"Porcadas"

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
""Porcadas""
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

"Porcadas"

Mensagem por jose elvas »

Ora boa noite a todos, depois de ter visto esta sugestão do amigo ruibaco no tópico do chumbo:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 8&start=96

Fiquei logo com curiosidade e algumas ideias de pôr a ideia em prática. Como já muito aqui se discutiu em vários tópicos é urgente encontrar-mos uma alternativa ao chumbo para a pratica desta nossa actividade! Reparem que eu disse alternativa e não substituto pois fruto das suas características existem situações em que só o chumbo resulta. Ora como eu tenho acesso a milhares de porcas de todos os tamanhos e pesos de forma gratuita, lé me decidi em pôr as mãos á obra e fabricar os primeiros protótipos das minhas "Porcadas". Comecei por selecionar 4 porcas de tamanhos diferentes, uma de 20 gramas, uma de 30 gramas, uma de 60 gramas e uma de 100 gramas:


Imagem

Imagem

Após ter escolhido as candidatas fiz as laçadas em arame que depois prendi ás mesmas, usei arame de 2mm porque era o que tinha ali á mão mas no futuro, se voltar a fazer, usarei um mais fino para facilitar a execução das dobras:


Imagem

Imagem

Imagem


As ferramentas que usei para fazer todo o serviço foram as seguintes:


Imagem



Tendo este sido o resultado final:


Imagem

Imagem



As primeiras impressões foram que até não ficam exageradamente volumosas e que em sítios com muita corrente o facto de terem a abertura circular onde normalmente se enrosca o parafuso até poderá ajudar a "colar" as mesmas ao chão, no entanto falta-me tirar a derradeira prova dos nove, que é ver como se comportam elas nos lançamentos e na recuperação! Infelizmente o tempo não tem ajudado mas em breve quero ver se vou fazer uma pescariazinha onde vou compará-las com as suas equivalentes de chumbo em aspectos como a distância de lançamento, precisão do mesmo, grau de "prendimento" ao fundo e comportamento na luta com um peixe, assim que tenha efectuado essa experiência postarei aqui os resultados. Volto a referir que não acredito, nem pretendo, que as mesmas sejam substitutas do chumbo, mas sim uma alternativa válida ao mesmo para aquelas situações em que não é necessário efectuar aqueles lançamentos para " o meio da rua", um pouco á semelhança do que faço com as chumbadas de pedra. :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: "Porcadas"

Mensagem por Trophy_Master »

Falta é agora experimentar elas :fixe: :fixe:
ficaram porreiras, e são uma excelente alternativa ao chumbo.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: "Porcadas"

Mensagem por NelsonP »

Interessante para alguns pesqueiros. Então cá aguardo as conclusões da experiencia :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: "Porcadas"

Mensagem por jose elvas »

Trophy_Master Escreveu:Falta é agora experimentar elas :fixe: :fixe:
ficaram porreiras, e são uma excelente alternativa ao chumbo.
Sim! Para primeira tentativa até saíram bastante bem e acredito que em muitas situações sejam uma alternativa válida. A carteira agradece e o meio ambiente também... :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: "Porcadas"

Mensagem por jose elvas »

NelsonP Escreveu:Interessante para alguns pesqueiros. Então cá aguardo as conclusões da experiencia :fixe:
De facto para zonas de muita pedra ou onde seja preciso fazer lançamentos o mais longos possível não me parece que sejam apropriadas, mas para aquelas pescarias em zona de lodo e/ou areia e em que não seja preciso ir ver dos peixes lá muito longe acredito que sejam bastante adequadas. A experiência será feita o mais em breve possível (mesmo assim possivelmente só já depois do defeso)... :fixe:
nelson sampaio
Mensagens: 20
Registado: terça jun 12, 2012 5:15 pm

Re: "Porcadas"

Mensagem por nelson sampaio »

boas ccompanheiro jose, não queres facilitar e dizer qual o tamanho de cada uma, dizendo qual a chave ou o tamanho do furo
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: "Porcadas"

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, basta arranjares umas quantas porcas e pesar cada uma, depois seleccionas as que têm o peso que achares adequado ao teu tipo de pesca, eu agora quando chegar o tempo melhor, primavera, vou experimentar ali nas malhadas essas porcas e, é isso que vou fazer, vou guiar-me é pelo peso que me agrade e uso essas.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: "Porcadas"

Mensagem por jose elvas »

nelson sampaio Escreveu:boas ccompanheiro jose, não queres facilitar e dizer qual o tamanho de cada uma, dizendo qual a chave ou o tamanho do furo

Olá Nelson, posso pois! A maior é para um parafuso de 1,8 cm chave de 32, a seguinte para um parafuso de 1,5 cm chave de 27, a seguinte para um parafuso de 1,1 cm chave de 21 e a ultima para um parafuso de 9mm chave de 18! Mas tu podes usar as que bem entenderes, pegas numas poucas e numa balança e vês as que mais se aproximam dos pesos que mais costumas usar... :fixe:

Abraço
Responder