ANDO A INVENTAR !!

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ANDO A INVENTAR !!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Como as águas aqui na minha zona têm estado demasiado «luzas» a bóia não resulta , e o «fundo»
de dia é tempo perdido , NEM PENSAR !!
VOU À CHUMBADINHA !! :hahaha:
Estando o mar «parado» , pensei a início que estivesse tudo bem !!
ESTAVA ERRADO !!
Mesmo sem ondulação o mar continua a «mexer» por baixo , prova disso é o «areão» depositado
pelo mar na linha de maré !!
As «prisões» são muitas perde-se muito material , perde-se muito tempo a «refazer» a pesca !!
Estou agora a utilizar uma montagem tipo «fusível» que para mim tem dado bons resultados ,
tanto em poupar material como tempo !!
Madre a 0.30 ; destorcedor ; baixada de +/- 2 metros 0.28 com oliva a correr ; destorcedor ;
estralho de 20 e poucos cm (um palmo :hahaha: ) 0.25/0.22/0.17 conforme as águas !!
Se prende o anzol parte por lá , se prende o chumbo parte por ali , nunca fica lá tudo !!
Não passa de uma opinião que para mim resulta e «minimiza» a perda de material , como tal
resolvi partilhar !!
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por Panca »

A pesca é isso mesmo Jorge inventar e se esta a dar resultados fica mais uma sugestão :fixe: :fixe:


Obrigado pela partilha :let:
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por nelsonpamaral »

Grande Jorge,

"Sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança..."

Isso não é inventar, é como todos dizem agora na televisão "inovar" :join: :join: e ficam todos inchados de ter dito tamanho palavrão :hahaha: :hahaha:, quando a maior parte das vezes estão mesmo é a "inventar" no mau sentido :join:

É assim mesmo companheiro, vamos a eles, duma forma ou doutra :hahaha: :hahaha:

E esta tua técnica até me parece bem boa. E resultados, há?

Isto por aqui tem andado tão escasso, que até já ando a meter posts de receitas :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Um abraço para aí e tudo a correr pelo melhor

Até um dia destes

:fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Ó COSTA e NELSON :fixe: esta montagem para mim tem resultado , raramente perco chumbo pois
que na maior parte das vezes prende pelo anzol , e neste caso parte sempre pelo mais fino !!
E nunca mais perdi linha do carreto coisa que me acontecia muita vez quando pescava com aquele
sistema de empate directo na madre , ao fim de três ou quatro pescas tinha que «renovar» linha !!
Estava a tornar-se chato e dispendioso (o fluorcarbono não está barato) !!
Além disso em alguns pesqueiros a rapidez na troca ou no «refazer» das pescas , pode fazer toda
a diferença nas capturas !!
Vejam este exemplo (a foto não é minha mas conheço o pesqueiro :hahaha: ) :
b.JPG
b.JPG (93.36 KiB) Visto 769 vezes
É um pesqueiro de «maré» entra-se com águas a descer , pesca-se uma hora (máximo 1 e meia)
por vezes sai-se de lá com água quase pela cintura , faz-se mais uma hora na pedra verde do lado
direito e podemos arrumar a «matrucalha» , mas vale a pena !!
Levo uns quantos estralhos feitos em casa , engato/desengato um «clip» no 2º destorcedor e em
poucos segundos estou de novo à pesca , neste caso não há tempo a perder !!
Panca Escreveu:A pesca é isso mesmo Jorge inventar e se esta a dar resultados fica mais uma sugestão
NEM MAIS !! Quero fotos das «morcelas» :hahaha: , e bom convívio no dia 28 !! :fixe:
nelsonpamaral Escreveu:E esta tua técnica até me parece bem boa. E resultados, há?

Isto por aqui tem andado tão escasso, que até já ando a meter posts de receitas
Daquilo que tenho visto (e feito) não me posso queixar , os sargos encostaram bem este ano
mas os «tamanhos» podiam ser melhores , os grandes ... :huuum:
Vou já ver essa receita !!
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por Andrezio »

Na minha zona é isso que chamam pescar ao tento.Alias quando disse ao meu parceiro que pescava com o chumbo a bater no anzol ele até achou estranho.Aqui o pessoal pesca com chumbo de 20 a 30 gramas a bater no detorcedor e estralho de 20/30 cm's.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA ANDREZIO !! :fixe:
Andrezio Escreveu:Na minha zona é isso que chamam pescar ao tento.Alias quando disse ao meu parceiro que pescava com o chumbo a bater no anzol ele até achou estranho.Aqui o pessoal pesca com chumbo de 20 a 30 gramas a bater no detorcedor e estralho de 20/30 cm's.
Também por aqui há quem lhe chame «tento» !!
Muita gente pesca com chumbo a bater no anzol com empate directo , eu por vezes também o faço
e a pesca resulta pois que o chumbo «assenta» e rola devagar , enquanto que a iscada por ser mais
leve e ter alguma flutuabilidade tem tendência a «derivar com a águagem» , há que deixar alguma
folga na linha (mas sem exageros) por forma a permitir que a iscada afaste do chumbo mas que ao
mesmo tempo permita que haja «sensibilidade» aos toques (tento) !!
A diferença nesta montagem que estou a utilizar é que o chumbo corre entre dois destorcedores
numa baixada de +/- 2 metros de um diâmetro inferior ao da «madre» !!
PENSO QUE O COMPORTAMENTO DA PESCA NA ÁGUA SERÁ O MESMO !! :huuum:
NUNCA MERGULHEI PARA VER !! :hahaha:
Posso-te dizer que com este sistema consegui reduzir (em muito) as perdas de linha !!
Enquanto que com o sistema de empate directo quando o chumbo prendia eu perdia 10/15 metros
de linha (partia por onde estava «coçada» por desgaste na pedra) , agora perco (quanto muito) os
dois metros que utilizei na baixada !!
Para mim tem resultado , por isso partilho !!
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por Rider »

Boas Jorge.
Pesco pouca á chumbadinha, mas das vezes que o faço, só perco anzois. Normalmente numa tarde gasto uma entre 10 a 20 anzois.
Tenho um carreto bobinado com 0.35, onde coloco uma oliva 15gr, missanga e destorcedor, depois coloco o estralho do anzol empatado com 0.20 /0.22, com 0.50 cm +/-. Quando prende só perco anzois.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: ANDO A INVENTAR !!

Mensagem por fdp »

BOAS ZÉ !! :fixe:
TUDO BEM CONTIGO ??
Rider Escreveu:Pesco pouca á chumbadinha, mas das vezes que o faço, só perco anzois.
Talvez seja dos pesqueiros que frequento (só pedra , e muito irregular) e com águas muito mexidas
por baixo , talvez seja falta de jeito da minha parte , mas o que é certo é que perco chumbo !!
Pescava com empate directo , cada prisão ficava lá tudo !!
Comecei a utilizar essa montagem que falas , ficavam lá alguns anzóis mas «volta e meia» perdia
tudo , e mais um monte de linha pró «galheiro» !!
A solução que encontrei resulta para os sítios onde ando !!
Desculpa , mas já não deu para ir ter contigo ao Baleal , fica para a próxima !!
TUDO DE BOM PARA TI !! :fixe: :fixe: :fixe:
Responder