Tabela para Robalo Comum

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tabela para Robalo Comum"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por rngpe »

Caro Ramiro,

Apesar de ter uma ideia sobre o tamanho/anos do Robalo fiquei bastante elucidado e pensativo. Leva-me a pensar que devemos continuar a respeitar as especies e fazer disso ponto de honra.
Quando vejo pessoal que vai pescar tarolos e mete tambem ao saco robalos de 20cm ou menos fico estupefacto.
Qual é a necessidade..... e dizem-se pescadores [-X
Enfim, mais uma vez obrigado Ramiro. =D> =D>
Abraço,
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por Ramiro »

Puxei isto para cima porque infelizmente tenho ultimamente visto algumas atrocidades, umas feitas sem querer/por desconhecimento e outras pela velha resposta : "ah, isto fritinho marcha muita bem e além disso eles crescem depressa" e "se não fôr eu a levá-los, outro atrás de mim os levará!". Por este andar, qualquer dia ficamos todos a pescar Bogas (enquanto durarem). :no:
Vamos dentro do possível respeitar os tamanhos mínimos indicados na lei. :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por Panca »

Infelizmente acontece um pouco por todo lado Ramiro e daui a mais um mês começam a encostar á foz dos rios e lá vai matança :moca:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Isso acontece infelizmente a nível Nacional quase de certeza, vi um pescador a meter no saco futuros robalos, (porque quase nem lhe podia chamar robalos, talvez bébés robalos), que não tinham mais de 10 cm e ainda por cima estava a pescar com aquelas montagens dos carapaus, vindo também carapauzitos.

Ainda se gabou que tinha quase o balde cheio, para uns indivíduos que passavam como eu e apesar de ainda ter dito alto e bom som que "devia era vir aí a Polícia Marítima", mas ele nem resposta deu, sem comentários.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por Abade »

Essa tabela sim devia ser conhecida por todos os pescadores, ou mesmo vir naqueles livrinhos da tabela de marés, era uma boa idéia colocar nos livros que têm as marés umas 5 páginas, não é muito, de certas espécies como, robalo, dourada, sargo, enguia, etc
Assim pode ser que o pessoal que gosta de peixe pequeno na frigideira toma-se mais noção, confesso que quando comecei a pescar ainda trouxe para casa umas duas frigideiras de douradas pequeninas, isto á uns 3 anos, mas quando comecei a informar-me melhor no assunto da pesca e da preservação das espécies tudo o que não tem medida ou é pequeno é devolvido.
Boas pescarias :fishcool:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por Ramiro »

Deixo ligação a um texto (mais um) do António Simões, relacionado com a reprodução do Robalo.
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=6&t=1802
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por Trophy_Master »

Infelizmente tem muita gente que apanha tudo.
Depois queixam-se que nao ha peixe grande
nada como cumprir a lei das medidas dos peixes
Bom post :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Tabela para Robalo Comum

Mensagem por ffgsoares »

Era este tipo de tabelas que devia estar nas praias, locais publicos bem visíveis para que a malta tomasse consciência do quanto devemos perservar.

Belo artigo, bem trazido á tona ó Ramiro.

Boas pescarias a todos, cumprindo! :fixe:
Responder