Concessões de Pesca Desportiva

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Concessões de Pesca Desportiva"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Concessões de Pesca Desportiva

Mensagem por rngpe »

Caros amigos gostaria de ouvir a vossa opinião em relação a este tema: "Concessões de Pesca Desportiva"

Em conversa com um novo amigo daqui do Sitio acerca de pesca em rios e barragem começamos a verificar a existência cada vez maior de zonas de pesca concessionadas.

http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/pesca/cpd

Verifiquei:

- Na maior parte dos casos são de zonas produtivas de pesca e a pressão dos pescadores nunca foi determinante para as espécies.
- O preço diário da Licença para os não residentes situa-se no 4,99€.
- Não existe na maior parte dos casos a opção de "pesca sem morte" gratuita.
- Dificuldade em obter a licença(contactos, deslocação ao local,...)

Concordo com as concessões de pesca desde que elas se justifiquem para diminuir a pressão da pesca e conservar as espécies. Aquilo que me parece um pouco exagerado são o preço das licenças diárias para os não residentes. Mas a parte pior disto disto tudo está em obter a licença diária. Seja por não se conseguir falar com os responsáveis, seja por querer ir pescar e não ter tempo para deslocação ao local onde se emite a licença diária. Nalguns casos estamos a falar de dezenas de quilómetros do local de pesca ao local de emissão da licença. Tenho algumas duvidas que no caso das câmaras municipais se preocupem muito com os repovoamentos das espécies, com a pesca em si mesmo e que não seja mais um imposto para o cofre.
Não seria mais fácil podermos tirar a licença de outra forma mais pratica "tipo multibanco".

Talvez não esteja a ver bem e por isso gostaria da opinião de todos aqueles que como eu, gostam e se preocupam com a pesca desportiva.

Abraço,
Última edição por rngpe em segunda mai 09, 2011 12:27 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Concessões de Pesca Desportiva

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Nem me vou pronunciar se é bom ou mau, com esta ou aquela alteração, para este ou aquele fim, acho que estamos a caminhar a passos largos, para a pesca ficar igual à caça.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Concessões de Pesca Desportiva

Mensagem por joaonumberone »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Nem me vou pronunciar se é bom ou mau, com esta ou aquela alteração, para este ou aquele fim, acho que estamos a caminhar a passos largos, para a pesca ficar igual à caça.

Abraço.

Braga.
Nem mais, ainda não percebi porque é que os não residentes pagam mais que os locais, os não residentes normalmente ajudam a economia da zona quanto mais não seja com dormidas, almoços, jantares e uma ou outra recordação.

Em relação ao que o rngpe disse, eu lhe garanto que as camaras municipais NADA FAZEM para repovoar as espécies e NADA FAZEM pela gestão das zonas de pesca, e repito NADA! Se alguém souber de um bom exemplo até agradecia, só para ficar espantado :119:

Os nossos vizinhos espanhóis fazem de facto a gestão das suas áreas de pesca, eu nunca lá pesquei, mas o que vou ouvindo dizer é que nas barragens e rios de fornteira, o nosso lado é uma "porcaria" comparado com o deles, isto no mesmo rio e às vezes a metros!

É o que temos, mas numa coisa estamos acima deles, e isso é o preço das licenças!

Um abraço e esperem pela pancada :122:
ALCOBACA
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 22, 2011 5:44 pm

Re: Concessões de Pesca Desportiva

Mensagem por ALCOBACA »

Simplesmente lembro que so existem concessoes porque nos deixamos .So contra isso das concessoes.Podem muito bem fiscalizar a pesca sem ter que criar estas concessoes.

ALCOBACA
Responder