Carta de pescador

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carta de pescador"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Carta de pescador

Mensagem por rngpe »

Apesar de já muito ter sido falado, gostaria de saber se alguem tem mais alguma informação sobre a famosa Carta de Pescador?
Tenho lido alguma coisas datadas do inicio do ano, a justificação para tal por parte da tutela(balelas no meu entender) mas algo de concretos acerca do necessario (materias) para se obter a Carta de Pescador nada.
Tenho alguma dificuldade em perceber se vão misturar as especies dos rios e barragens com as do mar na obtenção da mesma?
Sem me alongar muito gostaria de perceber onde estão os limites pois uma cana de pesca não é uma arma de caça e enquanto na caça temos poucas especies que podem ser caçadas na pesca é uma imensidão delas e respectivos tempo de defeso. Enfim se calhar não estou bem a ver o filme ou será que estou a fazer um filme com isto?
Abraço,
Luís Rêgo.
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

Aquilo que li e que data de Fevereiro deste ano Agencia Lusa foi isto:



Governo quer lançar exame para atribuir carta de pescador

O Governo quer que os adeptos da pesca em rios e albufeiras passem a ter carta de pescador, atribuída mediante a realização de um exame, uma alteração legislativa que poderá entrar em vigor ainda este ano.



A Proposta de Lei do Governo, a que a agência Lusa teve hoje acesso, visa actualizar o quadro legal da actividade, que data de há com 47 anos.

O diploma introduz a carta de pescador e a possibilidade de a sua atribuição ser feita mediante a realização de exame para garantir que os pescadores possuam aptidão e conhecimentos necessários para a prática da actividade.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, manifestou a expectativa de que a nova legislação entre em vigor ainda este ano, depois de aprovada pela Assembleia da República a Proposta de Lei do governo.

"O diploma vem alterar um quadro legal com 47 anos, manifestamente desadequado da actual realidade sócio- económica, permitindo melhorar a defesa e valorização dos recursos aquícolas e dos ecossistemas aquáticos, num quadro de utilização sustentável e de preservação da biodiversidade", disse.

A proposta do governo, hoje divulgada na abertura da quinta edição da MoraPesca, um dos principais certames dedicados à pesca desportiva em Portugal, prevê um novo enquadramento legal para a pesca nas águas interiores, rios e albufeiras, e para a gestão dos recursos aquícolas.

Numa altura em que Portugal conta com mais de 250 mil pescadores desportivos e com "tendência de crescimento", segundo o secretário de Estado da tutela, o novo diploma destaca o papel dos recursos aquícolas no desenvolvimento do meio rural, através de uma participação activa dos utilizadores dos recursos.

Nesse sentido, a Proposta de Lei do governo introduz o conceito de património aquícola, que engloba as espécies e os seus habitats, possibilitando uma gestão integrada dos recursos aquícolas.

Paralelamente, o governo defende uma maior participação dos utilizadores na gestão dos recursos aquícolas, através do alargamento do leque de entidades a quem podem ser atribuídas concessões de pesca.

Outra das alterações, segundo Rui Nobre Gonçalves, passa pela possibilidade de concessionar a gestão dos recursos aquícolas, para efeitos de pesca desportiva, a entidades privadas que desenvolvam actividades na área do turismo.

A nova legislação estabelece também um zonamento piscícola baseado na integridade ecológica e qualidade biológica do meio, que permite o estabelecimento de normas específicas de gestão.

O diploma prevê ainda a introdução do conceito de pescador desportivo e o princípio de gestão de recursos aquícolas com intervenção directa no meio.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Companheiro rngpe, num post colocado por mim algum tempo pode verificar que eu coloquei em discussão este assunto e disse que na devida altura ponha a boca no trombone e não me calaria pelo facto de alguns importadores e representantes de marcas da nossa praça terem atiçado esta problemática como sempre com fins lucrativos. Mas, já nem sei se valerá por a boca no trombone porque as notícias quando acontecem já é um dado adquirido.


1. O diploma introduz a carta de pescador e a possibilidade de a sua atribuição ser feita mediante a realização de exame para garantir que os pescadores possuam aptidão e conhecimentos necessários para a prática da actividade.

Re: O que se constou na altura e sem precisão e certêzas é que este exame podia ter como pano de fundo vários temas como: saber o nome de todas as espécies possíveis de pesca em Portugal a sua origem, nome original, tamanhos legais, datas de defeso, conhecer os rios e albufeiras consideradas em regime de licença especial em algumas pistas de competição e capódremos, utilização de engodos, e muitas muitas regras básicas para que possamos ser o de que eles apelidam de pescadores desportivos.

2. Outra das alterações, segundo Rui Nobre Gonçalves, passa pela possibilidade de concessionar a gestão dos recursos aquícolas, para efeitos de pesca desportiva, a entidades privadas que desenvolvam actividades na área do turismo.

Re: A concessão e gestão privada a coisa aqui é puramente de interesse desses Sr.s que eu acima referi. Viram aqui um filão de € como já existe em outros Países. Para já está em risco as lagoas da quinta da Boavista em Ilhavo, as lagoas da Charca em Oliveira do Hospital e muito mais tendo a sua exploração como finalidade a sua fonte de receita, quer em provas quer para particulares para pescarem, terão de pagar e bem.

Mas sobre isto, vamos ter calma e esperar o que poderá vir. Á medida que as coisas ganharem forma os comentários e denúncias irão aparecer.

Aliás, já apareceram e demais nos canais onde se decutem estes problemas nomeadamente nos foruns das Associações e a coisa deu tanta raia que resfriou um pouco mas de certo voltará aquecer.

Bien il y ait ceux qui ne se font pas taire
Carpa Real
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

Obrigado amigo Carpa Real, sigo sempre com atençao os seus textos e claro que não me esqueçi que este assunto já tinha sido debatido. Voltei novamente a questão porque se fizermos as contas faltam pouco mais de 4 meses para o ano acabar!
Se querem a carta em vigor para o ano a coisa vai ter de andar depressa. E a pressa é inimiga da perfeição....

Digo apenas isto: tenho carta de caçador e quando a tirei a cerca de 6 anos deu-me um trabalho a estudar um compendio e não fora as dicas de um guarda florestal teria metido o pé na poça no exame pratico. Mas a minha duvida persiste:
A carta vai ser para todos os pescadores desportivos Rio e Mar?

É que quem pesca no mar domina pouco o Rio e vice versa(salvo algumas exepções), caso isso aconteça poderá ser uma dificuldade acrecida. E aqueles que não tem experiencia?
Poís é aguardemos então por noticias.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

vai ser um caso bicudo #-o
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

luís boa noite, tanto quanto sei para já a situação aplica-se só para rios interiores...

Carpa Real
Nelson Duarte
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 03, 2008 11:38 pm

Re: Re:

Mensagem por Nelson Duarte »

Caros colegas...

Essa historia da carta de pescador entrou mesmo em vigor, ou ficou em papel?

É que eu pesco sempre no mar, e às vezes uns lucios em Prado, mas queria ir às trutas para os pisões!

A licença de pesca para àguas interiores chega ou tenho que ter mais alguma coisa??
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Carta de pescador

Mensagem por aranha »

só precisas da licença de aguas interios, para rios e albufeiras, e a de maritima para o mar :wink:
Responder