O meu primeiro Barbo...

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O meu primeiro Barbo..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Dottore
Mensagens: 11
Registado: quinta mai 07, 2009 12:44 pm

O meu primeiro Barbo...

Mensagem por Dottore »

Amigo hoje fui pescar para o rio Tâmega para a zona de Vidago, local indicado por um colega meu.

Cheguei ao local e começo eu a pescar, o meu objectivo era pescar umas bogas e escalos... La comecei a tirar umas bogas umas no limite da medida outras bem maiores... decidi correr o rio mais para baixo porque via la saltar muito peixe, não sabendo o que era la fui eu uns metros mais para baixo...

Faço uns lançamentos e la me ferra um barbo com 45cm e 919g, ora como eu andava a pescar à bóia, com anzol 18, quando vi o fio a ser puxado com tanta força e a ser levado, la começo eu a dar ao carreto e sempre a dar fio, pois vi que era peixe graúdo e como o anzol era pequeno estava com medo que se desferrasse...

La aguentei o bicho durante um bom bocado, entretanto mudei-me de sitio, pois estava em cima de umas fragas e ali sabia que ano conseguia retirar o bicho da agua, la puxei e puxei até que consigo ver o bicho e la o encosto a uma borda do rio onde tinha pouca agua e la consegui pegar nele.

Aqui ficam umas fotos do meu primeiro troféu um belo exemplar digo eu... Pelo menos para mim foi uma alegria enorme conseguir tirar este barbo.
Imagem

Imagem
De referir que no local onde tirei este, vi la rondar e saltar mais e bem grandes.

Agora pergunto eu qual a melhor forma para os pescar, visto que o leito do rio não é la muito fundo, tem cerca de um metro de profundidade, existe alguma forma de pesca que me dê melhores resultados? Qual o melhor isco? Eu pesquei este com asticot...

Ainda tirei mais dois barbos mas mais pequenos com cerca de 20 a 25 cm cada.

No local também pesquei 3 achigãs mas muito pequenas com cerca de 10cm, alias eu nem sequer sabia que eram achigãs pensava que era algum derivado de bogas ou assim, só em casa é que o meu pai me disse o que era e fui ver ao google e vi que realmente eram achigãs...

Se eu pesquei essas achigãs pequenas, é sinal que no local deve haver mais e maiores não????

Se alguém me poder dar umas dicas agradecia...

Cumps
Dottore
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por Sickle »

Muitos parabéns pela pescaria.... principalmente porque feita num rio difícil e muito bonito.

Contudo tenho pena que esses peixes não tenham ficado no Vouga, a nadar livremente para alguém os voltar a pescar novamente! Sugiro que da próxima vez leve uma máquina fotográfica tire umas fotos aquando da captura e volte a devolver o peixe à agua.... acho que o prazer ainda vai ser maior que capturar e trazer para casa! :fixe:

Abraço e boas pescarias....
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por rui valerio »

Sickle Escreveu:Muitos parabéns pela pescaria.... principalmente porque feita num rio difícil e muito bonito.

Contudo tenho pena que esses peixes não tenham ficado no Vouga, a nadar livremente para alguém os voltar a pescar novamente! Sugiro que da próxima vez leve uma máquina fotográfica tire umas fotos aquando da captura e volte a devolver o peixe à agua.... acho que o prazer ainda vai ser maior que capturar e trazer para casa! :fixe:

Abraço e boas pescarias....
Não foi no Vouga... á parte disso..estou de acordo contigo em tudo! :fixe:
Quanto ao Dottore... pá és um sósia dum grande amigo meu... já tive uma mensagem escrita aqui a pensar que eras ele, até ele ficou admirado com a parecença!

Abraço e continuação de boas pescarias!
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por Sickle »

:hummm: :hummm: Não sei como me lembrei do Vouga... :huuum:

Obrigado pela correcção...
Abraço e boas pescarias.... :fixe:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por rui valerio »

Talvez por já termos falado aqui os dois da Ponte de Santiago e das belezas do Vouga :join: :join:
Avatar do Utilizador
varzeas
Mensagens: 70
Registado: sábado mai 17, 2008 7:41 am

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por varzeas »

