Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalos?

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalos?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
MPimpao
Mensagens: 44
Registado: quinta jan 10, 2013 5:37 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por MPimpao »

japar Escreveu:Devo dizer que a chumbadinha não é eficaz para Robalos - pelo menos na minha zona - por si só.
Boa tarde,

Não sei qual a sua zona, mas não conheço nenhuma zona de Portugal onde a pesca à chumbadinha ao robalo (seja em areia ou pedra) não seja muito eficaz. Obviamente que o estado do mar e o pesqueiro em questão têm de reunir as condições ideais para esta pesca e cabe a nós saber ler o mar e o pesqueiro (que é o que muita gente não sabe).

E atenção que isto da "chumbadinha" tem muito que se lhe diga.
A malta alentejana chama chumbadinha àquelas olivetes de 4-20gr encostadas ao anzol. Para nós, saloios, esta pesca chama-se "chumbica".
Aquela pesca com um chumbo de correr furado de 10-30gr, batente, destorcedor e um estralho de tamanho variável, para nós tem o nome de "chumbadinha" e ainda há quem lhe chame "cagadinha".
Mas ainda existe uma outra coisa que é o que nós chamamos de "chumbadinha saloia" que é usar uma chumbada furada (redonda ou tipo amêndoa) que vai das 30gr até às 100gr, batente, destorcedor e estralho geralmente de tamanho que vai desde 1m até duas braçadas. Ou seja, igual à chumadinha normal mas com pesos superiores para lançar mais longe e para fixar mais a pesca. A malta sabe que a chumbada e o estralho não vão trabalhar tanto mas por vezes o mar é tão forte ou o pesqueiro é tão complicado que somos obrigados a fazer esta pesca. A malta do Norte ou do Sul não têm o costume de fazer esta pesca e quando a fazem chamam-lhe de "fundo ligeiro", "beachledgering" ou simplesmente "pesca ao fundo". Aqui nesta zona é muito praticada.

Cumprimentos,
Miguel Pimpão
japar
Mensagens: 76
Registado: quarta dez 19, 2012 10:45 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por japar »

Sou da zona da Figueira da Foz. A questão da chumbadinha já aqui foi amplamente discutida por muitos utilizadores e parece que a jurisprudência decidiu que chumbadinha é com o olivete furado de 4-20g directamente a correr no fio da madre até ao anzol, sem estralho.

Esta pesca, por si só, não é eficaz na minha zona, parece-me. Eu não tenho resultados produtivos para pesca ao Robalo. Sargos já apanhei alguns, em zonas que normalmente não os pescava. Mas como a isca corre mais nas pedras, dentro da corrente para juntos das beiradas faz com que o robalo tenha mais dificuldade em atacar a isca. As beiradas não são o local de caça de robalo, mas sim de permanência. Quando esta chumbadinha (directa) leva um empurrão através da recuperação, e levanta do fundo, aí sim, apanhei peixe interessante. O que comecei a fazer, quando só sentia o peixe de pedra era dar uns toques de ponteira com recuperação para provocar um ataque. Começou a ficar interessante, depois disso.

Mas se lhe juntarmos um estralho, começamos a ter toques de robalo. Contudo, a génese desta pesca perde alguma da sua capacidade, a meu ver. Começamos a ter mais prisões, mais material perdido e menos acção de cobertura da isca. Então, acho precisamos de chegar a uma solução de compromisso. Temos de deixar a chumbadinha correr só até certo ponto, cerca de 1,20m do anzol com um pequeno flutuador da isca e um stopper. Acho que assim esta pesca, para os Robalos, se torna mais eficaz.

