Passadores SIC

Livres há mais de uma década.
Aqui podemos discutir material.
Mas mais importante, podemos falar dos locais onde determinado material está à venda, e por quanto está à venda.
No sítio do pescador só um fica a ganhar, o pescador.

Agradecemos que todos os links sejam colocados para os endereços específicos dos artigos e não apenas para as lojas.
Regras do Fórum
Apenas serão aceites links para as páginas de venda dos artigos discutidos nos tópicos em questão.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Passadores SIC"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Passadores SIC

Mensagem por krazy_dude »

Na boa Paulo :fixe:
Sim acho que fazes bem em passares antes na gaiapesca, inda não fui lá acredita... mas pelo que ouço é uma boa loja, e dito por alguns pescadores de nome aqui do forum :fixe:
a pescamania que conheço minimamente é uma boa loja, mas ainda está a começar...
No Gaiapesca acredito que sejas bem encaminhado e te devem mostrar varias opções,
Olha tambem não sabia que havia varios numeros etc... eu ainda não percebo muito de material :hahaha:
Olha Paulo depois diz como correu e que preços eles pediram por um passador "x" e por outro "y" para ficar com uma ideia :)
Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por joseafonso »

Actualmente existem pelo menos quatro marcas que produzem passadores de grande qualidade. Fuji, Alps, Pacific Bay e American Tackle. Podemos ainda encontrar passadores de qualidade da marca Seymo mas são mais difíceis de encontrar.
Uma pequena explicação sobre os passadores Fuji e apenas referindo os mais utilizados nas canas de Surfcasting.
Em termos de Frames (aros), podem ser feitos em Titânio (mais leves e resistentes, mas também mais caros) e em Aço Inox (melhor relação qualidade preço). Quanto à forma os Frames podem ser os LC (Low Rider) e os MN e agora os novos Série K, ambos pertencentes a um conceito patenteado da Fuji. O "Concept Guide", onde uma das suas principais características é a de reduzirem o "Line Twist" (redução drástica das espirais formadas na saída da linha durante o lançamento) e também devido ao seu formato reduzirem muito a possibilidade de embaraçamento da linha nos passadores durante o lançamento.
Em termos de "Rings" (Interior do Passador), existem os SIC (mais caros, com melhor dissipação do calor provocado pelo atrito das linhas ao passarem por eles, grande resistência à abrasão) e os Alconite (Melhor relação preço qualidade). Existem ainda outros tipos de Rings (mas actualmente pouco utilizados).
Acresce ainda a informação sobre os diâmetros dos passadores.
Nos Low Rider as canas levam normalmente a seguinte combinação: 20 - 16 - 12 - 10 - 8 - 8. (Algumas marcas costumam colocar o tamanho 6, acho muito pequeno (apertado)).
Nos MN, a distribuição pode ser a seguinte: em canas mais fortes 40 - 30 - 25 - 20 - 16 - 12. Em canas mais leves 30 - 25 - 20 - 16 - 12 - 10. Algumas combinações podem levar mais um passador. Nestes casos o diâmetro poderá ser igual ao mais pequeno.
Eu pessoalmente acho que nos tipos de pesca (ao Fundo) que fazemos em Portugal, não haverá necessidade de montar as canas com passadores SIC, poderemos equipar as canas com passadores em Alconite e colocar apenas a ponteira em SIC. Fica muito mais barato e as perfomances não são muito diferentes.
A Alps que recentemente passou a ser representada em Portugal pela Cormoura, também produz passadores e outros acessórios de boa qualidade.
As medidas dos passadores estão mais ou menos standartizadas por todas as marcas, pelo que não haverá diferenças significativas de marca para marca em termos de tamanho.
Nos passadores baratos (que quase todas as marcas comercializam), existem uns melhores e outros piores e devido a uma grande variedade de artigos disponíveis sem sabermos a sua origem nem marca é sempre um risco comprar esse tipo de passadores. Os passadores Fuji mais baratos, serão sempre uma boa opção quando pensarmos em trocar os passadores duma cana.

