Carta de pescador

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carta de pescador"
na nova versão do site.

password
Mensagens: 2
Registado: terça fev 19, 2008 2:00 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por password »

Olá a todos,
No meio desta trapalhada de licenças e exames ..... e como sou novo nestas andanças, com esta licença nacional posso pescar com barco no tejo em Vila Velha de Rodão?
Mad Ben
Mensagens: 4
Registado: terça mar 04, 2008 4:40 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por Mad Ben »

Então sempre é precisa a bela da carta porque a lei pelos vistos ja saiu.
Uma pergunta penso eu pertinente, a carta tira-se onde?
PedrasSalgadas

Re: Carta de pescador

Mensagem por PedrasSalgadas »

Mad Ben Escreveu:Então sempre é precisa a bela da carta porque a lei pelos vistos ja saiu.
Uma pergunta penso eu pertinente, a carta tira-se onde?
Boas

A lei já foi publicada, mas a Carta em princípio só daqui a três anos. #-o Para já apena é necessário a licença de pesca.
EduardoRM
Mensagens: 65
Registado: quarta jun 18, 2008 2:56 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por EduardoRM »

Boa Tarde a Todos os que aqui colocaram e esclareceram sobre a futura Carta de Pescador de Águas Interiores.

Sempre que se fala em formação, acreditação e respeito pelo que é de todos, nós Portugueses, ficamos de pé atrás e muito desconfiados.
Creio que a Carta de Pescador, seja ela bem ou mal aplicada, taxada, esclarecida e acessível, será uma mais valia para todos os Pescadores Desportivos.
Lamento não ser abrangida a Pesca lúdica ou recreativa e desportiva, de Mar.
Tal como a Carta de Caçador actual é exigente e formadora de melhores Caçadores (desconheço os seus custos...), posso citar também a actual Carta de Marinheiro que se tornou bem cara de obter e com um grau de exigência e aplicação dos formadores(Clubes Nauticos, etc) que, até se fazem cobrar bem pelos seus Cursos e ensinamentos.
Ainda á uns bons anos atrás se falava entre Pescadores donos de pequenas embarcações de recreio, de Cartas de Marinheiro compradas e/ou fácilmente obtidas, ficando os ensinamentos de segurança e outras normas de uso e maneio de palamentas relegados para segundo plano e para quem os quiser lêr e saber.
Ainda á dias foi notícia um Barco de Recreio registado em Cascais e em período de férias no Algarve, que ficou á deriva por avaria mecânica e foi arrastado para o Alto Mar (3 milhas?), tendo sido resgatado pela Marinha, na sequência de um bem sucedido pedido de ajuda por telemóvel, antes de ficar sem rede. O capitão do Porto comentou que nestes casos, a primeira coisa a fazer é lançar a âncora para segurar a embarcação. Imaginem que era arrastada para as rochas, ou até uma praia alterada? Talvez houvesse algum pânico a bordo no final, mas, inicialmente, com calma, lançar a ancora é da "Catedra" dos conhecimentos divulgados e lidos nos livros antigos e actuais de marinhagem.
Aproveitei este exemplo para alertar que, também na Pesca de Águas Interiores e de Mar, se ignoram e até se esquecem pequenas regras de segurança e de defesa dos Espaços de Pesca e suas espécies.
Esperemos que a intenção de impôr a Carta de Pescador seja uma elevação de conhecimentos e a dignificação dos Pescadores Desportivos Nacionais, e, não apenas, mais uma forma de sermos explorados com custas de formação de cursos, taxas de exames e de emissão da dita cuja.
Daqui a três ou mais anos se saberá.
Sempre atento
Eduardo Mendes
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por tomachado »

