Pesca a Chumbadinha

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca a Chumbadinha"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Pesca a Chumbadinha

Mensagem por pfzeca »

Pesca a Chumbadinha


Pode-se fazer a partir da costa ou de barco junto as pedras.
Consiste numa técnica de pesca com alguma dificuldade de execução e por vezes bastante perigosa, mas com grandes resultados.


Material :

A cana a utilizar na deverá ser muito grande pois dificulta o lançamento que é geralmente feito em jeito e não em força. Aconselho tamanhos entre ( 2.5m a 3.6m ), com acção até 70-80 grs.

Quanto a carreto, pode-se utilizar qualquer carreto de meio fundo , pois se for muito pesado acaba por cansar muito os braços, o mais importante em relação ao carreto é que tenha um embriagem muito boa, ou seja de trinco a trinco, pois pesca-se com fio geralmente muito finos.

Quanto ao fio, aqui existem no mercado inúmeras marcas de fios e cada qual com os seus prós e contras, senão vejamos. Existem fios muito bons em elasticidade, mas enrolam muito, existem os flúor que pouca elasticidade tem, mas tb não enrolam praticamente nada. Quanto a mim acho que se deve optar por fios flúor (entre 0.20 e 0.30 consoante a cor das aguas ), pois com uma boa embreagem consegue-se compensar a elasticidade que os flúors não tem. Pessoalmente utilizo regra geral fio 0.28 fluor ( marca asso , ou vega ), também existem outras boas marcas sem ser flúor como a siglon , ai o fio já baixa para 0.23 / 0.25 , pois é um fio com muita elasticidade mas não é flúor.


Chumbadinhas, estas deverão variar consoante o estado do mar, ou seja , se o mar for muito bruto ( bravo) deve-se optar por chumbadinhas mais pesadas ( 20g até 40 gr ), se o mar for manso e não apresentar grande rebentação deve reduzir a gramagem, pescando-se com 5gr ate 10gr. As chumbadinhas a utilizar são por norma esféricas e furadas de um lado a outro.


Anzóis ,este aspecto existem muita oferta no mercado, mas o que posso realçar é o facto que se pescar com isca branca ( amêijoa, camarão … ) deve-se utilizar anzóis brancos, se pescar com minhocas, carangueijo , deverá utilizar anzois escuros. O tamanho dos anzóis deverá ser de algum tamanho. Pessoalmente utilizo o tamanho 1/0, pois pretende-se apanhar peixes de bom porte.

Cesto/rabeca ou xalavar/camaroeiro, indispensáveis neste tipo de pesca. O cesto/rabeca é peça fundamental na pesca a chumbadinha a partir da costa, pois pescam-se com fios muito finos, e não é fora do comum apanhar grandes peixes ( sargos, douradas … ) Quanto ao xalavar/camaroeiro , deverá fazer sempre parte do equipamento a utilizar quando se pesca de barco para a costa.



Chumbadinha a partir da costa :



Que montagem Utilizar/Elaborar

Não existe pesca mais simples que esta no que respeita a montagens, senão vejamos , no fio do carreto enfia-se uma chumbadinha consoante o estado do mar, empata-se um anzol directamente , e está a pesca pronta.


Isca

Existem um inúmero tipos de isca para todos os gostos, das quais destaco ( pessoalmente são as que utilizo ) a minhoca coreana, o carangueijo e o percebe.



Onde e Como Pescar ?

É uma técnica que requer alguns cuidados, pois estamos a pescar a poucos metros de agua, e é preciso ter cuidado com os enchios quando o mar assim se apresenta, outras vezes pesca-se de muita altura, que também por si já se torna muito perigoso.

