tecnica e material a usar na chumbadinha...

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tecnica e material a usar na chumbadinha..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Oceanus
Mensagens: 11
Registado: sexta set 19, 2008 10:41 am

Re: tecnica e material a usar na chumbadinha...

Mensagem por Oceanus »

Martim_pesca Escreveu:Expliquem aqui em que consiste a chumbadinha,e o material autilizar!
todos partimos do principio e como o nome diz é com chumbadas pequenas.O chumbo corre até ao anzol, e que mais...estou curioso :roll: #-o
Boas Martim, pelo que tenho observado, falado e lido por esses fóruns a fora de norte a sul do pais existem duas realidades no que diz respeito à chumbadinha.

1º Chumbadinha - pesos de 10 a 20 gramas ou mais

2º Chumbadinha - 2 a 8 gramas (a que uso)

O chumbo corre na madre até ao anzol, com o objectivo de, imaginemos um banco de mexilhão, o chumbo assenta (não é prende) entre dois mexilhões mas a madre continua a trabalhar se lhe dermos um pouco de fio, ora o peixe ao ver um isco a trabalhar ao sabor da corrente ataca, isto pode acontecer com mais peso como é óbvio e se estiver fixo também deve atacar por norma, são opções.

Na minha utilização da chumbadinha o chumbo serve de lastro para colocar o isco a uma determinada profundidade (pouca), como trabalho com engodo, coloco o peixe a comer em pouca água, pode acontecer que em determinados locais, atendendo à pouca força do mar e pouca água que se tenha de baixar o peso.

Com o engodo nesta técnica a conversa é outra, basta um exemplo, um pouco esquisito bem sei ;): imaginemos que estão a cair notas de 20 a€rios do ceu, umas verdadeiras e outras falsas, a malta cá em baixo apanha tudo, quer lá saber se são verdadeiras ou falsas...

Com o engodo é assim, com as iscas é assim, se engodarmos as pequenas partículas da sardinha andam em suspensão na agua o peixe entra no pesqueiro e não escolhe ataca tudo, se tivermos a nossa isca a trabalhar livre na águagem de certeza que teremos lá uma artista mais golosa a enguli-la, mas se tivermos uma isca mais funda não teremos um imediato ataque. Isto na fase do fernesim conta muito e faz a diferença, para alem de estarmos a capturar peixe mais à supreficie onde a agua é mais oxigenada não dando grandes alarmes aos outros, no caso de os arrancarmos do fundo, um peixe a bater do fundo até sair da água avisa muitos outros.

;)
Responder