Paulo que passadores é que precisas?
Dupla pata ou mono pata?
Diz-me o que precisas (medidas e quantidade e a tua morada) que eu envio-te isso. Nas minhas tralhas tenho um bom stock de passadores e quase de certeza te consigo desenrascar.
Ab
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Passadores SIC

Mensagem por zezinho »

joseafonso Escreveu:Actualmente existem pelo menos quatro marcas que produzem passadores de grande qualidade. Fuji, Alps, Pacific Bay e American Tackle. Podemos ainda encontrar passadores de qualidade da marca Seymo mas são mais difíceis de encontrar.
Uma pequena explicação sobre os passadores Fuji e apenas referindo os mais utilizados nas canas de Surfcasting.
Em termos de Frames (aros), podem ser feitos em Titânio (mais leves e resistentes, mas também mais caros) e em Aço Inox (melhor relação qualidade preço). Quanto à forma os Frames podem ser os LC (Low Rider) e os MN e agora os novos Série K, ambos pertencentes a um conceito patenteado da Fuji. O "Concept Guide", onde uma das suas principais características é a de reduzirem o "Line Twist" (redução drástica das espirais formadas na saída da linha durante o lançamento) e também devido ao seu formato reduzirem muito a possibilidade de embaraçamento da linha nos passadores durante o lançamento.
Em termos de "Rings" (Interior do Passador), existem os SIC (mais caros, com melhor dissipação do calor provocado pelo atrito das linhas ao passarem por eles, grande resistência à abrasão) e os Alconite (Melhor relação preço qualidade). Existem ainda outros tipos de Rings (mas actualmente pouco utilizados).
Acresce ainda a informação sobre os diâmetros dos passadores.
Nos Low Rider as canas levam normalmente a seguinte combinação: 20 - 16 - 12 - 10 - 8 - 8. (Algumas marcas costumam colocar o tamanho 6, acho muito pequeno (apertado)).
Nos MN, a distribuição pode ser a seguinte: em canas mais fortes 40 - 30 - 25 - 20 - 16 - 12. Em canas mais leves 30 - 25 - 20 - 16 - 12 - 10. Algumas combinações podem levar mais um passador. Nestes casos o diâmetro poderá ser igual ao mais pequeno.
Eu pessoalmente acho que nos tipos de pesca (ao Fundo) que fazemos em Portugal, não haverá necessidade de montar as canas com passadores SIC, poderemos equipar as canas com passadores em Alconite e colocar apenas a ponteira em SIC. Fica muito mais barato e as perfomances não são muito diferentes.
A Alps que recentemente passou a ser representada em Portugal pela Cormoura, também produz passadores e outros acessórios de boa qualidade.
As medidas dos passadores estão mais ou menos standartizadas por todas as marcas, pelo que não haverá diferenças significativas de marca para marca em termos de tamanho.
Nos passadores baratos (que quase todas as marcas comercializam), existem uns melhores e outros piores e devido a uma grande variedade de artigos disponíveis sem sabermos a sua origem nem marca é sempre um risco comprar esse tipo de passadores. Os passadores Fuji mais baratos, serão sempre uma boa opção quando pensarmos em trocar os passadores duma cana.

Paulo que passadores é que precisas?
Dupla pata ou mono pata?
Diz-me o que precisas (medidas e quantidade e a tua morada) que eu envio-te isso. Nas minhas tralhas tenho um bom stock de passadores e quase de certeza te consigo desenrascar.
Ab
Boa explicação obrigado pela partilha de conhecimento :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por ffgsoares »

Excelente post, companheiro José Afonso, nunca tinha encontrado informação capaz sobre estes assessórios para as canas.

Foi mesmo a calhar porque dentro de algum tempo vou mudar todos os passadores de uma das canas que uso e esta informação é muito útil. :fixe:

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por joaosousa »

Sem dúvida um post de enorme valor! Estamos sempre a aprender! Obrigado pela partilha! =D> =D> =D>
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por portista »

Boa resposta, obrigado pela partilha!
Fiquei sem entender uma coisa, o que são os concept guides? E a fuji então como marca conceituada que é suponho que tenha somente passadores sic certo?
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por Panca »

Quem sabe sabe e mais nada e um muito obrigado por esse esclarecimento José Afonso :fixe:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Passadores SIC

Mensagem por FILIPEPC »

portista Escreveu:Boa resposta, obrigado pela partilha!
Fiquei sem entender uma coisa, o que são os concept guides? E a fuji então como marca conceituada que é suponho que tenha somente passadores sic certo?
Não compnaheiro: "Em termos de "Rings" (Interior do Passador), existem os SIC (mais caros, com melhor dissipação do calor provocado pelo atrito das linhas ao passarem por eles, grande resistência à abrasão) e os Alconite (Melhor relação preço qualidade). Existem ainda outros tipos de Rings (mas actualmente pouco utilizados)."
Responder