Pão tipo caseiro (MFP)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pão tipo caseiro (MFP)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por Ramiro »

Fiz uma aquisição há algum tempo atrás: uma máquina de fazer pão (MFP). Passando a publicidade, é uma Taurus My Bread, escolha que fiz baseado no consumo eléctrico (450w) da máquina e portanto na busca de chegar a um preço equilibrado (leia-se barato :mrgreen: ) na confecção do pão, visto o mesmo estar a atingir preços exorbitantes.
Dito isto, o trabalho de experimentação tem sido vasto. Algumas experiências melhores, outras piores, mas... nunca saiu um pão intragável. :fixe:
E nunca me socorri das receitas que acompanham as instruções, pois ao que parece essas raramente correm bem. :lingua:
A receita que me tem dado mais segurança num resultado bastante aceitável é então assim:

- 300ml de água (morna ou à temperatura ambiente).
- 2 colheres de chá de sal (ou a gosto).
- 420grms de farinha de trigo 65.
- 80grms de farinha de trigo 150 (integral).
- 1 saqueta de fermento seco (tipo Vahiné).

Colocar os ingredientes pela ordem indicada. Misturar bem as duas farinhas dentro de um qualquer recipiente (antes de as colocar na cuba). Escolher o programa 1 (normal pão branco), pão de 750grms e cozedura média (ou a gosto). O resultado será um pão muito bonito, ligeiramente escurecido por dentro e com a "goma" tradicional do pão caseiro. Quem preferir mais branco corta na farinha 150, quem preferir mais escuro acrescenta a farinha 150, mas sempre totalizando as 500grms entre as duas farinhas. :302:

O cheirinho a pão quente dentro de casa é sempre maravilhoso, e quem não tiver força de vontade dá cabo dele num ápice. Falando por mim (e pelos meus), já me consigo controlar e no fim come-se um pouco de menos pão do que quando era comprado.
Sobras? Não há! :118:
Anexos
Pão tipo caseiro
Pão tipo caseiro
a minha MFP
a minha MFP
toalhas

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por toalhas »

:fixe: quer dizer que para a semana vamos ter pão caseiro, alvarinho e que mais :join:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por aranha »

eheh, igual a minha que estava prestes a encostar por nao encontrar a receita certa, vou experimentar, gracias :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por Ramiro »

Atenção que o fermento tem de ser para pão. O fermento químico para bolos não serve.
PedrasSalgadas

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por PedrasSalgadas »

aranha Escreveu:eheh, igual a minha que estava prestes a encostar por nao encontrar a receita certa, vou experimentar, gracias :fixe:
Aranha, atenção que o fermento é pra pôr na farinha, não vás tu engolir o saco e acorda prá aí com 2,30m e 140kg de peso
:hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
meku
Mensagens: 35
Registado: terça fev 24, 2009 1:19 am

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por meku »

Ramiro:
Espectaculo ,a minha cara metade ofereceu-me uma mfp exactamente igual a essa taurus.
Ainda so consegui fazer um pao que saiu porreiro mas os outros (#3), sairam um pouco pesados, ando a usar a farinha da nacional especial par mfp mas e muito cara ...chupistas aproveitam-se logo.
Ouvi falar e da farinha do lidl para mfp que sao boas e mistura-las 1\2 com farinha normal e seguir a receita que o pao fica bom .
Descobri um blog que tem montes de receitas mfp aqui vai: http://sitiodosol.blogspot.com/2008/06/ ... azeda.html
Acho que este pao que esta na pagina e o pao tipo alentejano mas ainda nao exprimentei , pois nao sei onde arranjo o fermento liquido.
Vou exprimentar essa receita :)
Abraço e boas pescas
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por Ramiro »

Pois é Meku, essas farinhas pré-feitas da Nacional e do Lidl ficam caras, mesmo desdobrando um pouco as ditas. Basta-se dizer que se consegue 5kgs de farinha 65 na casa dos 2 euros e pouco para vermos a diferença. :wink:
Na receita que dei acima, ainda se pode poupar mais um pouco, se usarmos apenas meia saqueta de fermento. O pão também sai porreiro (não esquecer é de amornar a água previamente).
A mesma receita pode ser usada nos programas rápidos da máquina (prog. 5 ou 6), bastando para isso colocar na cuba, como primeiro ingrediente, 2 colheres sopa de azeite ou óleo. Neste caso convém mesmo usar a saqueta completa de fermento. O pão (nestes programas) fica mais massudo, mas também aguenta mais tempo.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Pão tipo caseiro (MFP)

Mensagem por Paulo »

Outra hipótese (variante à receita do Ramiro) é substituir as farinha 150 por farinha de milho, por vezes faço 450gr 65 + 50gr Milho, também fica um pão com sabor interessante.

Se por acaso fizerem alguma coisa no forno, façam só a massa na maquina, depois cozam no forno. +- 10minutos a 200º + 15 minutos a 180º.

Podem fazer várias bolas, ou pão. Não se esqueçam que tem de "moldar" a massa, a técnica é em cima da pedra colocarem farinha, farinha nas mãos, e salpicarem também a massa com farinha, é esta farinha que vai permitir moldar o pão (faz com que a massa não cole às mãos). O pão se for cozido no forno ainda fica melhor. :fixe:
Responder