Passadores SIC

Livres há mais de uma década.
Aqui podemos discutir material.
Mas mais importante, podemos falar dos locais onde determinado material está à venda, e por quanto está à venda.
No sítio do pescador só um fica a ganhar, o pescador.

Agradecemos que todos os links sejam colocados para os endereços específicos dos artigos e não apenas para as lojas.
Regras do Fórum
Apenas serão aceites links para as páginas de venda dos artigos discutidos nos tópicos em questão.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Passadores SIC"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Passadores SIC

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Obrigado Zé Afonso.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por joseafonso »

portista Escreveu:Fiquei sem entender uma coisa, o que são os concept guides?
"Concept Guides" é uma nomenculatura registada pela Fuji e consiste num conjunto de passadores que segundo este conceito melhoram as canas e suas perfomances nos seguintes itens:
Maior sensibilidade - Por serem mais leves, os Passadores "Fuji Concept" reduzem muito as ondas vibratórias no blank garantindo uma melhor identificação dos toques dos peixes;
Melhor Capacidade de Lançamento - Uma boa escolha e boa colocação de Passadores "Fuji Concept", melhoram e garantem melhores perfomances em termos de distância;
Maior Precisão - Usar passadores mais pequenos e de perfil mais baixo, reduz as torções e a resistência ao vento, garantido melhor precisão nos lançamentos;
Melhor Equilíbrio de Peso - Os novos passadores Fuji Concept são cerca de 60% mais leves que os passadores convencionais, sendo assim possível garantir um melhor equilíbrio de peso das canas;
Melhor capacidade de Ferragem - O Nº de passadores a aplicar num blank tem influência nas ferragens. Quantos mais passadores melhor a ferragem;
Redução de "Line Twist" - Devido à sua configuração e usando as medidas aconselhadas, reduzem muito a torção da linha durante o lançamento e durante a recolha da linha;
Aumento da Potencia do Blank - Um maior nº de passadores e a sua colocação no blank, garantem um melhor aproveitamento da "força" do blank.
PS: Estes são os conceitos defendidos e garantidos pela Fuji.
portista Escreveu:E a fuji então como marca conceituada que é suponho que tenha somente passadores sic certo?
Não. Em termos de aneis (Rings), a Fuji tem passadores nos seguintes materiais:
SIC - Silicon Carbide (Carboneto de Silício) - A melhor e mais avançada porcelana do momento. Garante uma grande dissipação do calor e tem uma grande resistência à abrasão. Permite também fazer passadores mais finos e mais leves.
Silicon Nitrid II - (Nitrito de Silício) - Uma versão melhorada da porcelana utilizada nos primeiros passadores Fuji. Muito resitentes e normalmente aplicados em canas de pesca grossa.
Alconite - Uma porcelana criada e registada pela Fuji. É o material que tem a melhor relação preço qualidade.
Hardloy - Uma versão melhorada de porcelanas feitas com Óxido de alumínio.
Oxido de Alumínio - Material mais barato mas dá para fazer passadores de excelente qualidade.

Em termos de aros (Frames) a Fuji tem passadores nos seguintes materiais:
Titânio
Aço Inox Polido
Aço Inox Preto

Em termos de formato de passadores a Fuji tem:
Tipo "K" - Os mais recentes. Uma tentativa de misturar o melhor de "dois mundos", para reduzir ainda mais os enrolamentos durante os lançamentos;
Imagem
Tipo "N" - Normalmente utilizados em canas de pesca grossa;
Imagem
Tipo V
Imagem
Tipo Y
Imagem
Tipo LC Series (Low Rider)
Imagem
Tipo MN series
Imagem
Tipo Oval Series
Imagem
Tipo Heavy series
Imagem

Podem encontrar toda esta e ainda mais informação nos catálogos da Fuji, que pode ser descarregado em http://www.anglersresource.net/
Ab
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por portista »

Então fuji é "apenas" uma marca conceituada que tem passadores de vários materiais correcto?
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por joseafonso »

portista Escreveu:Então fuji é "apenas" uma marca conceituada que tem passadores de vários materiais correcto?
Fuji é "apenas" o melhor fabricante de passadores da actualidade.
Ab
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por portista »

Obrigado a todos pelas prontas e esclarecedoras repostas .
A minha última questão já não fazia muito sentido ser colocada, mas quando a coloquei por alguma razão a resposta do joseafonso ainda não aparecia no meu browser.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por Paulo »

Epá, só agora é que passei com os olhos neste tópico. :119:

Está quase bom para por numa enciclopédia.

