Feijoada de Samos de Bacalhau

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Feijoada de Samos de Bacalhau"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por Panca »

Depois dde ter lido algumas receitas bastantes interessantes resolvi partilhar com o povo esta feijoada que a minha Maria fez á algum tempo lá em casa, uma feijoada de Samos ou Sames de bacalhau ;)

Para quem não sabe o que são os Samos ou Sames deixo aqui a foto
Imagem

A sua preparação começa por demolhar cerca de dois dias pois são salgados como o bacalhau, depois de estarem demolhados tem-se que limpar essas peles escuras que saem com muita facilidade e ficam assim branquinhos, depois cortar em bocados pequenos pois cresce bastante
Imagem

depois é seguir uma receita que encontrei na net e temperar a nosso gosto, porque a minha Maria não é muito de seguir as receitas à risca, lê e faz à maneira dela.

A seguir vou colocar a evolução do preparado até ao final e ser colocado na mesa :lol: :lol: :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ingredientes :
- 1 Kg de samos de bacalhau bem lavados e demolhados
- 2 cebolas médias
- 3 tomates bem maduros
- 4 dentes de alho
- 10g de toucinho entremeado
- 1 Chouriço Tradicional de Quiaios
- 1 cenoura
- 1 ramo de salsa
- 1dl de azeite virgem
- 500g de feijão manteiga cozido


Preparação:
Leve ao lume um tacho com azeite, junte o toucinho e o chouriço cortado em pedaços
pequenos. Quando bem louras as carnes, acrescente os alhos, a cebola a cenoura em cubos
e deixe alourar, junte então o tomate pelado cortado em cubos e deixe refogar um pouco.
Corte os samos em pedaços e junte ao refogado deixando estufar um pouco, acrescente água
a ferver e deixe cozinhar. Junte o feijão cozido, tempere de sal, pimenta, colorau e piripiri,
sirva acompanhado de arroz ou tostas de pão frito em azeite.
Esta receita foi a base claro esta que cada um depois faz como mais gosta mas aconselho a todos provarem pois é realmente uma iguaria :mrgreen:

Resultado final meus amigos nem vos conto, é divinal mesmo :join: :join:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por Ramiro »

O chouriço de Quiaios será mais ou menos o que chamamos por aqui o chouriço de sangue, não? Os sames por aqui é que são difíceis de arranjar. Caras e línguas de bacalhau ainda aparecem. Mas tenho de procurar. :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por Rider »

Têm muito bom aspecto. Faz lembrar uma feijoada de chocos. Que parte do bacalhau é essa?

No entanto surgiu-me uma duvida. Numa das fotos que colocaste ( penso que a 7ª ) o telemovél é do lado direito ou do lado esquerdo do prato :huuum:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por Ramiro »

Rider Escreveu: Que parte do bacalhau é essa?
É a parte da bexiga do bacalhau (da natatória, claro :hahaha: ). Partes que antigamente eram desprezadas para a venda e eram aproveitadas pelos pescadores e famílias. Hoje em dia, por exemplo, as línguas de bacalhau custam um preço upa, upa :119:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por Panca »

Ramiro Escreveu:O chouriço de Quiaios será mais ou menos o que chamamos por aqui o chouriço de sangue, não? Os sames por aqui é que são difíceis de arranjar. Caras e línguas de bacalhau ainda aparecem. Mas tenho de procurar. :fixe:
Ramiro por aqui também não aparece no mercado quem me arranja é uma pessoa amiga que tem um cunhado a trabalhar nos armazéns de bacalhau em Aveiro, só assim é que consigo, as línguas e caras existe com fartura mas Samos nem ver-los :wink:
Avatar do Utilizador
gammagoblin69
Mensagens: 10
Registado: quinta mai 26, 2011 12:05 pm

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por gammagoblin69 »

Uí, até faz crescer agua na boca.
Diz lá à tua Maria para lhe juntar também umas conquilhas frescas. Fica divinal, e se for "empurrada" com um Alvarinho bem fresquinho nem te conto.
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por nunopontes »

Grande aspecto mesmo, e nao se pode fazer com caras de bacahau ou assim , visto que esses samos sao dificeis de arranjar..
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Feijoada de Samos de Bacalhau

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas

Feijoada de Sames de Bacalhau é o nosso petisco após uma embarcada em Aveiro.

Se tudo correr bem.....no próximo Sabado lá estarei.
Responder