Pesca de Kayak

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca de Kayak"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Como existem vários modelos para vários valores temos que ter em atenção o seguinte, um kayak deve ser escolhido em função do nosso peso, altura, utilização que lhe vamos dar e o nosso local de residência, nunca pelo valor. Mas eu só posso gastar 850 euros, mais vale juntar mais algum durante mais alguns meses e comprar a máquina correcta.

O local de residência é importante porquê?
Se resido no Algarve não tenho a mesma necessidade para quem vive na costa Oeste que varia consoante a localização, mais ou menos corrente, menos zonas calmas para entrar, etc.

Pare pescar no mar os kayaks têm que estar registados e tem um custo de +/- euros, na barragem não é necessário.
Em termos gerais os custos para ter um bom kayak próprio para pesca, registo, palamenta, leme e sonda, anda entre os 1300 e 1500 euros. Existem 3 pontos fundamentais, kayak, registo e leme, a sonda pode ficar para mais tarde.
Abraço
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por joaosousa »

Obrigado pelo esclarecimento ;)
Avatar do Utilizador
ATLANTIS
Mensagens: 297
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por ATLANTIS »

Ultimamente tenho andado bastante afastado deste grupo de amigos e agora dei de caras com este tema que ultimamente me tem interessado bastante.
Desde que vim morar para Alcochete tenho reparado que tenho algumas condições para este tipo de pesca e algumas destas fotos comprovam isso.
Curiosamente acabei de chegar da Nauticampo, na FIL e vi lá um kayak que me deixou ainda mais curioso e a sonhar com este tipo de pescaria. Tentei saber informações acerca dele, mas o vendedor estava demoradamente com um possivel cliente e tive de desistir de esperar.

Éra muito bom eu chegar a casa e puder ir para o "meio do rio" sempre que me apetece-se sem depender de terçeiros e tb do preço dos combustiveis :moca:
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Tenho mais e melhores notícias, o kayak que viste no pavilhão 1nem sequer é o mais adequado para a pesca, hoje a feira abre na sua totalidade e no pavilhão 2 no stand da vega todos poderão ver um kayak de pesca completamente montado e prontinho para ir para a água, eu estarei lá para esclarecer todas as dúvidas sobre este desporto, infelizmente o stand onde viste esse kayak não te poderia ajudar no que toca à pesca de kayak porque não sabem do desporto e das leis só vendem, infelizmente.
Avatar do Utilizador
ATLANTIS
Mensagens: 297
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por ATLANTIS »

rui carvalho Escreveu:... infelizmente o stand onde viste esse kayak não te poderia ajudar no que toca à pesca de kayak porque não sabem do desporto e das leis só vendem, infelizmente.
Realmente tive a sensação de que aquele Kayak estava mais ou menos perdido no meio dos outros que não eram para pesca.
Hoje à tarde vou lá passar novamente e pode ser que nos falemos.
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Durante a noite de ontem ouve um senhor que depois de estar a conversar comigo referiu-me que esteve no dito stand e que perguntou à pessoa que lá estava se era um kayak para pesca, linda resposta “ eu acho que sim tem aqui uma cana”, a segurança deste desporto corre sérios riscos com estas empresas que vendem tudo e não distinguem uma cana de pesca de uma vara para a azeitona, depois as pessoas compram o kayak errado e acontece duas coisas, ou apanham o 1º susto no primeiro dia e metem o kayak de baixo da cama e desistem, ou tem um acidente grave que pode ter consequências graves para o desporto.

Este desporto não é difícil, apenas tem pormenores que têm que ser explicados para segurança de todos, e tudo começa pela máquina que vamos escolher, não pensem em gastar só 600 ou 800 euros, acho que já escrevi algures que uma boa máquina completamente equipada e registada fica entre os 1300 e 1500 euros, por vezes aparece isto tudo usado por 1000 euros ou menos.

1500 euros, caro?

Estamos a falar em pescar onde a maioria dos barcos andam, eu faço todas as técnicas de pesca que um barco faz, tudo menos ir aos gorazes porque não me deixam lá ir.

Mas vamos imaginar que encontramos um homem que tem a corda ao pescoço e vende um barquito a motor por 1500 euros, boa.
Agora paga lá o seguro, gasolina, selo, manutenção, seguro para o reboque, se ficar na marina pior ainda, revisão.

Eu não tenho seguro, não tenho selo, a manutenção custa 1 euro quando saiu da água, passo pelo elefante e nem tiro o kayak de cima do carro para o lavar, não gasto gasolina “está barata que é um gosto”, já para não falar que eu pesco de Norte a Sul e quem tem um barco resume-se ao local perto da residência e vai 1 vez por ano a outro local qualquer.

O mais importante é as brigas que arranjamos com os “amigos” quando temos barco, ficam chateados porque convidei o A e não convidei o B e quando chegamos a terra vai tudo embora e o animal fica sozinho a lavar o barco e a lubrificar aqui e ali, e quando vem a revisão ao motor quem é que me telefona para ajudar a pagar a revisão? Dassssss.

De kayak somos todos amigos e bons, cada um tem o seu e quem quiser ir compre um kayak.

Cada vez gosto mais disto, vou uma vez por ano aos pargos na traineira e chega, por falar em traineira, já fiz contactos com algumas empresas de marítima turística a fim de rebocar o pessoal para fora e a traineira faz de barco de apoio em quanto pescamos de kayak, lindo.

Abraço
pexaranha
Mensagens: 5
Registado: sexta out 08, 2010 11:26 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por pexaranha »

Boas pessoal.
Parabéns pelo site.
queria com a ajuda de todos, se possível me esclarecer a mim e a uma boa quantidade de gente prestes a tentar iniciar neste tipo de pesca.
Segundo entendi para este tipo de pesca é necessário:
1- carta de marinheiro
2- seguro para utilizador e para kayak
3- kayak registado na capitania local

é tudo não é ? ou tá a faltar alguma coisa?
se faltar qualquer uma destas coisas não podemos pescar?
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por TALIBAN »

Antes de mais bem-vindo e boas pescarias.
pexaranha Escreveu:Boas pessoal.
Parabéns pelo site.
queria com a ajuda de todos, se possível me esclarecer a mim e a uma boa quantidade de gente prestes a tentar iniciar neste tipo de pesca.
Segundo entendi para este tipo de pesca é necessário:
1- carta de marinheiro
2- seguro para utilizador e para kayak
3- kayak registado na capitania local

é tudo não é ? ou tá a faltar alguma coisa?
se faltar qualquer uma destas coisas não podemos pescar?
Não pratico este tipo de pesca, mas tens de ter licença, mas aguarda por mais indicações.
Seria óptimo que fizesses a tua apresentação, pois muito embora não seja obrigatório deves fazê-lo e dizeres o que achares por conveniente, dizeres os tipos de pesca que praticas.
Participa activamente e diverte-te fazendo umas pescas por aqui.
Boa continuação por cá.
Braga.
Responder