Grande Kayak

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Grande Kayak"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Grande Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Para os que já têm alguns anos de contacto com este desporto é normal sentir com alguma naturalidade a evolução nos kayaks de pesca, primeiro o acesso central que dá muito jeito, depois passamos a ter modelos com locais próprios para a sonda e transdutor, de pois viveiros incorporados nos kayaks, agora kayaks com motores eléctricos de origem muito bem colocado.

O valor já inclui o leme e o motor, se pençarmos bem até não é caro, um Trident 15 custa 1.100, um leme 255, um motor 300 e nunca fica tão bem montado e equilibrado como o Torque, com isto tudo acabamos por gastar 1655, quem pode dar este valor também dá 2.100 por um kayak a motor em condisões.

Quando poder vou comprar um para mim, como é tão baratinho até vou comprar dois, o PVP 2.100 euros :119:

Comprimento 4,20m, Largura 73,7cm Peso 32,2Kg, Capacidade de carga 180kg

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já vem com o manípulo de aceleração para a frente e para traz, e um corta corrente que deve estar sempre preso ao pescador, caso este caia à água o motor desliga.

Imagem

Imagem

Imagem


http://www.youtube.com/watch?v=KwyQeYBlrO4
Última edição por Paulo em quarta fev 03, 2010 12:33 pm, editado 2 vezes no total.
Razão: Colocar o Player de Vídeo
Avatar do Utilizador
120
Mensagens: 304
Registado: sexta jul 20, 2001 11:00 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por 120 »

Grande maquina rui
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por Ramiro »

Tenho seguido este assunto com interesse e assaltam-me alguma dúvidas/preocupações, tais como até que tipo de mar aguentam, ou melhor, até que mar poderemos considerar minimamente seguro navegar nestas embarcações. Pergunto isto porque há já 2 ou 3 anos que tenho conhecimento deste tipo de pesca e nos vídeos disponíveis em Youtube e afins, as condições de navegação são sempre do tipo "mar de senhoras". Claro que compreendo as limitações dos kayaks, mas gostava de ter uma opinião em primeira mão sobre esta questão.
Obrigado.
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Infelizmente a maioria dos vídeos são feitos em mar de senhoras e isso ninguém pode desmentir, mas a realidade está muito longe disso, posso dizer-te que desde 2004 que pesco em condições que não lembram a ninguém de estar ali com um kayak.
O único inimigo que existe neste desporto é o vento, tudo o resto é muito fácil quando começamos a ter mais experiencia em pagaiar e manobrar a máquina.

Tens o exemplo que saiu na revista “O Pescador” deste mês, entramos no porto de abrigo e fizemos 7km até às falésias do Cabo Espichel, com um mar que de senhoras não tinha nada e uma viagem de regresso com o vento quase de frente, porrada e mais porrada renderam alguns sargos.

Como referi, o único inimigo é o vento, estudar bem a previsão do vento para o local de pesca é fundamental, eu já tenho uns anos disto e às vezes o vento obriga-me a puxar pelos cavalos todos, quanto a correntes e ondulação é tranquilo, desde que tenhas um kayak adequado, isso é o mais importante, ter a máquina certa para o local certo.
Com este novo modelo a motor, temos uma ajuda extra, mas a minha opinião como praticante deste desporto mantêm-se, barcos=motor, kayak=pagaia, mas que deve dar jeito tenho a certeza, por várias vezes ao longo destes anos dava tudo para aparecer o motor.

Não é nada difícil, existem pessoas que ainda não entraram no espírito deste desporto e esquecem-se de um pormenor, entramos sempre o mais perto possível do pesqueiro, o exemplo de Peniche é um deles, se eu quiser ir para a Papoa de barco tenho que entrar obrigatoriamente na rampa que todos conhecem, se for de kayak entro do lado Norte ao pé do forte, bem mais perto.
Desde que exista areia para não estragar o kayak é onde entramos, o resto é gaia na água e siga.

Vou deixar-te algumas fotos e vídeos para ficares mais elucidado, embora algumas fotos não mostram a realidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Cova do Vapor, o meu spot favorito, o local com mais corrente do Tejo, a água tem uma turbulência tão grande que só visto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O pessoal na Papoa, eu sou o maluco do kayak amarelo que está mais a baixo, só tenho pena de não terem tirado fotos quando estava a 5 metros da pedra, neste dia pescava com um chumbo de correr com 10g com iscadas de camarão vivo e como tinha tudo leve tinha que me aproximar o suficiente para colocar 10g na espuma.

Imagem

Imagem

Ponte Vasco da Gama, fomos às corvinas e tínhamos a certeza que ia levantar uma nortada, mais parecia que as portas do inferno se abriram.
Ouve malta que não arriscou ir mas o nosso amigo Ramos quis ir, e aqui temos a prova da diferença entre os kayaks, ele tem um BIC e quando fomos embora demorou 15 minutos para fazer 50 metros que é a distância que separa um pilar de outro.
Resultado, passamos o material todo para o meu kayak e o Nuno rebocou o BIC, e reparem que vão os 2 a remar e o Nuno a pedalar, tivemos que fazer 1km com estas condições, se o Nuno não tivesse presente tinha que ficar na água com o Ramos até passar o vento porque ele não tinha forças para remar nem mais 1 metro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Eu sempre tive barco, tive barcos em fibra abertos e cabinados, depois mudei-me para o semi-rígido e troquei isto tudo pelo kayak, o kayak tem um comportamento muito parecido ao do semi-rígido como é muito baixo e tem um centro de gravidade muito baixo acompanha os movimentos do mar, não abana como um barco de proa aberta.

O meu conselho é muito simples, tentar aparecer nos nossos encontros semanais e dar uma volta nos variados modelos do pessoal, assim todos podem ter a certeza do que falo antes de fazerem a asneira de comprar “coisas” que não são para praticar este desporto.

Abraço
Avatar do Utilizador
120
Mensagens: 304
Registado: sexta jul 20, 2001 11:00 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por 120 »

pedir mais é impossivel mais uma vez obrigado rui qualquer dia vamos marcar para nos encontrarmos estou a ficar com o bichinho

abraço
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por Ramiro »

Um destes dias vou assistir a uma das vossas "sessões".
Curiosamente estive hoje literalmente com as mãos no seu Blade II, já que fui ao Boat Show.
Para quem quiser ver este kayak, está no stand da Vega.
Por coincidência, o camarada 120 também lá esteve e... está quase a embarcar na coisa. :wink:
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Imagem

Não há nada como ver ao vivo, todo equipado para tirar dúvidas.

Quanto ao investimento em tempo de assistir a um encontro informal dos membros é de aproveitar para experimentar as nossas máquinas, o 1º paço é pedir informações aos praticantes com experiencia o 2º paço é experimentar alguns kayaks de pesca, depois tomam-se as decisões. E como já escrevi algures, os futuros praticantes é que têm sorte, eu comecei às cegas, sozinho e com máquinas muito inferiores a nível de conforto para o pescador em relação ao que existe hoje, sortudos, até podem experimentar vários modelos só num dia, eu não tive nada disto. [-X

Grande abraço
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Grande Kayak

Mensagem por Ramiro »

Bela foto! =D>
Pena é que, à volta da "estrela" não estivessem em órbita o amigo Jorge Mourinho (CEO da Vega), Virgílio Machado (Director de Comunicação da Vega) e... claro está... o proud owner do Blade II (Rui Carvalho). :roll:
Mas está lá o foco da conversa. :fixe: =D>
Lamento também não termos podido encontrar-nos mas... se a coisa se compor... ainda dou lá um salto no Domingo (não prometo).
Responder