Pesca de Kayak

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca de Kayak"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Chacal
Mensagens: 642
Registado: sexta out 05, 2001 11:00 pm

Mensagem por Chacal »

Depois de uma descrição destas, como é que há quem não aprecie...

Ò Wildcat deste-me cá uma nostalgia de quando fazia rafting!
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Este tópico para mim demonstra duas coisas.

1ª A lei não foi feita a pensar em toda a diversidade de técnicas existentes na pesca desportiva. Todos já sabemos isso.

O Kayak não necessita de licença para passear até 300m da costa, como não necessita dessa licença e ela é necessária para pescar, não pode ser utilizado na pesca. :?

2ª Qualquer tentativa de alteração da lei teria de ser bem feita. Se quem fez a lei não percebe nada de pesca, será que adianta dizer façam outra? :shock: Será que os legisladores começaram a perceber de pesca entretanto? :lol: :lol: :lol:

Solução:

Em primeiro lugar reunião de todos os grupos ligados de uma forma ou outra à pesca desportiva, de seguida discussão interna e talvez formulação de uma nova lei ou proposta de lei. Ponto por ponto (sempre devidamente formulado), depois entrega a quem de direito. Isto tudo feito com calma e sem pressas. :wink:

Mas isto é a minha opinião… Infelizmente poucos pensam assim. :cry:
karva

Mensagem por karva »

Essa solução era a ideal, mas mesmo assim julgo que levantaria sempre problemas. Havia de haver sempre alguém que reclamaria porque a sua situação particular não tinha sido prevista. Queres apostar? :wink:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Não aposto porque perdia.

Existem situações particulares que nem situações são... e isso teria de ser deixado de parte. :wink:

Teria de ser uma proposta de lei que continuasse a acautelar a concorrência aos profissionais. E muitas das situações existem para evitar isso, e acho muito bem que existam. Cada macaco no seu galho.

Uma coisa é pesca desportiva, outra coisa é pesca para ganhar dinheiro (profissional). Quem quer pescar (ou apanhar marisco) para ganhar dinheiro não está a fazer pesca desportiva. Se querem ganhar dinheiro com a pesca, legalizem-se como profissionais.

Este tem de ser o começo. Pseudo desportivos pelo menos o meu apoio nunca terão.

Se retirarmos estes senhores de vez da pesca desportiva, se realmente o que importa é a defesa do bem mais precioso, que é o mar, se calhar as “situações” diminuíam drasticamente. :roll: :wink:
Jorge S
Mensagens: 9
Registado: segunda fev 19, 2007 3:30 am

Mensagem por Jorge S »

wildcat Escreveu:Costumo pescar de kayak (mais uma piroga) no Douro e, posso garantir, que não há pesca que me dê mais prazer do que tirar uns achigas de kayak.
O sentir da água ali tão perto; o exercício físico que proporciona; o facto de passar por cima de qualquer pedra (8/10 cm de calado); o facto de passar por baixo de qualquer arvore; quando o peixe enrosca na vegetação é fácil ir ao encontro dele; podemos apreciar perfeitamente o comportamento dos peixes ali por baixo. Aliando a isto tudo o facto de, normalmente ir muito cedo (ao raiar do dia) dá-nos uma paz interior e uma interligação com a natureza difícil de descrever. Os patos, as garças, os pequenos mamiferos nas margens, o silêncio....
Só para apreciadores....
É viciante. Uma vez percorri todo o perímetro da barragem da Bravura. Das 7 da manhã até ás 7 da tarde. :mrgreen: Corricando ao achigã, pausa para nadar, lanche, bejecas e curtir paisagem. Outra vez, desci a Ribeira do Odelouca e avistei, entre outras espécies, uma lontra e um caimão (ave parecida com o galeirão), ambas espécies consideradas raras na região e só possíveis de surpreender graças ao silencio que o kayak proporciona :wink:
Ed
Mensagens: 10
Registado: quarta dez 20, 2006 10:59 pm

Mensagem por Ed »

Não tenho dúvidas de que a utilização de kayak em águas doces é permitida e até estimulada. Já no que se refere a águas oceânicas ou rios sob influencia de marés, a utilização de kayak não é permitida por motivos de segurança. Como disse o Karva, apenas podem ser uytilizadas embarcações registadas no recreio ou na actividade marítimo-turistica na pesca lúdica.

Quanto à possibilidade de rever a legislação de pesca lúdica, tenho a certeza de que tratando-se de uma regulamentação nova terá que ser revista a médio prazo, e desde que isso seja feito com ponderação :twisted: :twisted: :twisted: , recolhendo contributos sérios e não precipitados, poderá ser feita uma alteração muito positiva :idea: .

Seria interessante iniciar um debate sobre aspectos concretos que gostariamos de ver alterados e como, não acham? Depois podiamos enviar o resultado à DGPA :roll:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Acho que sim.

Mas como já disse em outros locais (aqui ou no pró). Vamos aguardar pelos resultados das acções que estão a ser feitas.

Não quero ser acusado de destabilizar ou até mesmo de ter contribuído para possíveis falhas dessas acções.

Assim, aqui, e para já, aguardamos. Depois, se for necessário implementaremos a nossa visão.

Uma visão de união, união de esforços, união de objectivos. Uma visão de reunião de provas, uma visão de apresentação de propostas baseadas em dados concretos.

Tudo feito com calma, ponderação e sem pressas.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Com muita "tranquilidade", né Boss? :wink:

:lol: :lol: :lol: :lol:
Responder