Pois é!!!!
Realmente este lindo exemplar ficava bem so com uma foto no local, mas no entanto como tudo na vida se resume a opçoes que tomamos e as nossas maneiras de pensar, nada de condenações.
falo por mim....
Ultimamente tenho me dedicado um pouco a pescar barbos e eles tem colaborado, os meus amigos dizem que ando com muita mija mas eu digo-lhes que eles vêm ter comigo porque já sabem que eu os devolvo...lol.. :lol:
mas nem toda a gente pensa assim, pois ainda a dias um pescador desconhecido me disse que pescadores como eu não eram pescadores mas sim gajos com mania de bons pescadores, perguntei-lhe que fazia a todo o peixe que pescava ao que me respondeu que alguns comia de longe a longe, outros por vezes dava a amigos outras vezes até os cozinhava para o gato.
no meio de isto tudo confesso que fui fraco em argumentos, pois ele era bom em palavras reconheço, mas como pescador era muito fraco ao ponto de deixar o saco de engodo no local debaixo de uma pequena pedra.
Esse pescador estava a tentar pescar bogas, digo tentar porque foi para casa sem tirar nada. O saco do engodo não ficou lá....
Amigos... agora vem a parte onde quero chegar... eu recolhi o saco, afinal não pesa nada, cheio pesava muito mais, mas para pior um outro pescador ( meu conhecido) ainda me gozou ( apanhas o teu e o dos outros, a camara vai te dar emprego de lixeiro)
até aqui menos mal mal no fim reconheci que já fui um pouco assim ( os outros fazem eu também faço)mas reconheço que ultimamente mudei um pouco a minha maneira de estar na pesca, talvez por algumas pesquisas feitas principalmente no carpfishng, porque para mim, estes são os grandes pescadores da actualidade, uma modalidade que não me sai da cabeça mas que tento seguir ainda que um pouco de longe, pois a falta de tempo, euros tambem, mas a cima de tudo acho que está a faltar um pouco de iniciativa.
Mas nem sempre devolvo o peixe, simplesmente faço uma selecção do tipo de peixe.
Num passado bem recente, para mim trazer muito peixe para casa era um troféu, hoje pesca-lo e devolve-lo é um trofeu ainda maior, pois o ano passado pesquei um exelente barbo(52cm) veio comigo para casa, a minha esposa tentou prepara-lo como dizem alguns entendidos e no entanto quase ninguem comeu barbo.... :122: devolvido na hora hoje estaria a dar uma enorme alegria a algum pescador.
:boia:

Isto é a minha maneira actual de pensar. E considerem isto como um desabafo de alguem que no fundo nem se considera um PESCADOR, pois pelo que vejo digo que ainda não sei pescar.
Simplesmente peço que não deixem lixo no pesqueiro ou fora dele, não custa nada deixa-lo num contentor, as barragens que tenho frequentado recentemente estão cheias de lixo(FIOS,SACOS E PRINCIPALMENTE GARRAFAS).
Respeitem a natureza para que ela no futuro possa dar-lhes muitas alegrias.
Desculpem este alongamento.
Um abraço a todos.







:boia:
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por Sickle »

Varzeas,

É com muito agrado que li o seu post. Concordo com quase tudo o que disse! Acho realmente que quem pratica pesca sem morte o deve continuar a fazer independentemente dos comentários dos outros pescadores... quem procede correctamente neste país, geralmente, acaba por sofrer comentários depreciativos, mas isso não deve ser motivo de desanimo. Os pescadores que recolhem o lixo dos demais são olhados como lixeiros (são os parvos que recolhem aquilo o que os outros sujaram), quem não foge aos impostos é um totó (o estado leva-nos o dinheiro todo porque não fugir?), os políticos incorruptíveis são olhados como "leprosos" (geralmente acabam por ser postos de parte), enfim um cem número de exemplos poderiam ser referidos acerca do enorme problema de mentalidade que nós (os latinos) temos! Contudo penso que é fundamental que aqueles que praticam a pesca desportiva segundo os moldes actuais ("modernos") (pesca sem morte, cuidados com a natureza, respeito pelo companheiro de pesca, ética na pesca, etc) profetizem esta filosofia sempre com um intuito de ajudar e nunca tentando impor nada! Acho que toda a gente é livre de escolher e de pensar da forma que acha correcta, devemos respeitar isso! Nesse sentido não nos cabe emitir juízos de valor sobre os demais pescadores... ninguém nos incumbiu de tal tarefa! Contudo há circunstância que excedem o limite do razoável, como por exemplo deixar os restos da pescaria no pesqueiro, sujar tudo, falta de ética na ocupação de pesqueiros, etc, etc.... nestes casos acho que temos uma obrigação de falar!

Quanto ao barbo do Dottore é realmente um bonito! Espero que continue a colocar fotos aqui pelo forum porque todos gostamos de ver pescaria bem sucedidas.....

Muitos parabéns e continue a apertar com esses barbinhos!
Abraço
Avatar do Utilizador
Dottore
Mensagens: 11
Registado: quinta mai 07, 2009 12:44 pm

Re: O meu primeiro Barbo...

Mensagem por Dottore »

Assim que tiver novos resultados na pesca certamente colocarei aqui as fotos...
Responder