Um abraço a todos!
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por fdp »

Boas pessoal do SDP !!
Quanto à questão do FLUTUADOR no estralho , ainda na 6ª feira no trabalho comentei com o SOARES as
vantagens de utilizar o «dito cujo» no surfcasting quando se pretende pescar com dois anzóis !!
Permite à partida utilizar estralhos mais compridos diminuindo o risco de enrolanços , visto que por
acção do flutuador no estralho de cima , os dois trabalham na aguagem a profundidades diferentes
o que nos permite fazer uma pesca «mista» tanto ao peixe de fundo como ao de superfície !!
MPimpao Escreveu: "chumbadinha saloia" que é usar uma chumbada furada (redonda ou tipo amêndoa) que vai das 30gr até às 100gr, batente, destorcedor e estralho geralmente de tamanho que vai desde 1m até duas braçadas. Ou seja, igual à chumadinha normal mas com pesos superiores para lançar mais longe e para fixar mais a pesca.
Talvez que a este tipo de pesca não se possa chamar chumbadinha , mas é eficaz !!
Com gramagens superiores não só lançamos mais longe , fixamos mais a pesca , como também para
quem CONHEÇA BEM O FUNDO DO PESQUEIRO ONDE ESTÁ , permite lançamentos com mais precisão ,
nos quais lançamos para as «abertas» entre as rochas o que faz a diferença entre PESCAR ou passar o dia a PERDER MATERIAL !!!
Ainda à 2 semanas atrás fui para uma zona que o camarada MPINPAO deve conhecer bem por ser da
Ericeira ( as malhadas entre o forte de S. Lourenço e os coxos) , que é uma zona de pedra bem
complicada e não me dei mal , estou a falar de Robalo , que afinal «eles» embora não sejam
predadores de emboscada pelos vistos também se alimentam na pedra !!!
Avatar do Utilizador
MPimpao
Mensagens: 44
Registado: quinta jan 10, 2013 5:37 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por MPimpao »

@Japar,

Quando você diz que " A questão da chumbadinha já aqui foi amplamente discutida por muitos utilizadores e parece que a jurisprudência decidiu que chumbadinha é com o olivete furado de 4-20g directamente a correr no fio da madre até ao anzol, sem estralho. ", isto não é bem assim.
Estamos num fórum de pesca. E quando existe um tópico acerca do que entendemos sobre chumbadinha, apenas 30, 40 ou 60 pescadores no máximo (até estou a exagerar) dão a sua opinião acerca do que é a chumbadinha. Mas em Portugal não há só 60 pescadores e não podemos dizer a uma pessoa que pesque típicamente na costa vicentina que a chumbica é a tal montagem da chumbada até ao anzol ou também não podemos dizer a um saloio que a nossa "chumbadinha saloia" é pesca ao fundo, porque para nós não é. Essas pessoas não vão entender porque sempre foram habituadas a pescar daquela maneira e a ouvir aqueles nomes. Portanto, cada zona tem a sua denominação e não deveremos ir contra isso. Não devemos chegar ao pé dum "velhote batido" da zona de sintra que está a pescar à chumbadinha "moda saloia" e dizer que ele está a "pescar ao fundo" e que devia pescar mais ligeiro. Ele provavelmente até vai levar a mal uma pessoa estar a querer ensiná-lo uma coisa que ele já sabe desde à 40 ou mais anos.

Se você é da Figueira então tem excelentes sítios para a sua chumbadinha (o que eu chamo chumbica), que é a tal olivete de correr até ao anzol. Você pode dizer que não é bom porque algumas pessoas dizem que não presta ou sempre que foi lá pescar dessa maneira não obteve resultados. Mas será que aproveitou todas as vantagens dessa técnica? Eu sei que a Figueira tem alguns pesqueiros muitos semelhantes aos meus e posso-lhe garantir que essa maneira de pescar, quando bem usada e no sítio adequado, é muito frutuosa.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
MPimpao
Mensagens: 44
Registado: quinta jan 10, 2013 5:37 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por MPimpao »

E quanto á questão de usar estralho ou não, o ideal é sempre não usar. Mas o problema é que para pescar desta maneira (olivete a tocar no anzol) o mar tem de estar certo, temos de estar a pescar perto e não pode estar muito vento, pois esta é uma pesca em que se tem de, obrigatoriamente, deixar a linha com alguma folga. Se estivermos a pescar assim e com a linha esticada é a mesma coisa de estarmos a pescar com chumbada fixa e não é essa a intenção. Se estiver vento já somos obrigados a ter a linha esticada para termos mais sensibilidade e daí ser vantajoso usar o estralho.
Quanto aos flutuadores, não os uso muito porque normalmente os peixes que apanho com estas técnicas estão rente ao fundo. Mas acontece, principalmente com os robalos, estarem a meia-água e ter de usar um flutuador.
Atenção a uma coisa, eu quando falo de chumbadinha, chumbica ou a tal "chumbadinha saloia" aos robalos nunca ou raramente pesco sem uma coisa muito importante... o engodo.
japar
Mensagens: 76
Registado: quarta dez 19, 2012 10:45 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por japar »