Este é um dos maiores problemas de muitos pescadores que querem começar a aventurar na pesca a chumbadinha. Pois bem, no pesqueiro a escolher devem ter em conta vários factores : deve-se pescar em sítios onde junto as pedras tenha bastante altura de agua, as pedras deverão ter bastante comedia ( percebes, mexilhão, borriés, …)

Muitas vezes pensamos que quanto mais longe lançarmos mais e melhor peixe apanharemos ( nalguns tipos de pesca tem mesmo de ser assim ), mas na pesca a chumbadinha , nada de mais errado, o lançamento deve ser feito para junto das pedras, mesmo na linha onde acaba a agua e começa a pedra, pois é ai que se encontram os nossos amigos sargos e douradas, que se encontram a mariscar. Se o lançamento for nem que seja 1m para para dentro, a probabilidade apanhar peixes nobres como o sargo ou a dourada cai drasticamente mais de 90 %, apanhando-se outros tipos de peixes, como as safias, salemas, bogas etc .
O lançamento deverá ser feito sempre junto a pedra como já referi anteriormente, e assim que a chumbada toca na agua deve-se deixar a linha folgada e não estica-la , pois quanto a chumbada toca na agua automaticamente o isco separa-se da chumbada, ficando este na tona de agua afundando lentamente , enquanto a chumbadinha afunda rapidamente, por isso se esticar-mos a linha , logo a chumbadinha vai ficar encostada ao anzol e a probabilidade de êxito diminui drasticamente. Neste caso com a linha folgada, tem que se ter cuidado com os percebes/mexilhões caso esteja a pescar numa zona dessas, senão o fio que está folgado acabara por ficar enrolado nas pedras.



Chumbadinha de barco

Pesca ainda mais perigosa que a anterior , pois é feita a poucos metros da margem , junto as pedras , em que qualquer descuido pode ser fatal . Aconselhável apenas a pessoas com muita experiência de manobra de barco, e com conhecimento das pedras submersas ( baixas ) , correntes, tipos de mar .. etc etc etc .
Em termos de pesca, é idêntica a pesca feita a partir da costa, sendo mais fácil neste caso lançar-se para onde se pretende sem que o fio fique preso nas pedras, e podendo-se explorar varias pedras sem ter que subir e descer arriba.


A pesca a chumbadinha deverá ser efectuada preferencialmente na praia mar, com companhia e a pensar no dia de amanha. Não se devendo deixar levar, por um peixe que lhe pode levar a vida !!!


Paulo Ferreira
Anexos
Pesca a chumbadinha
Pesca a chumbadinha
Excelente
Excelente
Excelente mar para sargos
Excelente mar para sargos
Última edição por pfzeca em quarta abr 09, 2008 7:10 pm, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por aranha »

bravo, bom artigo, parabens Paulo
pfzeca Escreveu:Isca

Existem um inúmero tipos de isca para todos os gostos, das quais destaco ( pessoalmente são as que utilizo ) a minhoca coreana, o carangueijo e o percebe
gosto muito de pescar numa pedra e por acaso está carregada de percebas, mas nao sei se a minha maneira de iscar será muito eficás...como fazes??? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por pfzeca »

Boas Mário


Iscar com percebe ?

Congelas percebes , depois descascas e iscas so o inteiror, tipo 5/6 percebes em cada iscada.

O percebe, apesar de puder ser iscado fresco, é mais dificil de conseguir ferrar peixe.



Saudações do Oeste
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por aranha »

e se for com a tecnica do boss dos 2 anzois em tandem???será que resulta?!?!?!

porque o porreiro é, ah e tal, acabou o isco... descasca-se umas percebas e está a andar :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por joaosousa »

Parabéns, bom artigo! =D> =D>
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por pfzeca »

é possivel que resulte, mas nesse caso deve-se iscar com casca e tudo. abre-se o sexo do percebe e isca-se por ai. :wink:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por aranha »

abre-se o sexo??? na, só se for fêmea... :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Pesca a Chumbadinha

Mensagem por lostsoul »

5 ***** =D> =D> =D>

simples e directo

e que tal estes spots, as imagens podem nao ser as melhores mas da pra ficar :twisted: :mrgreen: :twisted:
Anexos
Azenha - 5.jpg
Azenha - 4.jpg
Azenha - 1.jpg
Responder