Ajuda - Pesca submarina

Mergulho
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda - Pesca submarina"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
filipers
Mensagens: 72
Registado: segunda mar 22, 2010 8:59 pm

Ajuda - Pesca submarina

Mensagem por filipers »

Boa tarde companheiros

Apos alguns anos de cana na mão , decidi começar a minha aventura pelo fundo do mar , na tentativa de explorar um mundo que não é o nosso e aproveitar para apanhar uns peixeinhos.

Tenho andado a comprar material , e ja so me falta arma e licença para poder começar finalmente a fazer mergulho a serio. Tenho andado pelo mar , a 1/2 metros de altura , apenas a treinar respiração , quase sem material nenhum para nao ter problemas.

Agora e depois de alguns treinos , gostaria de começar a efectuar algumas capturas , começando por umas navalheiras , polvos ou chocos. Quanto as navalheiras, tenho um certo receio em ter de ir com a mão para os buracos onde elas estão. Primeiro porque deve magoar se me morderem , segundo , portque tenho muito respeito e segundo a minha experiencia de pesca a cana sei tambem que corro o serio risco de estar em zona de Safios e Moreias , o que me preocupa bastante.
ainda nunca avistei um polvo ou choco de baixo de agua , certamente precisarei de mais experiencia para os detectar. possivelmente precisarei tambem de ter a arma para os conseguir apanhar . Agora a minha questão é a seguinte : O que posso fazer para evitar entrar em territorio de safios ou moreias e assim nao correr riscos?

Tenho tambem uma duvida. Optei por uma prancha em vez de uma boia , como a devo transportar dentro de agua? isto é , onde devo eu prender o cabo dela para a levar de um lado para o outro? ao cinto? À arma?
Caso nao tenha a arma presa certamente corro o risco de a perder caso fique o arpao enrrochado em algum buraco , mas se prender esse cabo a arma , corro o risco de sem querer me enrolar nesse cabo

Cunprimentos
Bruno Martins
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 25, 2011 3:16 am

Re: Ajuda - Pesca submarina

Mensagem por Bruno Martins »

boas.

a boia/prancha nunca se prende ao cinto ou a ti, pois se ficares com o cabo preso a uma rocha e se tiveres ainda no fundo podes correr o risco de ficar la, prende sempre a arma, pois se o fio ficar preso no fundo ou nas rochas largas a arma que não a perdes, pois ta agarrada a boia/prancha.

questão dos safios, se encontrares um buraco cheio de "nhanha" branca a porta do buraco é melhor apontares a arma que de certeza que se encontra la um safio, agora da questão da moreia, o melhor mesmo é comprares uma lanterna para poderes ver melhor.

a licença tiras no multibanco onde tiras a de pesca de cana.

a arma, se fores mesmo para polvos e chocos, uma pequena chega, mas se quizeres apanhar uns peixinhos apontava para uma de 75cm, se não quisseres gastar muito dinheiro, vai a decathlon ou até mesmo a spotzone que costumas la ver de umas baratinhas.

um conselho, se fores para os polvos, usa a arma e não as mãos para o tirares dos buracos, pois acabas por ficar la juntamente com o polvo, e se lhe dares um tiro puxa pelo arpão ou fio da arma e nunca pelo polvo, pois ficas la a fazer companhia a ele.

um abraço
Bruno Martins
Avatar do Utilizador
filipers
Mensagens: 72
Registado: segunda mar 22, 2010 8:59 pm

Re: Ajuda - Pesca submarina

Mensagem por filipers »

Boas noites

Antes de mais muito obrigada companheiro pela explicação , são promenores que por acaso ja os sabia , a excepção da ''nhanha'' a porta do buraco hihi
Alem de pescar a cana tambem andava algumas vezes ao candeio as navalheiras e polvos portanto tambem ja sabia do risco de eles terem bastante força para nos fazerem ficar la ;)

Sim inicialmente tinha mesmo pensado numa 75, talvez uma da beuchat que se encontra na dehcatlon aqui perto
O meu receio maior é mesmo safios/moreias, que me ataquem e causem alguma lesão , afinal de contas estão no territorio deles.

Imaginem-me ver um peixe, e quando ia atraz dele para perto de um buraco ser atacado por uma moreia ( ja ouvi dizer que doi bastante )
É complicado e são coisas que convem sabermos para nao nos arrependermos depois ;)

Muito obrigado
Avatar do Utilizador
brunoahc
Mensagens: 555
Registado: domingo jun 26, 2011 7:45 pm

Re: Ajuda - Pesca submarina

Mensagem por brunoahc »

filipers Escreveu:Boas noites

Antes de mais muito obrigada companheiro pela explicação , são promenores que por acaso ja os sabia , a excepção da ''nhanha'' a porta do buraco hihi
Alem de pescar a cana tambem andava algumas vezes ao candeio as navalheiras e polvos portanto tambem ja sabia do risco de eles terem bastante força para nos fazerem ficar la ;)

Sim inicialmente tinha mesmo pensado numa 75, talvez uma da beuchat que se encontra na dehcatlon aqui perto
O meu receio maior é mesmo safios/moreias, que me ataquem e causem alguma lesão , afinal de contas estão no territorio deles.

Imaginem-me ver um peixe, e quando ia atraz dele para perto de um buraco ser atacado por uma moreia ( ja ouvi dizer que doi bastante )
É complicado e são coisas que convem sabermos para nao nos arrependermos depois ;)

Muito obrigado

:hahaha: :hahaha:

amigo são "riscos" que corres ( embora não quer dizer que tenhas de ter algumas precauções)

a lanterna é uma muito boa :fixe: áh e não meter as mãos á "lavrador" e com atenção e calma nessesária rever mentalmente como se vai agir perante cada situação :fixe:

ps: o polvo ou safio no buraco tá sempre em desvantagem pois que precauções pode ele tomar em relação a ti........... :join:
Bruno Martins
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 25, 2011 3:16 am

Re: Ajuda - Pesca submarina

Mensagem por Bruno Martins »

se queres andar aos polvos, mais vale comprar uma laterna, e espreitar a uma distancia segura para dentro do buraco e apontares a lanterna la para dentro.

outro truque que ja me ensinaram com as moreias/safios, se vires um buraco cheio de camarão ou até mesmo navalheiras ai tens um safio ou moreia, pois elas alimentam-se de polvos, chocos e outros peixes, mas não gostam de marisco e logo os inimigos do marisco ja sabem quem são chocos, polvos e outros predadores, assim o marisco sente-se seguro.

se vires uma moreia e atirares contra ela, mais vale teres outra arma e mandares um tiro certeiro na cabeça, senão a melhor maneira é levares a dita para terra e acabares com ela la, pois é mais facil, o safio é mais facil, se vires um dentro do buraco, das-lhe um toque com o arpão na cabeça e depois e vens ao de cima mas sempre a espreitar para o buraco, vais ver que o safio vai espreitar para ver o que se passa, ai é so mergulhar e mandar um tiro a cabeça, depois é ter sorte em acertar mesmo na moleirinha, senão e agarrares com uma mão no arpão e a outra agarrares a cabeça, assim que agarrares a cabeça é sacar da faca e acabar com o serviço, agora se errares a cabeça, é melhor fazeres a mesma coisa com a moreia, ou mandas outro tiro com outra arma ou então levar para terra.

um abraço
Bruno Martins
Avatar do Utilizador
filipers
Mensagens: 72
Registado: segunda mar 22, 2010 8:59 pm

Re: Ajuda - Pesca submarina

Mensagem por filipers »

Muito obrigada pelas dicas companheiros ;)
Responder