Caro Manuel:

Compreendo quando diz que o costume é algo demasiadamente forte para ser alterado e que as denominações mudam nas diversas comunidades piscatórias do país. O que disse foi, depois de ler todos os posts sobre esta matéria aqui no fórum, a «malta» decidiu que chumbadinha era o tipo de pesca que especifiquei. Eu, por mim, não quero denominações - elas pouco me interessam - quero é eficácia :D

Quanto aos pesqueiros posso, com alguma propriedade, dizer que os conheço como muito pouca gente. Pesco e faço caçasub desde que me conheço como gente, todos os meus familiares de segunda geração foram pescadores profissionais e tive a felicidade de palmilhar com eles todos os cantinhos aqui desta zona. Conheço os nomes de todas as pedras desde o ínicio da praia de Buarcos até ao final da Murtinheira e muitas beiradas que foram legados destes grandes homens com que tive o prazer de aprender. Agora em termos de técnica de pesca à cana, tenho sempre, claro MUITO que aprender.

Os sargos aqui trabalham de outra maneira,são mais escassos mas acho que vou conseguir finta-los com técnicas novas que fui aprendendo aqui no fórum. Os robalos são outra história... Um peixe bruto e técnico que exige o máximo da disponibilidade física e mental da parte de quem os quer apanhar. Aqui pescadores que não se estejam dispostos a molhar ou a arriscar, não apanham normalmente peixe nas pedras (na areia é outra conversa). Então, devido a esta especificidade de fundos, procuro sempre técnicas que possa rentabilizar. A pesca com chumbadas leves ou olivetes, acho que tem um potencial enorme, mas ainda não a consegui adaptar de forma correcta aos peixes daqui.


Se não utilizar flutuadores para produzir um estralho fictício estava a pensar em usar iscadas generosas com capacidade de flutuabilidade. Agora uma questão que lhe coloco: Se não usasse flutuadores ou stoppers e precisasse de um estralho para ser eficaz ou de uma isca mais solta, o que faria?

Grato desde já
japar
Mensagens: 76
Registado: quarta dez 19, 2012 10:45 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por japar »

Outra questão que coloco é se existe algum tipo (ou forma de engodar) de engodo específico para pesca com chumbadinha?


Caro fdp (se posso trata-lo assim :D), aqui há muitas zonas dessas de pequenos carreiros em zona de muita pedra onde se pode pescar. Ao fundo é demasiadamente arriscado, à boia, por vezes nao se chega lá, mas a chumbadinha é interessante porque cobre um raio maior de pesqueiro e chega mais longe.
Avatar do Utilizador
MPimpao
Mensagens: 44
Registado: quinta jan 10, 2013 5:37 pm

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Mensagem por MPimpao »

@Japar,

É precisamente nesse engodo e na escollha do pesqueiro no dia certo que, na minha opinião, faz a diferença na pesca aos robalos à chumbadinha.
Imagine que está a pescar á chumbadinha na areia. O mar é azulinho, certo, tem um fundão que entra mar dentro à sua frente e uma coroa de areia de cada lado, ou seja, as condições ideais. Maré a encher. Experimente retirar as cabeças e espinhas das sardinhas, moer ligeiramente (para ficar com pedaços grandes, que o robalo gosta) e pegue em areia seca e faça bolas de sardinha e areia com as mãos (claro que vai ter de se sujar :lol: ) e atire para a rebentação. Ou então cave um buraco não muito fundo junto á rebentação, meta lá uma boa porção de engodo e tape com areia. À medida que o mar vai enchendo, vá repetindo este processo na rebentação. A própria acção do mar vai engodar o seu pesqueiro.

Cumprimentos,
Miguel Pimpão
Responder