Separa ou não separa? Eis a questão!

Chumbadinha / Tento
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Separa ou não separa? Eis a questão!"
na nova versão do site.

MLNunes
Mensagens: 15
Registado: domingo out 28, 2007 6:12 pm

Separa ou não separa? Eis a questão!

Mensagem por MLNunes »

Olá amigos.
Vou meter a foice numa seara onde não tenho experiência nenhuma. Mas tenho lido algumas coisas. É a pesca à chumbadinha.
Uma das coisas que me mete confusão, é a ideia que o anzol se separa do chumbo durante a pesca. A meu ver, isso não acontece. Senão vejamos: O que poderia separar o anzol? As correntes? Mas as correntes fazem muito mais força na linha entre o chumbo e a superfície, do que no anzol, e isso puxa o anzol contra o chumbo. As vezes, chegam a estar vários metros de linha entre o chumbo e a superfície , dependendo da inclinação da linha e da profundidade do pesqueiro.
A eficácia desta pesca, não fica comprometida por este facto. O peixe vê o chumbo como fazendo parte da iscada. A meu ver, o peixe desconfia mais do comportamento do isco do que da sua aparencia.
O peixe quando pica não sente o peso do chumbo porque a linha está folgada e o chumbo é deslizante, também ganha confiança porque não sente a isca presa a nada.
Eu acho que o pessoal pensa que o anzol se separa do chumbo porque esta pesca é produtiva, e custa a entender como o peixe come o isco com o chumbo encostado.
Será que já alguém confirmou visualmente este mito? Ou pediu a alguém da caça submarina para ver?
E pronto, Já disse os meus bitaites, é apenas a minha opinião. A minha intenção é que sirvão para reflexão e recolher outros argumentos do pessoal do forum.
Saudações piscatórias.
Mário Nunes
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Bem Amigo Nunes

Cá está um técnica de pesca que nunca pratiquei, apenas li sobre os que a praticam. E eles hão-de vir por cá dar a sua opinião.
Sobre o que li, estando o anzol iscado, a corrente exerce força ou acção sobre a iscada e tende a afastá-la do chumbo, que varia de peso conforme as condições do presqueiro, muitas das vezes entre as 5 e a 20gr. Pense na iscada enquanto volume e não apenas pelo peso, quanto maior o volume melhor a aguagem leva a iscada. Isto é a teoria que eu li, mas tem sentido.
Outra coisa são os resultados, pois é uma técnica que tem apresentado bons resultados, por vezes até melhores que na bóia, pois a iscada percorre melhor os buracos onde se escondem os alvos preferenciais destas pescas, os Sargos.
Mande sempre, que isto ao fundo não tem dado nada.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

O chumbo utilizado serve apenas para "calibrar" melhor a iscada, e dá-se mais ou menos peso conforme o estado do mar e o tipo de fundo. Se esta pesca for feita contra uma "parede" de rocha, aproveitando a escoa das ondas, o chumbo ajuda a iscada a acompanhar e afundar à velocidade que se pretende ideal. Noutro tipo de pesqueiro, esta arte tem o condão de "correr os buracos" à procura do peixe. E se o chumbo estiver no peso certo, raramente prende nas rochas. :wink:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Penso que aqui questão é escolher o peso certo da oliva para o mar.

Ontem por exemplo fui lá 1 horita (finalmente) tinha uma oliva de 10grs mas os mar apesar de ter um ligeiro toque não tinha força para colocar sempre a isca a trabalhar, tive de baixar para as 6grs.

Raramente pesco com mais de 10grs e baixo até às 2grs.

O chumbo serve para baixar a isca para esta trabalhar com a ondulação, se for muito pesado estamos a pescar ao fundo e não ao sentir. :wink:

Se junta ou não, penso que na maior parte do trajecto, se o chumbo tiver o peso certo não junta, agora quando estivermos no final a pesca com a linha mais na vertical é provável que junte...

Uma chamada de atenção para a iscada, deve ser grande, tapar o anzol e subir mesmo um pouco pelo fio acima :wink:
Avatar do Utilizador
PCrat
Mensagens: 159
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Re: Separa ou não separa? Eis a questão!

Mensagem por PCrat »

Eu não sei se junta ou separa só sei que funciona...lol
Esta semana que vem vou ver se apuro a tecnica e não me vou esquecer da maquina fotográfica.
Já desisti de fazer convites para ter companhia, pq pelos vistos os brigadeiros do centro andam sempre muito ocupados :) como tenho umas folgas e parece que o mar vai estar de feição vou voltar á carga, pode ser que os sarguinhos já tenham encostado. :roll: senão tenho sempre os robalos para salvar o dia. :P :P
Avatar do Utilizador
Nunx
Mensagens: 74
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Re: Separa ou não separa? Eis a questão!

Mensagem por Nunx »

Paulo, isso é que é optimismo...´

Para dizer a verdade este tipo de pesca com chumbadinha sempre foi o meu preferido, desde há mais de 40 anos.
A cana não precisa se ser muito longa, é importante sim que seja leve...
A chumbadinha deve ser escolhida de acordo com o mar e a distância a que se pretende lançar. Sim, pode-se pescar longe (bom, mais ou menos longe) sem problemas. Também é raro passar das 20 ou 30 gramas e quando preciso de mais peso meto-lhe um destorcedor. O empate do anzol terá depois o comprimento necessário para não enrolar...
Não se preocupe com o separar da chumbadinha do isco. O que puxa a linha e vai levantando a chumbadinha é o volume do isco e a força da corrente. É claro que a linha deve estar folgada, sem estar bamba, para permitir que a iscada viaje.
Aqui há tempos vi uma pergunta sobre como pescar às anchovas à distância e a meia-água (que é onde elas gostam de andar) e estive quase para responder mas sou muito, mesmo muito preguiçoso. A solução: a chumbadinha. Como?
- chumbada no extremo da madre no peso adequado, 100 ou 200 gramas.
- a correr na madre uma chumbadinha de 20 ou 30 gramas sobre um destorcedor solto que também corre na linha.
- ao destorcedor o empate do anzol 3 ou 4/0 em cabo de aço 30 libras com uma sardinha inteira "empalada" ou "recheada" com cortiça.
Ao lançar a montagem fica toda junto ao chumbo do fundo, ao bater na água sobre tudo na linha e vai descendo lentamente por força da chumbadinha até chegar a um ponto, meia-água, onde a iscada se movimenta livre, subindo e descendo conforme a corrente. O equilibrio entre a sardinha "recheada" e a chumbadinha é importante mas não essencial dado que a corrente é que manda...
E viva a chumbadinha que sendo de 100 gramas e destorcedor pesca a mais de 100 metros ... Com outro tipo de cana claro!
Responder