Robalos e mais robalos de kayak

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Robalos e mais robalos de kayak"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Robalos e mais robalos de kayak

Mensagem por rui carvalho »

Até agora tem existido uma “afirmação” que o pessoal só pesca em mar de senhoras, fica aqui a resposta definitiva, não é para todos.

http://mundokayakfishing.blogspot.com/2 ... chive.html


Abraço
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Robalos e mais robalos de kayak

Mensagem por rui carvalho »

Estava à espera de comentários para poder dizer que esta situação de um kayak de 2 lugares é muito pontual, além de ser para o vídeo é fundamentalmente para vender robalos, estes tipos fazem isto há muito tempo mas como devem imaginar é algo que só fazia se fosse eu a pescar e tivesse um “animal” sempre a trabalhar com a pagaia.
Se repararem temos sempre um homem a trabalhar com a pagaia e cada vez que o outro agarra peixe ele rema imediatamente para traz, porquê?
Para quem não tem qualquer experiência a pescar num kayak posso dizer que no caso de capturar um robalo de 3kg não é o peixe que vem ter com o kayak mas sim o kayak que vai ter com o peixe.
Como devem calcular, um kayak só com um homem tem que ter outro tipo de controle, quais?
Um deles é fazer a aproximação do local e meter a amostra onde eles andam, em seguida afastar o kayak do local sempre a largar linha e depois trabalhar a amostras, neste caso o kayak e o peixe encontram-se a meio caminho fora da zona de perigo, se for um robalo com 5kg ou mais, a coisa pode correr mal.
A outra solução é utilizar uma âncora flutuante, faze-mos a aproximação necessária para conseguir lançar a amostra para onde eles estão e depois coloco a âncora flutuante que funciona como um autentico travão, neste caso o kayak só percorre 1/5 do percurso ou menos.
Por e tirar a âncora flutuante é muito rápido e simples e não constitui qualquer problema.
Assim que este tempo der tréguas vou fazer mais uns estragos com esta técnica para os lados da Ericeira, é pena não ter ninguém para filmar a coisa.

Abraço
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Robalos e mais robalos de kayak

Mensagem por rngpe »

Caro amigo só me ocorre dizer FANTÁSTICO!
Pesca deste tipo com 2 pessoas no kayak já tinha visto no canal Caça e Pesca ao SILURU em Espanha no Rio Ebro e a técnica é a mesma senão lá ia o Kayak e tripulantes tal é o tamanho deles, alguns com 2,2 metros...
Agora pescar assim robalos é outra coisa, é só para quem sabe e não tem medo de se meter ao mar num Kayak! Acho ainda que a pessoa deverá ter uma boa condição técnica e física.
Abraço,
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Robalos e mais robalos de kayak

Mensagem por rui carvalho »

Sem dúvida, eu pesco num local idêntico mas com uma agravante, muita corrente, mas como conheço na perfeição como o mar trabalha nas diferentes marés não existe problema.
Mesmo que venha uma vaga que me tire do kayak estou muito mais seguro que num barco, se o kayak virar consigo polo na posição normal em menos de nada, um barco não, além disso ninguém anda bem equipado quando pesca de barco e no kayak só um loco é que não anda bem equipado.
É muito fácil andar em cima de um SOT mas para que tudo corra bem basta ter bom censo, respeito pelo mar, estudar bem as zonas de pesca e de preferência ir acompanhado por alguém que saiba.

Abraço
Miguel Pais
Mensagens: 41
Registado: quarta abr 01, 2009 12:10 am

Re: Robalos e mais robalos de kayak

Mensagem por Miguel Pais »

Sem duvida de só ver os videos e ler a sua experiencia dá vontade de exprimentar, o senhor diz numa mensagem acima que com um robalo de 3kg fisgado, uma pessoa é arrastado, Vi o ano passado no rio minho um espanhol á pesca de kayak e a certa altura fisga um salmao de 9kg, posso dizer que foi digno de se ver parecia que tinha motor tal a velocidade que este foi rio ACIMA, tal que o homem começou aos gritos por ajuda, foi arrastado umas centenas de metros até ter sido ajudado por uns pescadores portugueses numa embarcação, parece que entrou em panico e ficou agarrado á cana, nem embraiagem nem nada, não sei como a linha não partiu ou a cana, mas foi bonito de se ver, mas ganhou o dia... Agora imagino pescar no rio tejo as corvinas tal como esta na imagem, de si penso, com um bicho de alguns quilos, devia estar amarrado ao pilar? Continuação.
Atentamente miguel pais
Responder