CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"CHUMBADAS COMPETIÇAÕ"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por ffgsoares »

lmarques Escreveu:ok soares tenho aqui chumbo pa derreter ... é so dizer ... quera arranjar era um molde de tipo torpedo !
Posso emprestar-te o meu uns dias, é o único que tenho desse formato e gosto bastante dessas chumbadas, pesa +- 145/150 g, só tens de arranjar argolas, eu costumo usar fio de cobre aí de 1,5 mm, mas só a partir de segunda feira que vem.

Abraço :fixe:
Anexos
SAM_0070_molde.JPG
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por malena »

joseafonso Escreveu:
jm2 Escreveu:Quais são as chumbadas que mais se usam na competição ? :hummm:
Destas
Imagem

Destas
Imagem

Destas
Imagem

Destas
Imagem

e ainda destas
Imagem

Consoante o estado do mar, distância de pesca, cana utilizada, etc. etc, etc :D :lol:
Ab

Ando para comprar mais umas chumbadas e aparecem modelos novos e fico baralhado.
Ao ver fotos das suas chumbadas não vejo chumbadas torpedo finas.Qual a razão? em forma de bolota ou as que estão na terceira foto lançam melhor que torpedos mais finas?
em que situações é que se deve usar as da segunda foto? qual o comprimento da aconselhado da haste?
agradeço desde já a atenção dispendida
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por malena »

Só mais uma questão: as piramides que estão nas fotos têm todas somente uma face na parte superior enquanto que as normais têm 3 ou 4 conforme o tipo, qual a razão desta forma?
aparecem agora também umas que termimam em forma de bola de golf...
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por joseafonso »

malena Escreveu:Imagem
Ando para comprar mais umas chumbadas e aparecem modelos novos e fico baralhado.
Ao ver fotos das suas chumbadas não vejo chumbadas torpedo finas.Qual a razão? em forma de bolota ou as que estão na terceira foto lançam melhor que torpedos mais finas?
Todas as chumbadas podem lançar longe, só que uma precisam de mais "energia", para o conseguir.
As chumbadas da foto lançam "mais" que as de torpedo fininhas, porque como são mais compactas e mais "curtas", precisam de menos energia para que tenham um voo mais estável.
O problema de algumas chumbadas é o facto de precisarem de muita "energia", para não façam o efeito de twist, indo pelo ar aos trambolhões.
malena Escreveu:Imagem
em que situações é que se deve usar as da segunda foto? qual o comprimento da aconselhado da haste?
agradeço desde já a atenção dispendida[/quote]
Estas utilizo em substituição das pirâmides.
A chumbada de pirâmide e devido ao seu formato, é uma chumbada pouco aerodinâmica, não se conseguindo grandes distâncias com elas.
Este modelo também tem uma grande capacidade de fixação e como são compactas, lançam muito melhor que as pirâmides normais.
malena Escreveu:Só mais uma questão: as piramides que estão nas fotos têm todas somente uma face na parte superior enquanto que as normais têm 3 ou 4 conforme o tipo, qual a razão desta forma?
aparecem agora também umas que termimam em forma de bola de golf...
Eu quando uso chumbadas de pirâmide, é porque quero e necessito de parar a pesca. Por experiência, cheguei à conclusão que pirâmides com a face superior direita, são as que cumprem melhor essa função.
O problema é pirâmides deste tipo, são "chatas" de puxar e dão muito trabalho ao recolher.
Então tenta-se minimizar esse problema com a adopção de outros formatos, como aquele que descreve..
O que acho é: se precisamos de fixar, então não devemos tirar essa capacidade de fixação às chumbadas, alterando a sua forma.
Ab
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por malena »

Muito obrigado pela pronta resposta.
Fiquei com as duvidas esclarecidas.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por NelsonP »

Excelente tópico que só agora vi e já tirei umas ilações :fixe: :fixe: :fixe:
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por malena »

Só mais uma pergunta: qual a sua opinião em relação às cores das chumbadas e ao comprimento que as hastes devem ter.
jm2
Mensagens: 72
Registado: quinta jun 09, 2011 11:04 pm

Re: CHUMBADAS COMPETIÇAÕ

Mensagem por jm2 »

Bem segundo o que sei quanto as cores depende muito da especie que se procura
quanto ao tamanho varia tambem mas eu faço nas medidas de 6 ,7,ou 8 cm depende dos
modelos.
Saude
jm2 :fixe:
Responder