Meu caro Eduardo.
Começo por realçar a sua atitude perante a ideia de haver mais formação, para obter carta de pescador e de marinheiro, que quanto a mim tudo estaría bem, se na prática essa tão propalada formação fosse digna desse nome, porque segundo penso não passará de mais uma maneira habilidosa de sacar mais ums cobres à malta que gosta da pesca.
Quanto à carta de caçador não me vou pronunciar uma vez que, não estou a par dos conteúdos nem da forma como se processa, pois não sou caçador nem pretendo ser. No que diz respeito à carta de pescador lúdico ou desportivo, estou de acordo que seja generalizada a todos os tipos de pesca de lazer, quer esta se pratique em águas interiores ou no mar, uma vez que pesca é sempre pesca.
O amigo faz um comentário acerca da formação para a náutica de recreio e aqui sim, posso falar com conhecimento de causa, pois há ainda relativamente pouco tempo adquiri mais uma carta (a terceira) que me custou bem caro, mas não é pelo facto desta ser cara, que os actuais navegadores de recreio são mais ou menos bem preparados do que eram no passado e digo isto porque, o método de ensino continua o mesmo que no ano de 1992, ano em que adquiri a minha primeira carta de marinheiro. Escusado será dizer que desde então para cá as coisas mudaram substâncialmente, como sejam novas tecnologias para navegação, comunicações e até no que dis respeito à construção das embarcações, no entanto os manuais continuam a ensinar-nos matérias que hoje em dia ninguém põe em prática a saber: navegação costeira e costeira restrita feita a partir de cartas em papel, coisa que há muito foi substituída pelos G.P.S. e Ploters, radares etc.
No tocante a estas tecnologias que são as que realmente se usam hoje em dia na marinha de recreio, a formação é insípida ou quase nula, com a agravante de as autoridades não as reconhecerem como válidas perante a lei, o que segundo penso é uma aberração.
Não pense o amigo que exagero quando ponho as coisas nestes termos, porque posso-lhe assegurar que a formação que é dada actualmente a um navegador de recreio, não o prepara minimamente para governar e manobrar uma embarcação com a segurança que sería desejável, e digo mais, se um navegador recém formado tiver o azar de saír para o mar e caír nevoeiro de repente não conseguirá regressar a terra por si só.
O mal da formação no nosso país, é continuarmos a insistir muito na teoría e pouquíssimo na prática.
Termino reafirmando a minha ideia de que a formação é fundamental, mas formação útil e não de retórica.
Cumprimentos: Machado
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por Carpa Real »

Boas, Sobre a carta de pescador para os rios interiores é urgente e já vem tarde, mas não só pelas razões focadas pelo EduardoRM é isso e muito mais... :lol:

Carpa Real
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por rui valerio »

Fiquei com uma dúvida.... será que por pagar mais vou ficar mais bem formado?

será por gastar mais dinheiro vou mudar a minha atitude?

hummm ... será que estas cartas novas não serão mais um encapotamento para mais uns meterem uns trocos ao bolso, e não falo só de estado, mas sim as associações, as federações, os monitores... e afins!!!

O problema é sem dúvida na formação é uma OBRIGAÇÃO da sociedade formar ( associações, federações escola e o próprio estado) e a pesca é um direito de todos, dos ricos, dos pobres ... remediados ainda existem alguns em Portugal, mas ao elevarmos os custos para o exercício da pesca, não estaremos a discriminar uma boa parte da população, que já sabe deus como passa o seu dia a dia, e ainda agora vão-lhe retirar o prazer da pesca!!! Não faz mal, podem sempre bater na mulher!!!!

VENHA A CARTA DE PESCADOR, QUE BASTANTE FALTA CÁ FAZ MAS:
FORMAÇÃO DE BORLA, FEDERAÇÕES E ASSOCIAÇÕES TRABALHEM, ESTADO DEIXA DE XULAR O ZÉ POVINHO!
Acabei de tirar a carta de caçador, onde para a federação paguei 100 euros para formaçãomais 25 para inscrição, formação essa que frequentei 3 vezes... agora vou pagar um curso á psp, para aprender a manusear uma arma, vou gastar mais 100 e tal euros... que raio, pesco no rio pago licença para ver os recursos naturais a serem destruidos, comecei a pescar no mar, azar do caraças, tenho que andar a sustentar as reformas dos meus "inimigos" ép reciso ter galo!!! ainda gostava de saber se esses caçadores que andam por este país á caça do dinheiro alheio proveniente dos impostos e de todas as artimanhas legais, tiraram a carta de caçador...... na moderna!!!!

Queria tirar a carta de patrão de costa... mas depois onde vou buscar i dinheiro para o barco #-o #-o :mrgreen:


EU COMO BOM PORTUGUÊS DEIXEI DE ACREDITAR!!!
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por tomachado »

[quote="rui valerio"]Fiquei com uma dúvida.... será que por pagar mais vou ficar mais bem formado?

será por gastar mais dinheiro vou mudar a minha atitude?

hummm ... será que estas cartas novas não serão mais um encapotamento para mais uns meterem uns trocos ao bolso

Pois é amigo Valério, essa é a eterna questão :?: :?: :?: :?:

VENHA A CARTA DE PESCADOR, QUE BASTANTE FALTA CÁ FAZ MAS:
FORMAÇÃO DE BORLA, FEDERAÇÕES E ASSOCIAÇÕES TRABALHEM, ESTADO DEIXA DE XULAR O ZÉ POVINHO!

Olhe que não, olhe que não :x
Responder