Kayak Fishing

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Kayak Fishing"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Kayak Fishing

Mensagem por morcom »

A pesca de caiaque (kayak fishing) anda-me a despertar o interesse, apesar de me parecer ser um investimento caro penso que terá bastantes vantagens e deve ser espectacular. Penso que será um desporto ainda pouco divulgado em Portugal, aliás aqui no Sitio até pouco se falou,mas no estrangeiro penso que já está bem enraizado, gostava de saber se algum forista aqui do Sitio pratica e qual a sua opinião, principalmente alguém do Norte, já que provavelmente o mar daqui será um pouco mais traiçoeiro. No fundo gostava de deixar um topico para discussão e tirar algumas duvidas sobre esta condicionante de pesca?
PedrasSalgadas

Re: Kayak Fishing

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas Nuno

Uma das muitas questões que se coloca a este tipo de pesca, é qual a licença de pesca que terás de ter para o efeito. Apeada, embarcada, o kayak não é uma embarcação, aos olhos da lei, ao que parece. É que não havendo legislação específica, o que é que se aplica :?: :?: :?:

Qt ao resto, ai gosto tanto de pescar no firme. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Kayak Fishing

Mensagem por morcom »

Num site sobre kayaks, a indicação que tem é que "para os kayaks que pescam no mar a licença é a de pesca embarcada (apesar do buraco que existe na lei é melhor registar o kayak como embarcação de recreio numa qualquer capitania.) Para os kayaks que pescam em águas interiores só é necessário a licença de pescador desportivo."
Mas dá-me a impressão pela pesquisa que fiz que nem todas as capitanias aceitam o registo e acho que em relação a leis existe um vazio legal que penso ser normal dado que é uma actividade pouco comum.
artic118
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 07, 2008 6:03 pm

Re: Kayak Fishing

Mensagem por artic118 »

nunca fiz este tipo de pesca, mas ja me mordeu tb o bichinho,devide a ter um amigo que a pratica ja ha algum tempo com grandes resultados.............sempre que o mar deixa de inverno, é velo de kayak a corricar em zonas que nós com as nossas melhores canas e tecnicas de lançamento nunca la vamos chegar,........depois tem muitas vantagens este tipo de pesca,... nao assusta o peixe, nao é tao dispendiose como um barco a motor e o ambiente agradece......outra grande vantagem,....permite queimar um pouco aquela barriguinha da cerveja #-o #-o #-o #-o :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: as esposas agradecem.........aqueles robalos manhoses nem imaginam que nós la estamos......silencio =P~ =P~ =P~ =P~
PedrasSalgadas

Re: Kayak Fishing

Mensagem por PedrasSalgadas »

morcom Escreveu:Mas dá-me a impressão pela pesquisa que fiz que nem todas as capitanias aceitam o registo e acho que em relação a leis existe um vazio legal que penso ser normal dado que é uma actividade pouco comum.
Pois, lá estão as dúvidas. Barco de recreio, qual é a potência do motor. Quase a mesma coisa de ir à DG de Viação registar um veículo de tracção animal :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: por via das dúvidas.
Na minha opinião, se o Kayak não está sujeito a registo por não ter motor, logo não é uma embarcação, não sendo embarcação a pesca não pode ser embarcada. Ou será que pode :-k :-k :-k :-k . Então estamos perante pesca apeada, mas sentada, como se estivesses numa cadeira de praia, pracase. :mrgreen: Se usares uma prancha de surf, tb terás de ter licença para pesca embarcada. E se fôr um colchão de praia, uo uma daquelas bóias enormes feitas com câmara de ar de tractor :?: :?: :?: :?:

Vai-te a eles e boas pescarias. A lei é omissa e a culpa não é do cidadão. E atenção ao kayak, há mar e mar, há ir e voltar :!:
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Kayak Fishing

Mensagem por morcom »

Manel a nivel de legislação já se falou ou pouco de tudo aqui no Sitio http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =17&t=1051 e toda a gente admite que existe um buraco legal e ninguém se entende e eu penso que enquanto as leis não forem alteradas especificamente para este tipo de pesca nunca ninguém se irá entender (por isso mesmo se chama buraco na lei) não quero com isto criticar os legisladores (pelo menos neste caso) já que, volto a dizer, o kayak fishing "ainda" não é comum em Portugal.
Mas vou citar o amigo Carpa Real, porque estou completamente de acordo quando disse:"Não há que como contactar as autoridades competentes na área pretendida por quem o queira utilizar, para evitar dissabores.
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Kayak Fishing

Mensagem por morcom »

Eu sinceramente não me preocupa nada a questão legal, porquê? Por varias razões, em primeiro, quem é pescador pela minha zona sabe perfeitamente que a fiscalização é praticamente nula (infelizmente) é só ver as ilegalidades com consequencias ambientais que passam impunes por aqui enquanto caso eu pratique o kayak fishing a minha ilegalidade não terá consequencias, em segundo como tenho a licença de caça submarina tb não estou preocupado, mas tal como disse o Carpa Real vou tirar as minhas duvidas na capitania para andar completamente despreocupado.

Acima de tudo o que me fez abrir este topico foi para saber se algum forista pratica este tipo de pesca, a sua opinião, questões acerca de segurança, material necessario, custos da "brincadeira", etc...

Ás vezes faz-se mais do que realmente é, eu apesar de não fazer canoagem, já vi um sujeito todos os dias ao fim da tarde a fazer e sem o minimo esforço chegava a locais que só me chegava os olhinhos e o pensamento de quem me derá lançar ali... claro que acima de tudo deve imperar a segurança e o bom senso.
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Kayak Fishing

Mensagem por rui carvalho »

Esse tópico é de 24 de Novembro de 2007, eu lancei o site pescadekayak.com a 15 de Setembro de 2007, andei sozinho desde 2004 a passar todos os meus conhecimentos de marinharia e pesca embarca para o kayak. Algumas aventuras que nem me quero lembrar, mas felizmente tive “sorte” de nunca ter tido acidentes, só alguns sustos.

Hoje as coisas são diferentes, companhia é o que não falta, os kayak são melhores, podemos informar os futuros praticantes de como tudo funciona, no que toca a leis, marinharia muito importante para o kayak, pesca, etc.

Um desporto que veio para ficar, não está longe o momento em que vamos começar a fazer provas em Portugal, e ao ritmo que as coisas estão a crescer na Europa não tarda nada temos campeonato europeu ou mesmo mundial, não tenho duvidas nenhumas.

Kayak fishing é nas americas, em Portugal é pesca de kayak :D

Uma para todos :beer:

Abraço
Responder