caça submarina

Mergulho

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"caça submarina"
na nova versão do site.

luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

caça submarina

Mensagem por luis amaral »

Amigos, tenho um filho com 19 anos que agora me disse que gostaria de experimentar fazer caça submarina. Como devem calcular, acho a coisa um pouco perigosa principalmente para quem se inicia, e tambem nao acho inteligente que ele gaste dinheiro em material, que por acaso nao abunda ca por casa, e depois nao goste ou nao se adapte e foram uns euros para o lixo.
Achava por bem que ele a faze-lo o fizesse nas primeiras vezes com alguem com experiencia, apenas para mergulhar e ver como corre a coisa. E e aqui que vai dar a minha questao, sei que ha por ca alguns caçadores e gostava de saber a vossa opiniao sobre este assunto e se ha por ai alguem que nao se importa de estar por perto no primeiro mergulho do meu petiz.
Obrigado
Avatar do Utilizador
costaprata
Mensagens: 94
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Re: caça submarina

Mensagem por costaprata »

Amigos entendidos na "coisa", vá lá, cheguem-se à frente...

Eu não o posso ajudar muito, até porque sou pescador de "pés em seco", mas fiz mergulho algumas vezes há uns anos com equipamento de empréstimo.

É certo que é uma modalidade que exige do "cabedal" e que requer alguns cuidados, pois estamos num meio que não é o nosso.

Contudo, julgo que se se velar pela segurança e evitar correr grandes riscos, é uma modalidade saudável e que se pode tornar frutífera. Recordo-me que com meia dúzia de idas, já conseguia encher o lava-loiça de polvos, o que é motivador.

Deixei, porque da última vez que fui senti umas ligeiras tonturas (tinha havido noitada à beira-mar na noite anterior é certo) e resolvi não ir mais.

Ah... julgo que é um tipo de pesca no qual se deve andar acompanhado, de preferência.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: caça submarina

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Já fiz mergulho com garrafa, mas nunca pesquei em mergulho, mas isso já lá vai, vendi todo o meu material.

No mergulho existem normas que devem ser cumpridas à risca, mas para já aconselho a que ele frequente um curso de mergulho primeiro, pois existem muito pessoal a dar essa formação e até empresta ou aluga os fatos para a ocasião e depois de ter a carta de mergulhador, ele já pode tirar ilações se quer ou não continuar.

Abraço.

Braga.
dreyfus
Mensagens: 17
Registado: segunda jul 04, 2011 11:13 am

Re: caça submarina

Mensagem por dreyfus »

Boas,
eu já fiz algumas vezes...agora tb estou a ver se vendo o meu material, pois os meus companheiros acabaram por abandonar e sozinho tb não tem a mesma piada...e, é mais perigoso!
Convém fazer a caça com mais alguém, sempre de olho um no outro e a alguma distância, a suficiente para não acontecerem azares ao disparar a arma. Uma das coisas que pode acontecer no mergulho é esticar demais o tempo sem respirar e acabar por desmaiar por falta de oxigénio no cérebro (acreditem que não é tão dificil de acontecer), neste caso o ter alguém por perto pode salvar a nossa vida.
A questão do curso é importantissima, até pelas técnicas de mergulho que se aprendem. (curso de apneia)

abraço
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: caça submarina

Mensagem por luis amaral »

Obrigado pelas respostas e tambem pelos concelhos. :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
xalam
Mensagens: 16
Registado: terça abr 05, 2011 12:33 pm

Re: caça submarina

Mensagem por xalam »

Boas,
sou caçador submarino à dois anos. Aprendi com quem já mergulha há muito mais anos, e que inclusive tem o curso de apneia e entra em algumas competições.
Pelo que li dos vossos comentários até parece que a pesca submarina é um desporto muito perigoso e que facilmente ceifa a vida.
Pois na minha opinião desde que se tenha noção dos nossos limites e que acima de tudo se saiba compreender o mar, acho que é um dos melhores desportos que podemos praticar.
Ainda no fim de semana passado dei o meu tubo e óculos para o meu pai fazer um bocadinho de snorkling e adorou. Disse-me que não tinha a mínima noção de que aquilo era tão bonito. E só andou numa poça hehe Se aliarmos isso ao facto de conseguirmos por peixinho fresco à mesa então é ainda melhor.