Zé, "obrigadão" pelos posts. Grandes lições sobre passadores. =D> =D> =D>

Grande Abraço. :fixe:
Veyron
Mensagens: 76
Registado: quinta jul 06, 2006 10:48 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por Veyron »

Este é daqueles tópicos que devem ser guardados. Muito bom. =D>
Obrigado José Afonso :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por drpauloalmeida »

joseafonso Escreveu:Actualmente existem pelo menos quatro marcas que produzem passadores de grande qualidade. Fuji, Alps, Pacific Bay e American Tackle. Podemos ainda encontrar passadores de qualidade da marca Seymo mas são mais difíceis de encontrar.
Uma pequena explicação sobre os passadores Fuji e apenas referindo os mais utilizados nas canas de Surfcasting.
Em termos de Frames (aros), podem ser feitos em Titânio (mais leves e resistentes, mas também mais caros) e em Aço Inox (melhor relação qualidade preço). Quanto à forma os Frames podem ser os LC (Low Rider) e os MN e agora os novos Série K, ambos pertencentes a um conceito patenteado da Fuji. O "Concept Guide", onde uma das suas principais características é a de reduzirem o "Line Twist" (redução drástica das espirais formadas na saída da linha durante o lançamento) e também devido ao seu formato reduzirem muito a possibilidade de embaraçamento da linha nos passadores durante o lançamento.
Em termos de "Rings" (Interior do Passador), existem os SIC (mais caros, com melhor dissipação do calor provocado pelo atrito das linhas ao passarem por eles, grande resistência à abrasão) e os Alconite (Melhor relação preço qualidade). Existem ainda outros tipos de Rings (mas actualmente pouco utilizados).
Acresce ainda a informação sobre os diâmetros dos passadores.
Nos Low Rider as canas levam normalmente a seguinte combinação: 20 - 16 - 12 - 10 - 8 - 8. (Algumas marcas costumam colocar o tamanho 6, acho muito pequeno (apertado)).
Nos MN, a distribuição pode ser a seguinte: em canas mais fortes 40 - 30 - 25 - 20 - 16 - 12. Em canas mais leves 30 - 25 - 20 - 16 - 12 - 10. Algumas combinações podem levar mais um passador. Nestes casos o diâmetro poderá ser igual ao mais pequeno.
Eu pessoalmente acho que nos tipos de pesca (ao Fundo) que fazemos em Portugal, não haverá necessidade de montar as canas com passadores SIC, poderemos equipar as canas com passadores em Alconite e colocar apenas a ponteira em SIC. Fica muito mais barato e as perfomances não são muito diferentes.
A Alps que recentemente passou a ser representada em Portugal pela Cormoura, também produz passadores e outros acessórios de boa qualidade.
As medidas dos passadores estão mais ou menos standartizadas por todas as marcas, pelo que não haverá diferenças significativas de marca para marca em termos de tamanho.
Nos passadores baratos (que quase todas as marcas comercializam), existem uns melhores e outros piores e devido a uma grande variedade de artigos disponíveis sem sabermos a sua origem nem marca é sempre um risco comprar esse tipo de passadores. Os passadores Fuji mais baratos, serão sempre uma boa opção quando pensarmos em trocar os passadores duma cana.

Paulo que passadores é que precisas?
Dupla pata ou mono pata?
Diz-me o que precisas (medidas e quantidade e a tua morada) que eu envio-te isso. Nas minhas tralhas tenho um bom stock de passadores e quase de certeza te consigo desenrascar.
Ab
Muito obrigado, fiquei muito contente com a disponibilidade para explicar um pouco sobre a tecnologia dos passadores assim como para me desenrascar nos passadores. Obrigadíssimo mas acabei por comprar na terça-feira... estavam relativamente baratos (2€cada).

Agora falta substitui-los... estou a organizar o material para depois partilhar essa experiência aqui! Ainda não achei a resina epoxi ideal, as que tenho visto são muito duras e provavelmente estalam facilmente.

Pois tem toda a razão :fixe: , não há necessidade de passadores SIC, os de alconite servem perfeitamente, e foram esses que comprei! Na ponteira tenho fuji SIC, pois este é o que tem maior desgaste e já o substitui a algum tempo..

Só agora vi, e estou a trabalhar, ainda não tive tempo para ler com maior atenção mas realemente está um artigo wikipédia sobre passadores, excelente!! Quem sabe, sabe 8)
Responder