confinada, pode muito bem ter esse aspecto "quadrado".

Pelas descrições acima, corresponde a este animal, parte de cima em tudo parecido com estrela-do-mar e parte de baixo tipo lapa.

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?m ... &section=3

espero ter ajudado, este animal serve igualmente para isco, em zonas de rocha será onde terão melhor resultado.



Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por Ramiro » quarta out 13, 2010 9:12 am

Os pepinos do mar, tanto quanto sei, não possuem casca ou carapaça.
Pode no entanto ser uma variante "vestida". :hahaha:

Avatar do Utilizador
Lmagina
Mensagens: 48
Registado: terça set 03, 2013 3:04 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por Lmagina » segunda set 09, 2013 8:12 pm

Viva!

Uma holotúria (pepino-do-mar) não é garantidamente.

Pelo que vi na imagem e pela descrição, poderá ser, como já foi dito, uma Haliotis (os orifícios podem estar tapados pelas espécies incrustantes) ou um poliplacóforo (este tipo de moluscos, possuem um corpo oval, alongado e achatado, tendo 8 placas rígidas (daí parecerem pedra) sobrepostas e paralelas no dorso. Podem ter, também uma quilha longitudinal ao longo do corpo. O manto (aquilo que chama a parte de baixo) é bastante desenvolvido, para que lhes seja possível fixarem-se às rochas ou outras superfícies duras.).

Se tiver outras imagens, se possível mais nítidas, pode-se ter uma ideia ainda melhor...

Cump's

Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Que bicho é este??

Mensagem por jm_araujo » segunda set 09, 2013 9:58 pm

Imagem
:join: :join: :join: :join:

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Que bicho é este??

Mensagem por TALIBAN » segunda set 09, 2013 10:44 pm

Boas pescarias.
Lmagina Escreveu:Viva!

Uma holotúria (pepino-do-mar) não é garantidamente.

Pelo que vi na imagem e pela descrição, poderá ser, como já foi dito, uma Haliotis (os orifícios podem estar tapados pelas espécies incrustantes) ou um poliplacóforo (este tipo de moluscos, possuem um corpo oval, alongado e achatado, tendo 8 placas rígidas (daí parecerem pedra) sobrepostas e paralelas no dorso. Podem ter, também uma quilha longitudinal ao longo do corpo. O manto (aquilo que chama a parte de baixo) é bastante desenvolvido, para que lhes seja possível fixarem-se às rochas ou outras superfícies duras.).

Se tiver outras imagens, se possível mais nítidas, pode-se ter uma ideia ainda melhor...

Cump's
Caro companheiro como diz a mensagem anterior isto já é de 03FEV2010 e o indivíduo que abriu este tópico já raramente passa por aqui.

Abraço.

Braga



Responder