Pesca de Kayak

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca de Kayak"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Paulo boa noite, plenamente de acordo prudência e nada de excessos de zelo!!!

Carpa Real
Vigoras
Mensagens: 2
Registado: terça mar 27, 2007 1:33 pm

Pesca em kayak

Mensagem por Vigoras »

Desculpem a minha intromissão, até porque não sou pescador...

Mas parece-me que se está a fazer uma interpretação errada da legislação... e passo a expor a minha opinião, de kayakista.

Eu posso registar o meu kayak sem qualquer impedimento legal, apesar de não ser obrigatório (ou estar isento, como alguém disse)...

Nesse caso, levanta-me outro problema, que é o da falta de "carta de marinheiro". Como se costuma dizer, levanta-se uma ponta do véu e vem tudo a trás.

Outro aspecto, o kayak pode navegar livremente para além dos 300 metros da costa desde que esteja registado. Sendo neste caso, equiparado a uma embarcação de recreio.

Caso contrário, é legalmente equiparado a um colchão de praia... E se alguém for apanhado a pescar sentado num colchão de praia, o que acontece?!!!

Como leigo na matéria, e julgando que o legislador também é leigo em kayaks (até porque não conheço nenhum legislador na canoagem, e conheço muitos canoistas), penso que a própria fiscalização também não sabe muito bem o que fazer se virem um kayak...

Cumprimentos,
Vigoras
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Caso contrário, é legalmente equiparado a um colchão de praia... E se alguém for apanhado a pescar sentado num colchão de praia, o que acontece?!!!
:lol: :lol:

É isso mesmo que estava a tentar dizer... Acho que não se pode pescar...

Existem 3 tipos de pesca.

Apeada
Embarcação (registada)
Submarina

O colchão não entra em nenhum desses tipos...

Apeada e Submarina não é... resta embarcação, se não é considerado embarcação...
Vigoras
Mensagens: 2
Registado: terça mar 27, 2007 1:33 pm

Pesca em kayak

Mensagem por Vigoras »

O que quis dizer, é que é possivel registar um kayak como embarcação de recreio, embora não seja obrigatório.

Mas se registar a embarcação, não se esqueçam do seguro e da carta de marinheiro para conduzir a embarcação. Portanto, feitas as contas, mais vale continuar a pescar de kayak sem preocupações.... pelo menos, até aparecer o primeiro a queixar-se que a fiscalização o multou por estar sentado no kayak, em vez de estar sentado na margem!!!

Digo eu!!!

P.S. - No transporte, em veiculos, do kayak de mar (comp. 5,60m) passa-se o mesmo, mas não conheço ninguem que tenha sido multado. Portanto, vou continuar...
SEAMG
Mensagens: 3
Registado: terça mai 20, 2008 9:38 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por SEAMG »

Caro amigo, aconselho-o a visitar pescadekayak.com, assim ~poderá esclarecer todas as dúvidas com alguém que realmente percebe deste assunto.
abraços
Avatar do Utilizador
PCrat
Mensagens: 159
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por PCrat »

Boas pessoal, sendo assim como os mestres dizem tb é proibido pescar com os ditos patosao achigã? Pois lá está os legisladores só sabem mesmo é pescar no prato ou com anzol de papel lol :D :D
xubas
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 10, 2006 2:29 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por xubas »

Boa tarde a todos.
É a primeira vez que escrevo aqui, apesar de já fazer um tempo que visito este espaço.
Relativamente à pesca em kaiak, tenho a informar que, apesar da lei estar meio "nublada", é certo que é necessário o kaiak estar registado. Sem o registo, habilitamo-nos a levar com uma "surpresa" :moca: oferecida pelos amigos da PM. Saliento o facto de, em certas capitanias do país, esta obrigação de registo não estar a ser levada à letra :dedos2: , mas dado crescimento na modalidade, mais cedo ou mais tarde estende-se a todo o país.
Desde o verão passado que pratico kaiakfishing na zona de Peniche e tive mesmo de registar o dito. Agora com o kaiak registado posso ir até uma milha da costa sem ter de olhar por cima do ombro. Sem o registo posso apenas passear pela costa, não afastando-me mais do que 300m desta. Mas sem cana na mão!! Pode-se até usar motores (eléctricos), mas nesse caso a palamenta acresce o extintor e obriga ao seguro.
Todas estas questões e dúvidas têm vindo a ser debatidas num fórum específico da modalidade (editado pela administração). Acreditem que vale a visita.
Boas viagens a todos, seja de barco, de kaiak ou a nado!...e claro, recheadas de boas pescarias.
Abraço,
DS
Avatar do Utilizador
rui carvalho
Mensagens: 28
Registado: quinta jan 07, 2010 12:29 pm

Re: Pesca de Kayak

Mensagem por rui carvalho »

Um tema antigo onde o Jorge levantou uma questão que na altura, 2007, éramos meia dúzia de praticantes de Norte a Sul sem saber muito bem o que fazer.

Em 2004 descobri este desporto em sites americanos, apesar de ter um belo semi-rígido fiquei passado com as potencialidades de um kayak próprio para pesca.
A primeira coisa que fiz foi devorar a lei da náutica de recreio e dirigi-me à capitania de Lisboa a fim de esclarecer todos os pontos.
Kayak registado em classe 5, posso ir até 1 milha da costa, não estou limitado por portos de abrigo, não necessito de seguro, não necessito de selo, dentro dos limites de uma barra ou de um porto de abrigo não necessito de carta, fora dos limites ninguém sabe, não gasta gasolina, não tem manutenção, poço ir para todo o lado basta por a máquina em cima do carro, etc.

A minha cabeça fervilhava de ideias, como vinha ai uma lei que me dizia que só podia apanhar 10kg + 1 exemplar, ter barco já não fazia sentido.
Vendi o barco em boa altura e mandei vir uma máquina destas, registei o animal e a minha vida piscatória mudou para sempre.

Actualmente a lei continua igual, obrigando ao registo do kayak para pescar, a grande revolução que ainda tem muito para andar esta no kayak, cada vez são melhores e mais confortáveis para a pesca, com pormenores de fazer inveja a muito barcos que por ai andam com todas as vantagens que já referi.

Hoje em dia é um deporto praticado em todo o mundo, com sites e fóruns próprios para o efeito, sem duvida um desporto que veio para ficar.

Ficam algumas fotos de 2008 dos Tugas. :fixe:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço
Última edição por Paulo em quarta jan 13, 2010 9:57 am, editado 1 vez no total.
Razão: Retirar Citação no texto
Responder