Carpas 7,800kg e 4,760kg

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carpas 7,800kg e 4,760kg"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
aznag12
Mensagens: 296
Registado: sábado abr 17, 2010 9:53 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por aznag12 »

É verdade que o peixe-gato, ou siluro, poderia trazer turismo! Mas isso é uma suposição e sabe porquê

se aqui é uma suposição não sei pois eu nunca disse que o peixe gato poderia trazer turismo em portugal, lol , ora bem , eu só estava a dizer o k aconteceu em espanha era mau acontecer aqui precisamente por causa da destruição de espécies autóctones , ( o peixe gato não é como a carpa atinge proporções ainda maiores o que atrai aficionados de outros paises aqui seria igual mas eu nem sequer queria falar de turismo lol) , e estava a alertar, ou seja não sei se leste bem mas sou contra espécies invasoras, logo sou contra introduções de peixe gato NAS NOSSAS ÁGUAS , em relação ao achigã , lúcio e lúcio perca apesar de terem causado muita destruição (espécies autóctones ) não há nada a fazer , mas também não tenho nada contra, só acho que se devia evitar mais introduções espécies invasoras .............. :fixe:
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por rngpe »

Concordo plenamente com o que foi dito acerca destas novas espécies.
Este tipo de espécies predadoras acaba por se sobrepor a outras já existente alterando por completo o habitat natural.
No norte com a introdução de carpas, pimpões e percas em determinados locais nomeadamente barragens, fez com que espécies como a truta, boga ou escalo desaparecessem quase por completos.
A barragem da minha vila em Trás-os-Montes era um paraíso de escalos, bogas e trutas, mas com a introdução de pimpões, carpas e percas desapareceu tudo ou quase tudo.
O rio douro é bem o exemplo da devastação que estas novas espécies podem fazer.
Em relação ao siluro visto que já existem provas da sua existência em Portugal é só uma questão de tempo até começar a descer e devastar tudo.
Apanhar carpas ou lúcios é bom sim senhor mas nada se compara ao prazer de apanhar trutas, bogas ou escalos(pelo menos para mim)
Abraço,
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por joaosousa »

aznag, fui eu que percebi mal então o que quiseste dizer, peço desculpa :fixe: Mas até acabou por não ser mau pois fez gerar mais opiniões!


Luis, a verdade, é que não são conhecidos os aspectos negativos que uma carpa tem num ecossistema novo, ou seja, quem pode eventualmente causar declinio nas espécies, são as predadoras como o lucio mas principalmente o lucioperca que tratou de destruir a maioria das populações das nativas!
A carpa, como existe em muita quantidade, pode parecer que é ela que está a causar desequilíbrio, mas na verdade até acaba por poupar as espécies nativas, na medida em que os exemplares mais pequenos servirão de alimento a esses mesmos predadores!
As carpas estão cá em Portugal há centenas de anos, mas também admito que possam haver casos em que a carpa pode causar algum desequilibrio, mas só em casos muito específicos em com escassez de alimentação, pequenos lagos, etc
Avatar do Utilizador
aznag12
Mensagens: 296
Registado: sábado abr 17, 2010 9:53 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por aznag12 »

na boa :mrgreen:

em relação á carpa também concordo que não traz problemas de maior visto que não éuma espécie predadora acho eu o João saberá melhor, em algumas barragens até foram introduzidas para fazerem "limpeza " em relação ao lúcio perca tem razão , é uma espécie predadora.
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por rngpe »

joaosousa Escreveu: Luis, a verdade, é que não são conhecidos os aspetos negativos que uma carpa tem num ecossistema novo...
É verdade mas só em parte João. Um dos problemas das carpas é varrerem os fundos a procura de alimento comendo as ovas das outras espécies na altura da desova o que causa um impacto profundo fazendo outras espécies declinar. Sei também que chegam atacar outras espécies menores na falta de alimento(também se apanham com amostras) e a quantidade de alimento disponível para as outras espécies vai sendo menor. É verdade que elas existem há muitos anos (foram introduzidas na Europa Ocidental no sec. XII) mas aquilo que condeno é forçar a sua entrada em novos cursos de agua. Apesar de eu gostar imensos de carpas preferia que não se continuassem a introduzir em novos locais(assim como as espécies predadoras já faladas).
Abraço,
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por rngpe »

Complementando a minha intervenção:

Carpa

Alimentação

"É uma espécie omnívora de regime alimentar muito variado (come de tudo), alimentando-se de insectos, invertebrados, plantas e algas, ovos de batráquios e outros peixes, tem uma preferência especial por larvas de insectos, crustáceos e moluscos, moluscos, ervas, plantas aquáticas, algas, chegando mesmo, ocasionalmente, a comer outros alevins e pequenos peixes. Costuma ter rotas definidas de procura de comida, patrulhando-as continuadamente. Ingere os alimentos por sucção. "
Fonte: http://www.pesca-pt.com

Última edição por rngpe em quinta set 08, 2011 4:13 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por joaosousa »

Claro Luís, sem dúvida! Eu só defendo que temos de defender as carpas uma vez que elas já estão cá antes de nós, o que não significa que temos de as colocar em
rios onde antes nao existiam! Mas no caso das carpas, elas tem alguma dificuldade em se estabelecer em cursos de água tipicos das trutas, bogas, etc! Elas estabelecem-se, isso sim com facilidade em barragens e lagos! Sitios onde as trutas e as bogas e escalos tem maior dificuldade em se adaptar, tornando-se mais vulneráveis, quer na altura da desova, quer durante o ano com os predadores, essencialmente!

As carpas também atacam peixes, mas só em casos mais extremos! Preferem outro tipo de alimentaçao e isso vê-se na sua fisionomia, que não é tipica de um predador :) Algumas parecem mais lutadores de sumo xD
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Re: Carpas 7,800kg e 4,760kg

Mensagem por rngpe »

É isso mesmo estamos de acordo, mas se vires os nosso rios foram transformados ao longo do seu curso em barragens...e mais barragens, daí elas se darem tão bem nos nosso rios. No douro então é maravilha. Mas a espécie que mais detesto e que é uma praga é a perca... meus Deus essas aí é uma desgraça. Eu chamo-lhe as piranhas... devastam tudo.
Abraço,
Responder