Chumbadinha/fundo ligeiro

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadinha/fundo ligeiro"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
VitorGil
Mensagens: 43
Registado: sexta nov 30, 2012 12:46 am

Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por VitorGil »

Boas amigos do forum,tenho uma duvida e gostava que alguem mais entendido me esclareça,costumo pescar a chumbadinha pesos entre 10/50 grs,e vi aki no forum falarem em fundo ligeiro,isso implica fazer uma montagem de fundo normal mas com gramagens tambem pequenas ??? Será mais produtivo que a chumbadinha com gramagens maiores??? Desde ja obrigado e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por ffgsoares »

Boas ó Vitor

A malta fala em fundo ligeiro, é isso mesmo, em vez de pescar com gramagens de 100 ou 120 g, quando se fala em fundo ligeiro fala-se em 40/50/60 g, logo, se fazes chumbadinha com 50 g, pode-se considerar fundo ligeiro.

Agora, para fundo ligeiro há muitas maneiras de fazer as montagens e uma delas pode ser com a chumbada perfurada e a madre a correr como na chumbadinha, aliás, por aqui a malta usa assim mesmo, quando fazemos fundo na rocha, trabalhamos com esse tipo de montagem, embora também se use a montagem mais tradicional onde a chumbada fica em baixo e um pouco acima (10/15 cm) o estralho do anzol.

Já agora, na chumbadinha a malta usa geralmente 10/15/20 g.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
VitorGil
Mensagens: 43
Registado: sexta nov 30, 2012 12:46 am

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por VitorGil »

Ok entendi,obrigado pelas dicas, e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por ffgsoares »

Manda sempre ó Vitor :fixe: :fixe:
japar
Mensagens: 76
Registado: quarta dez 19, 2012 10:45 pm

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por japar »

O pessoal costuma ter bons resultados à chumbadinha directa no estralho (oliva furada), na pesca aos robalos?

Tenho colecionado uma série de grades com esta técnica, mesmo em pesqueiros que conheço muito bem e com bons resultados a pescar com boia...comecei a usar pq me permite pescar na enchente em fundos de muita pedra, mesmo a partir da praia.

Alguém com técnicas associadas para melhorar esta minha pesca?
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por Panca »

japar Escreveu:O pessoal costuma ter bons resultados à chumbadinha directa no estralho (oliva furada), na pesca aos robalos?

Tenho colecionado uma série de grades com esta técnica, mesmo em pesqueiros que conheço muito bem e com bons resultados a pescar com boia...comecei a usar pq me permite pescar na enchente em fundos de muita pedra, mesmo a partir da praia.

Alguém com técnicas associadas para melhorar esta minha pesca?
Japar eu pesco sempre com a olivete a correr até ao anzol, robalos nem s cheirei ainda perdi um peixe muito grande e penso que seria um mas não consigo afirmar, quanto é tecnica o melhor mesmo é ires muitas vezes á pesca :join:
japar
Mensagens: 76
Registado: quarta dez 19, 2012 10:45 pm

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por japar »

Se for muito mais vezes à pesca, fico com as malas à porta...Desde que coloquem lá as canas todas, acho ok.

Para o robalo, parece-me que funciona melhor um estralho de 1m ou 1,20m... Vou testar das duas técnicas, no mesmo pesqueiro, mas vou utilizar isca apenas para robalos. Espero conseguir alguma coisa... É que acho sinceramente que é uma pesca excelente para sargos (apanhei 3 numa zona que não é zona de muitos sargos) mas estou com sérias dúvidas em relação aos nossos amigos labrax :D
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadinha/fundo ligeiro

Mensagem por ffgsoares »

Claro que este tópico já é "idoso" :join: mas, e então companheiro, tiveste resultados com e sem estralho, a que conclusão chegaste ?

Outra coisa, e o estralho de metro/metro e vinte, resultou ou pelo contrário começaste a perder material á farta!

Boas pescarias :fixe:
Responder