Claro que tem alguns perigos, mas que podem ser todos bem evitados conhecendo as regras de segurança e os nossos limites.

A titulo de brincadeira para com este site, posso dizer que em todas as minhas saídas de pescasub apenas gradei duas vezes :118: , e à cana ainda só apanhei um peixe que devolvi ao mar por falta de tamanho :chora:

O gosto é acima de tudo por estar no mar. Há dois anos descobri um novo mar, e acreditem que é lindo!!! Só é pena é não se conseguir pescar muitas vezes, as águas nem sempre cooperam.

Abraço

Xalam
Avatar do Utilizador
brunoahc
Mensagens: 555
Registado: domingo jun 26, 2011 7:45 pm

Re: caça submarina

Mensagem por brunoahc »

luis amaral Escreveu:Amigos, tenho um filho com 19 anos que agora me disse que gostaria de experimentar fazer caça submarina. Como devem calcular, acho a coisa um pouco perigosa principalmente para quem se inicia, e tambem nao acho inteligente que ele gaste dinheiro em material, que por acaso nao abunda ca por casa, e depois nao goste ou nao se adapte e foram uns euros para o lixo.
Achava por bem que ele a faze-lo o fizesse nas primeiras vezes com alguem com experiencia, apenas para mergulhar e ver como corre a coisa. E e aqui que vai dar a minha questao, sei que ha por ca alguns caçadores e gostava de saber a vossa opiniao sobre este assunto e se ha por ai alguem que nao se importa de estar por perto no primeiro mergulho do meu petiz.
Obrigado
boa noite luis amaral , pratico caça sub á 5 ,6 anos ,caça sub tens os seus riscos como qualquer outro desporto mas não é bicho de sete cabeças .agora numa coisa o seu receio demonstra alguma realidade , há que fazer os 1s mergulhos com alguem experiente que foi o meu caso não tirei curso pois em minha casa os euros tambem não abundam muito, mas se achar que sim não é de descartar a ideia como disse o amigo taliban.na caça sub existem dois fatores muito importantes a meu ver, ser bom nadador e o outro saber manter a calma em situações de stess (como em tudo na vida), são na segunda que a experiencia no e com o mar são tambem importantes , posso dizer que antes de caçar fiz bodyboard durante 17 anos dos meus 33 por esse portugal fora onde adquiri muito conhecimento e mais importante RESPEITO pelo mar, de resto levo muitas vezes a minha mulher a caçar comigo sem stress. vou é para sitios mais calminhos e ela que não tem muita experiencia adora ver a fauna e quando dou por ela está noutro mundo feliz da vida a apontar-me para os sargos ,robalos etc...... delira mesmo. os meus amigos tambem dizem ,és maluco andar debaixo de água mas quando os meto com umas barbatanas e uns óculos na mão a resposta é quase sempre a mesma (parece que estamos noutro planeta). para finalizar o meu conselho é gastar o menos possivel tipo ir a decathlon comprar um kit de barbatanas e óculos á volta de trinta euros e se o seu rapaz for muito friorento talvez um fato (tambem não são muito caros ) e ele ir só planar a tona de água a observar a fauna e para ver como se adapta e porta , e dasafio-o a fazer o mesmo. depois é só tirar ilações para ver se investe em material ou não, e voilá ou temos caçador ou não .se não tivermos que pode acontecer essa situaçao pelo menos não gastou centenas de euros em material. alguma duvida vou enviar o meu contacto para o seu mp e terei todo o gosto em me encontrar consigo e com o seu rapaz para aprofundar ainda mais a questão, e claro quando ele ou você quiserem fazer o baptismo se assim o decidirem. abraço bruno coelho
Avatar do Utilizador
brunoahc
Mensagens: 555
Registado: domingo jun 26, 2011 7:45 pm

Re: caça submarina

Mensagem por brunoahc »

já agora luis amaral convido-o a ver algums pescas sub minhas em pescarias com tópico ( algumas safras) e se quizer comentar agradecia. vou agora deixar-lhe o meu contacto então.


cumprimentos
bruno coelho
Responder