Raglou com chumbadinha?

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Raglou com chumbadinha?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
alirio96
Mensagens: 59
Registado: quarta jul 31, 2013 8:08 am

Re: Raglou com chumbadinha?

Mensagem por alirio96 »

As zagaias são uma chapa que normalmente se utilizam em mar mais forte tem o formato ondulado, para uzar com pingalins/raglous utiliza-se as argolas e o destorcedor fica mais ou menos assim :


Acessorios montagem:

Imagem

Produto final:

Imagem
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Raglou com chumbadinha?

Mensagem por tvaranda »

Ok, agora percebi. Obrigado!
O robalo não vai estranhar a zagaia assim encostada ao raglou?
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Raglou com chumbadinha?

Mensagem por Panca »

tvaranda Escreveu:Ok, agora percebi. Obrigado!
O robalo não vai estranhar a zagaia assim encostada ao raglou?
O robalo chama-lhe é um figo :join:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Raglou com chumbadinha?

Mensagem por Josy »

Boas,
Tvaranda , uma coisa não substitui a outra, é uma pesca diferente, os peixes não têm sempre a mesma predisposição, as atitudes e comportamentos diferem com épocas do ano estado do mar, entre juvenis e adultos de bom porte, estado do mar, etc..
A tendência geral é esta, o que, tal como em estatistica, não quer dizer que aconteça sempre.

Por exemplo:

Noutro dia apanhei um zingarelho desses com zagaia e pingalim, (chamo zingarelho a quase tudo, nada de especial) pode ter sido perdido por alguém que não sabia ou não entendeu que o fundo era quase só pedra e se, em algum momento, deixar de corricar essa variação tem muito mais predisposição para ficar presa.

Além disso...

Ambos os zingarelhos tentam tirar partido do instinto do predador, um quando se aposta que terão um certo tipo de comportamento ou atividade e o outro quando o comportamento ou atividade for algo diferente, digamos assim.

Se num o cação está está mesmo junto à zagaia e no outro tens uns 3, 4 metros de fio entre o chumbo e o cação isso devia-te fazer indagar do porquê, quais as vantagens e desvantagens de uma e outra coisa e em que circunstâncias se deve apostar num ou no outro.

Também se pode pescar com boia de água e cação ou pingalim, etc.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Jazz
Mensagens: 54
Registado: terça set 10, 2013 10:35 pm

Re: Raglou com chumbadinha?

Mensagem por Jazz »

A zagaia, para além de fazer peso (para o lançamento e para afundar o raglou) também serve de chamariz para o peixe, devido aos flashs que faz dentro de água quando roda, certo?
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Raglou com chumbadinha?

Mensagem por Josy »

Boas,
Bem essa zagaia não é suposto girar, diria mesmo que não gira pelo menos da forma que julgo entender a pergunta, embora haja zagaias próprias e feitas com essa intenção, mas pode-se fazer com que gire por exemplo através de uma fateixa em que uma das hastes é desfazada relativamente ás outras duas e com um destocedor no inicio.

Quanto a alguns movimentos de rotação ou torsão, isso são comuns a quase todo o tipo de amostras, umas mais outras menos segundo as suas caracteristicas e dependendo até do tipo de animação.

Servir para lançar, serve e para afundar também se se quiser, mas não é o único método que serve para lançar cações nem o único modo do cação afundar, está muito longe disso.

Além de que o intuito do pescador não é lançar, é fazer passar a amostra onde os peixes estão, para isso umas vezes tem que lançar mas outras não é só com o lançamento que lá se chega, nem sequer principalmente com ele.

Quanto a flahs isso tem muito que se lhe diga, há imensos dias em que os predadores não estão virados, nem para flahs, nem para grandes correrias.

Isto tudo para dizer que a pesca ao corrico com cação ou pingalim é um mundo há imenso a aprofundar e especialistas na matéria que quase só pescam assim nas suas diversas variações há muitos muitos anos. Tem portanto muito a ver com a prática e com o conhecimento que têm do comportamento dos predadores em certos pesqueiros segundo a época do ano.

Foi observando atenta e repetidamente os especialistas na matéria que consegui saber algumas coisinhas sobre o assunto.

Cumprimentos. :fixe:
Responder