Pesca a chumbadinha brasileira

Chumbadinha / Tento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca a chumbadinha brasileira"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por renato maquarte »

Ola pessoal

A cada dia que leio sobre esta pesca a chumbadinha me interesso mais sobre o assunto.
O que ocorre, é que aqui no brasil temos a chamada “pesca em costão”, onde usa-se varas brutas (estilo surf leader 4,25 BX), molinetes grandes e fortes (tipo ultegra XSB 10000) e linha grossa ( acima de mono 0,50) ... pescaria esta destinada a captura de grandes sernambiguaras e grandes sargos.
Porem, pelo que estou lendo, esta pesca a chumbadinha usa-se material bem leve.
Eu possuo duas canas que uso para pesca leve na areia (veret chance 3,5m, com casting de 50grs e uma yuki neox orata boat de 3,6m que uso ate 70grs), ambos montados com carretos daiwa regal 3000 XIA
A duvida é a seguinte:
Eu consigo, com este material realizar a pesca a chumbadinha neste local abaixo ???

Imagem

Imagem

Imagem



Nesta foto, a mare esta muito baixa, onde o ideal de se pescar é na mare alta



Imagem




Outra duvida ..... quando entar um peixe mais bruto, é possivel tirar ou a probabilidade de perde-lo é bem maior ???


Abraços
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por Joao Rodrigues »

Companheiro, pelas fotos eu usava uma cana de boia com 5 ou 6mts, acção até ás 100g maximo.
O carreto, talvez um tamanho 4000 ou 5000.
Chumbeira de bola furada a correr pela linha madre do carreto em 0,25 ou 0,30mm e um anzol na ponta.

Agora, obviamente que com canas mais fortes (surfcasting) tambem funciona.....mas cansa mais.

Aguarda pelas respostas de outros companheiros.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por Panca »

Ora ai esta o João ja disse tudo, eu prefiro os olivetes furados às chumbadas de bola mas são gostos, e porque gosto mais das olivetes porque me prende sempre muito menos isto pelo menos a mim acontece :fixe:

Quanto á cana essa sim ai pelo que se consegue ver no mínimo de 5m e claro 6 nunca foi demais :let:
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por renato maquarte »

Então senhores, o problema é encontrar canas desse tamanho para essa modalidade aqui no brasil.

A colmic tecnika pro seria um modelo adequado a pesca a chumbadinha ???
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por Panca »

Renato a cana que eu uso para a chumbadinha é esta http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 67&t=11015 :fixe:
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por renato maquarte »

Panca Escreveu:Renato a cana que eu uso para a chumbadinha é esta http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 67&t=11015 :fixe:
Então Panca, aqu no Brasil não se encontra este tipo de material ... canas de beach ledgering por exemplo, como a cattura, sirenia, twinflex chegaram a pouco por aqui.

Canas com tamanho acima de 4,25 nunca foram bem aceitas por aqui, agora que vejo mais canas com 4,5m, isto devido a entrada de algumas marcas europeias, como yuki, tubertini, nou cast, trabucco ....

Vou tentar usar minha colmic trans-am 4,25 com o ultegra CI4 4500 e ver no que vai dar :fixe:


Abraços
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por Panca »

renato maquarte Escreveu: Vou tentar usar minha colmic trans-am 4,25 com o ultegra CI4 4500 e ver no que vai dar :fixe:


Abraços
Isso mesmo e depois diz como é que a coisa correu :join:
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Pesca a chumbadinha brasileira

Mensagem por renato maquarte »

E o anzol, qual o mais indicado (modelo e tamanho) ???
Responder